A UFAPE é membro de associação internacional

Enviado por suzana em Qua, 03/08/2022 - 19:37

No mês de julho 2022, a UFAPE teve seu pedido de filiação aprovado na Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) (http://aulp.org/ ).
A AULP congrega mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e Macau (RAEM). A missão da AULP é facilitar a comunicação entre os membros e estimular a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes.
Entre as atividades pode-se citar:
1) O encontro anual das Universidades associadas, visando promover o debate científico e a relação entre membros da comunidade;
2) O programa de mobilidade acadêmica para o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa;
3) O prémio denominado Fernão Mendes Pinto, atribuído anualmente a uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa;
4) O programa de estágios curriculares e extra-curriculares para a sede da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, em Lisboa, destinado a jovens estudantes e recém‐licenciados de países de língua portuguesa.

A AULP edita a Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP). A revista, interdisciplinar, visa o interconhecimento e o intercâmbio de assuntos na lusofonia.