UFAPE lança o Guia COVID-19

Enviado por ufape em Dom, 19/04/2020 - 21:00

Você que está em distanciamento social, ficou sabendo que a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) preparou um guia informativo para a sua proteção e das pessoas queridas neste tempo de pandemia do Coronavirus (COVID-19).  O Guia Covid-19 UFAPE é resultado do trabalho de um grupo de professores(as), técnicos-administrativos e estudantes da UFAPE, em parceria com o Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), apoio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária de Garanhuns - PE e da Universidade de Pernambuco, buscando contribuir com a prevenção da transmissão comunitária do Covid-19 (Coronavirus).

Nele são apresentados três blocos: "orientações para serviços de delivery (moto entregadores)", "estabelecimentos que preparam refeições, lanches e similares” e "consumidores de refeições, lanches e similares recebidos por delivery".

O conteúdo do guia se refere aos protocolos de comportamento e higiene recomendados pelo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Organização Mundial da Saúde (OMS), necessários à contenção da transmissão do COVID-19. O guia chama atenção para o distanciamento entre o consumidor e o entregador durante a entrega, forma de pagamento do pedido, cuidados pessoais, como lavagem das mãos, uso do álcool 70%. Ainda contém informações sobre o preparo de solução de água clorada utilizando água sanitária para higienização de superfícies e embalagens. Reforça os cuidados pertinentes às boas práticas de manipulação de alimentos aos estabelecimentos que preparam refeições, lanches e similares.

Além disso,orienta sobre a atenção devida aos colaboradores que fazem parte do grupo de risco. Nesse sentido, a população pode manter-se informada, cuidar da saúde e colaborar com a sobrevivência do comércio local. Para conhecer o Guia Covid-19 UFAPE, acesse o canal covid_19_guia_ufape no Instagram (https://www.instagram.com/covid_19_guia_ufape). Em breve o guia também será divulgado em formato de cartilha.

Envolvidos na iniciativa:

Anderson Alencar

Produção textual

Gerla Chinelate
Glêce Milene Gomes
Lucilene Simões

Revisão textual

Adeilson Sedrins
Anderson Alencar
Felipe Araujo
Gerla Chinelate
Glêce Milene Gomes
Iris Barbosa
Lucilene Simões

Diagramação

Carol Peixoto
Danillo Bion
Ilca Suzana Vilela

Design gráfico

Danillo Bion
Para outras informações, entrar em contato pelo e-mail: lmts@ufrpe.br.