Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais comemora um ano de existência

Enviado por ufape em Dom, 29/12/2019 - 21:00

Na quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2019, o Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) comemorou um ano formal de sua constituição como coletivo e como comissão da UAG ligada a Direção Geral e Acadêmica. Este dia representou um marco de um ano de muito trabalho, realizações e dedicação de todos os envolvidos. Ao final, neste ano, o LMTS realizou 16 projetos e 09 em andamento, sejam eles projetos próprios do Laboratório ou por ele apoiados.

O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais nasceu como uma iniciativa de professores da UAG-UFRPE, com foco no desenvolvimento de tecnologias sociais e com o propósito de atender à demandas da UFRPE e sociedade em geral. É um espaço permanente de ensino, pesquisa, extensão, inovação e colaboração com a gestão institucional.

         

Listamos a seguir alguns dos projetos e softwares livres produzidos pela equipe do LMTS em 2019:

  • O software S.O.S Enade demandado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) que surgiu da necessidade de preparar os discentes da UFRPE para realizarem o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Para mais informações clique aqui
  • O ConectAEE surgiu a partir de uma necessidade de comunicação entre os agentes atuantes na educação de alunos com deficiência. O seu objetivo é ajudar esses agentes a se comunicarem, facilitando a tomada de decisões, propiciando o progresso e a visualização dos mesmos para cada perfil de aluno. Para mais informações clique aqui
  • O Vô na Feira surgiu a partir de uma demanda da comunidade que ansiava por uma plataforma onde pudessem fazer o gerenciamento de uma feira virtual. Para mais informações clique aqui
  • O Solicita surgiu a partir da necessidade de tornar digital o processo de solicitação de documentos no setor Escolaridade, da UFRPE/UAG, através de um sistema web. Para mais informações clique aqui
  • O GNU/Linux SofiaEdu e EdUCA foram projetos com a personalização Linux que oferece um conjunto de ferramentas de software para a educação. Para mais informações clique aqui e aqui
  • O Piscicultec é um sistema que oferece ferramentas de gerenciamento de tanques de piscicultura. Para mais informações clique aqui
  • O sistema ColinasJob se propõe a conectar empresários, estudantes e profissionais em Garanhuns e região, dando visibilidade a todos. Para mais informações clique aqui

Entre os projetos apoiados, estiveram, por exemplo:

  • Desenvolvimento de soluções de reconhecimento e análise de vídeos para atender demandas de segurança do mercado interno brasileiro. Por exemplo, identificação em tempo real de assaltos em postos de gasolina, lotéricas e fazendas. Para mais informações clique aqui
  • Estudo, avaliação e desenvolvimento de tomógrafos industriais de tempo real baseados no uso de conhecimento a priori a respeito da natureza dos objetos em análise. Tem como objetivo o desenvolvimento de ferramenta de software com ambiente gráfico integrado para simulação de experimentos tomográficos. Para mais informações clique aqui
  • Um processo ágil de desenvolvimento de software baseado em evidências para equipes distribuídas. Com o objetivo de construir um processo ágil de desenvolvimento de software capaz de auxiliar instituições e organizações/empresas nas atividades demandadas em seus contextos. Para mais informações clique aqui
  • Glossário audiovisual do educador Paulo Freire foi uma demanda do Instituto Paulo Freire (SP) em parceria com a UFRPE em que foi preparado espaço virtual para disponibilização do glossário. Para mais informações clique aqui
  • A presença do educador Paulo Freire na web: pesquisa, desenvolvimento e implantação de repositório virtual. Projeto em parceria com o Instituto Paulo Freire em que busca oferecer contribuições para democratizar o acesso à obra do educador Paulo Freire. Para mais informações clique aqui

Ademais, durante esse ano passaram pelo Laboratório um total de 12 docentes, 3 técnicos e 72 discentes de vários cursos da UAG, sejam eles ligados a projetos de extensão, de pesquisa, de inovação tecnológica, estágios não obrigatórios, estágios obrigatórios (ESO), voluntários etc. Um deles, o aluno Mateus Resende, do curso de Ciência da Computação, fez o seguinte depoimento:

“[...] de cara eu já queria falar que ter participado do laboratório contou muito para conseguir a vaga de emprego, isso não só pra mim. Isso porque o laboratório traz uma vivência muito próxima do mercado de trabalho, uso de tecnologias atuais, metodologias de desenvolvimento na prática, contato com o cliente e com uma grande vantagem que é o apoio de professores para qualquer dúvida. O LMTS é uma ótima forma de colocar em prática várias coisas que normalmente só vemos na teoria durante as aulas e muitas vezes nem achamos que é tão importante mas na real são importantes e bastante valorizadas no mercado [...]”.

A ex aluna Alana Tenório, ESO de 2018.2 declarou:

“[...] Sou bastante grata ao LMTS e principalmente aos professores participantes. Todo o conhecimento e experiência adquiridos aí são de bastante valia para as atividades que realizo no meu trabalho hoje[...]”.

Por fim, o ex aluno e antigo bolsista do PIBITI, Pedro Soares, também deixou seu depoimento:

“[...] Não é atoa que eu, Alana e Mateus conseguimos, através do LMTS, um trabalho bem legal logo após terminar a faculdade. O LMTS colaborou imensamente com o nosso desempenho. Ele também nos ensinou como sermos responsáveis, como se comportar em um ambiente de trabalho e também como ajudar as pessoas[...]”

