Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária participa do I Fórum Nacional Remoto de IES sobre os PPCs dos Cursos de Medicina Veterinária

Enviado por ufape em Sáb, 02/05/2020 - 21:00

Na próxima segunda-feira (04/05) a coordenadora do curso de medicina veterinária da UFAPE, professora Anamélia Sales de Assis, participará de um fórum remoto para discussão das reformulações dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPC) de todos os cursos de Medicina Veterinária que estão sendo realizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, do país.

A ideia do fórum foi sugerida pela própria professora diante da grande demanda verificada através da troca de informações sobre o novo remodelamento do PPC por parte dos coordenadores de cursos deMedicina Veterinária em uma rede social criada especificamente para troca de experiências entre seus membros e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Em cada IES, as reformulações dos PPCs dos cursos de Medicina Veterinária vêm sendo intensamente discutidas dentro de esferas colegiadas - Núcleo Docente Estruturante (NDE) - pautadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Estas são uma exigência para os cursos de Medicina Veterinária mediante à Resolução nº 3, homologada em 15 de agosto do ano passado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Superior (CES) do Ministério da Educação (MEC).

Para Anamélia, as novas DCNs vêm ao encontro das demandas contemporâneas da sociedade, nacional e internacional, e balizam novas condutas educacionais de ensino-aprendizagem e a formação profissional médica veterinária do futuro: “A meu ver, este fórum remoto será importante para todos os coordenadores porque nele discutiremos um novo direcionamento de disciplinas e competências do curso o que, consequentemente, refletirá numa maior autonomia e segurança aos egressos médicos veterinários”, acrescentou.

O Fórum contará, também, com a presença virtual da pedagoga e professora Regina Werneck, do Vinci – Instituto do Aprender - que atua com metodologias alternativas de ensino. Até o fechamento desta matéria, mais de 100 membros estavam inscritos para o evento remoto da próxima segunda-feira e que promete se transformar em um fórum permanente de discussão das demandas ligadas à formação médica veterinária.