Tablóide criado pela zootecnia da UFAPE dá destaque aos pets em época de pandemia da COVID -19

Enviado por ufape em Seg, 01/06/2020 - 21:00

Fruto de um projeto de extensão, o tabloide Gazeta Pet, voltado para os mais variados temas relacionadas à nutrição e criação de animais de companhia, traz em sua primeira edição técnicas de como manter os pets distraídos através de atividades lúdicas durante o isolamento social e desmistifica o papel destes animais na transmissão da COVID-19, além de outras informações.

Foto: primeira página da edição nº 1 do Gazeta Pet

O Gazeta Pet é um tabloide idealizado pela zootecnista e docente da UFAPE, Denise Figueiredo, que teve sua primeira edição lançada em abril deste ano. Quem folhear as páginas, encontrará nelas várias seções contendo os mais diversos assuntos ligados ao mundo pet, não só de cães e gatos, como também de animais silvestres e exóticos. Entrevistas com profissionais de destaque na área; matérias sobre nutrição, alimentos e alimentação natural, adestramento, saúde, reprodução e raças; entretenimento e classificados e muito mais compõem toda a estrutura deste tabloide em uma excelente apresentação visual.

Para Denise, colocar em prática o Gazeta Pet, como projeto de extensão, já era uma ideia antiga e o isolamento social, devido à pandemia por COVID-19, contribuiu com este anseio transformando as rotinas de estudantes e professores dos cursos de zootecnia e medicina veterinária que fazem parte ou colaboram com o Grupo de Estudos em Nutrição e Criação de Animais de Companhia (GENCAC), liderado pela professora. Os estudantes do GENCAC auxiliam na construção da pauta, escolha dos temas, busca de figuras e edição dos textos, bem como realizam pesquisas bibliográficas em bases científicas pertinentes aos temas propostos e redação dos materiais informativos para o tabloide. Para o estudante do curso de zootecnia, José Anderson Silva, este projeto é importante não só para sua atual vida acadêmica como também para seu futuro exercício profissional. “Esse projeto me permite atravessar pontes estreitando a relação entre os meios acadêmico e profissional. O Gazeta Pet, por sua vez, me proporciona aumentar meu network, além de desenvolver e aperfeiçoar habilidades que são essenciais para qualquer profissional, a comunicação”, acrescentou José Anderson.

Em sua primeira edição, o Gazeta Pet exibe, dentre outras matérias, duas especiais relacionadas à COVID-19. Uma delas, de autoria da estudante de zootecnia, Lidiane da Silva Ramos, trata do manejo de pets durante o isolamento social com dicas de atividades lúdicas que minimizem o estresse devido à privação dos passeios de rotina. A outra, escrita pela professora de medicina veterinária, Silvia Elaine de Sá Lorena, foi baseada em dirimir dúvidas e preocupações dos tutores em relação aos seus pets contraírem a infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e consequências como a doença e a transmissão para humanos. A matéria traz, ainda, informações importantes sobre os diferentes tipos de coronavírus que afetam animais não humanos e humanos, incluindo o responsável pela COVID-19. Denise comenta que a ideia destas duas matérias, em especial, dentro do tabloide de inauguração, veio ao encontro em dar condições de promoção de bem estar aos pets em tempos de isolamento e de solucionar dúvidas oriundas, principalmente, de fake news.

Após uma passagem de olhar na tela do computador de sua mesa de trabalho doméstica com a imagem estampada do produto originado do projeto de extensão – o Gazeta Pet - Denise Figueiredo comenta sobre o papel de seus estudantes nessa ação: “Perceber o mundo que os rodeia, buscando compreender a demanda da sociedade referente aos mais variados assuntos do mundo pet e retribuir com informações claras, sempre embasadas pela Ciência, é um dos especiais objetivos deste projeto”.

A edição de maio (nº 2) do Gazeta Pet exibiu vários assuntos relacionados ao mês das mães como aspectos reprodutivos, gestação e comportamento materno em cadelas. Já, a edição de número 3, ainda em construção, terá, como foco, temas ligados às comemorações do mês de junho tais como “Dia dos Namorados” e “São João”. O Gazeta Pet encontra-se disponível na forma digital online e é totalmente gratuito. As publicações são feitas sempre nos dias 15 de cada mês e as edições de abril e maio já estão disponíveis.

Para acessar as edições dos meses de abril e maio do tabloide Gazeta Pet, basta acessar os links: https://www.flipsnack.com/GazetaPet/gazeta-pet-abril-2020-n-001.html https://www.flipsnack.com/GazetaPet/gazeta-pet-maio-2020.html

Texto: Lucilene Simões
Foto: Denise Figueiredo