Por fim, o LMTS agradece a todos que fizeram ou fazem parte do Laboratório. É uma satisfação imensa saber que o empenho de todos contribuiu não só com o crescimento do LMTS, mas também com o crescimento pessoal de cada um. É com enorme gratidão que o Laboratório conclui o ano cumprindo suas metas, conquistando parcerias e com diversos projetos no horizonte para 2020.

 

*Com informações de: http://lmts.uag.ufrpe.br/br

O ConectAEE surgiu a partir de uma necessidade de comunicação entre os agentes atuantes na educação de alunos com deficiência. O seu objetivo é ajudar esses agentes a se comunicarem, facilitando a tomada de decisões, propiciando o progresso e a visualização dos mesmos para cada perfil de aluno. Para mais informações clique aqui

O Vô na Feira surgiu a partir de uma demanda da comunidade que ansiava por uma plataforma onde pudessem fazer o gerenciamento de uma feira virtual. Para mais informações clique aqui
O Solicita surgiu a partir da necessidade de tornar digital o processo de solicitação de documentos no setor Escolaridade, da UFRPE/UAG,através de um sistema web. Para mais informações clique aquiO GNU/Linux SofiaEdu e EdUCA foram projetos com a personalização Linux que oferece um conjunto de ferramentas de software para a educação. Para mais informações clique aqui e aqui
O Piscicultec é um sistema que oferece ferramentas de gerenciamento de tanques de piscicultura. Para mais informações clique aqui
O sistema ColinasJob se propõe a conectar empresários, estudantes e profissionais em Garanhuns e região, dando visibilidade a todos. Para mais informações clique aqui

Entre os projetos apoiados, estiveram, por exemplo:

Desenvolvimento de soluções de reconhecimento e análise de vídeos para atender demandas de segurança do mercado interno brasileiro. Por exemplo, identificação em tempo real de assaltos em postos de gasolina, lotéricas e fazendas. Para mais informações clique aqui

Estudo, avaliação e desenvolvimento de tomógrafos industriais de tempo real baseados no uso de conhecimento a priori a respeito da natureza dos objetos em análise. Tem como objetivo o desenvolvimento de ferramenta de software com ambiente gráfico integrado para simulação de experimentos tomográficos. Para mais informações clique aqui

Um processo ágil de desenvolvimento de software baseado em evidências para equipes distribuídas. Com o objetivo de construir um processo ágil de desenvolvimento de software capaz de auxiliar instituições e organizações/empresas nas atividades demandadas em seus contextos. Para mais informações clique aqui

Glossário audiovisual do educador Paulo Freire foi uma demanda do Instituto Paulo Freire (SP) em parceria com a UFRPE em que foi preparado espaço virtual para disponibilização do glossário. Para mais informações clique aqui

A presença do educador Paulo Freire na web: pesquisa, desenvolvimento e implantação de repositório virtual. Projeto em parceria com o Instituto Paulo Freire em que busca oferecer contribuições para democratizar o acesso à obra do educador Paulo Freire. Para mais informações clique aqui

Ademais, durante esse ano passaram pelo Laboratório um total de 12 docentes, 3 técnicos e 72 discentes de vários cursos da UAG, sejam eles ligados a projetos de extensão, de pesquisa, de inovação tecnológica, estágios não obrigatórios, estágios obrigatórios (ESO), voluntários etc. Um deles, o aluno Mateus Resende, do curso de Ciência da Computação, fez o seguinte depoimento:

“[...] de cara eu já queria falar que ter participado do laboratório contou muito para conseguir a vaga de emprego, isso não só pra mim. Isso porque o laboratório traz uma vivência muito próxima do mercado de trabalho, uso de tecnologias atuais, metodologias de desenvolvimento na prática, contato com o cliente e com uma grande vantagem que é o apoio de professores para qualquer dúvida. O LMTS é uma ótima forma de colocar em práticavárias coisas que normalmente só vemos na teoria durante as aulas e muitas vezes nem achamos que é tão importante mas na real são importantes e bastante valorizadas no mercado [...]”.

 

A ex aluna Alana Tenório, ESO de 2018.2 declarou:

“[...] Sou bastante grata ao LMTS e principalmente aos professores participantes. Todo o conhecimento e experiência adquiridos aí são de bastante valia para as atividades que realizo no meu trabalho hoje[...]”.

Por fim, o ex aluno e antigo bolsista do PIBITI, Pedro Soares, também deixou seu depoimento:

“[...] Não é atoa que eu, Alana e Mateus conseguimos, através do LMTS, um trabalho bem legal logo após terminar a faculdade. O LMTS colaborou imensamente com o nosso desempenho. Ele também nos ensinou como sermos responsáveis, como se comportar em um ambiente de trabalho e também como ajudar as pessoas[...]”

Por fim, o LMTS agradece a todos que fizeram ou fazem parte do Laboratório. É uma satisfação imensa saber que o empenho de todos contribuiu não só com o crescimento do LMTS, mas também com o crescimento pessoal de cada um. É com enorme gratidão que o Laboratório conclui o ano cumprindo suas metas, conquistando parcerias e com diversos projetos no horizonte para 2020.

 

*Com informações de: http://lmts.uag.ufrpe.br/br