UFAPE recebe visita de vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas

Enviado por suzana em Ter, 27/09/2022 - 21:59

A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Prof.ª Eliane Cavalcanti, junto com o Coordenador Geral de Extensão, Prof. Emerson Soares, e o  Prof. Abel Barbosa Lira Neto, estiveram na UFAPE no último dia 26/10 para uma reunião com o Reitor da UFAPE, Prof. Airon Melo, do vice-reitor, Prof. Macio Farias, e diversos pró-reitores e diretores. Na ocasião foi apresentado o projeto da Expedição Científica do Rio São Francisco.
A expedição, que em 2022  estará na 5ª edição, é considerada o evento científico de maior projeção em águas brasileiras. Seu percurso vai do município de Piranhas até a foz do rio, focando as comunidades ribeirinhas. A equipe do projeto é composta por 60 pesquisadores de 35 áreas de pesquisa, quatro embarcações, cinco lanchas e cinco veículos, perfazendo um total de 100 pessoas envolvidas na ação, além das parcerias com os municípios da região do Baixo São Francisco.
Segundo a vice-reitora da UFAL, Prof.ª Eliane Cavalcanti, este ano a expedição terá como novidade o Barco Saúde, onde serão realizadas ações de promoção à saúde contra doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis. “A intenção do trabalho é realizar ações de pesquisa, educação ambiental e assistência, de forma a contribuir para a qualidade de vida da população ribeirinha da região”, afirmou a professora.
Já o reitor da     UFAPE, Prof. Airon Melo, destacou o caráter sócio-ambiental e econômico da ação. “São com atividades como essa que as universidade públicas brasileiras mostram a sociedade a sua missão e compromisso com o desenvolvimento territorial e melhoria do bem estar da sociedade”, enfatizou.
A 5ª Expedição Científica do Rio São Francisco será realizada de 03 a 13 de novembro e conta com diversos parceiros públicos e privados,  como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas, universidades, instituições de pesquisa e também de assistência técnica.
O coordenador geral do projeto, Prof. Emerson Soares,  aproveitou a ocasião para convidar o corpo docente e técnico da UFAPE para acompanhar o desenvolvimento das ações da expedição deste ano. E, também, enviar projetos para participar de forma mais efetiva no evento de 2023.