Professoras da UFAPE são colaboradoras de uma pesquisa nacional sobre ensino remoto e Política Nacional de Alfabetização

Enviado por ufape em Qua, 26/08/2020 - 21:00
A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) é uma das 29 Instituições de Ensino (IEs) que participam e colaboram com a pesquisa nacional sobre alfabetização durante a pandemia atual. A proposta foi lançada pela professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ/MG), sob o título: “Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. A proposta já foi aprovada pelo Comitê de ética da UFSJ. 
 
A Alfabetização em Rede é uma ação de um conjunto de pesquisadores/as do campo da alfabetização de todo o país, que se unem para realizar estudos quanti-qualitativos. Entre as 29 universidades públicas de todas as regiões do Brasil que participam, estão: UFSJ, UEMG, UFRN, UFERSA, UFSM, UFMS, UFPEL, FURG, UFRJ, UFMA, UFPI, UFR, UNIPAC, UFPA, UNIFAP, UNIFESP, UNIMONTES, UFPE, UPE, UNIR, UFCAT, UFAPE, UFBA, UFRGS, URCA, UFC, UFAL, UFPB, UFS. A UFAPE participa por meio do Grupo de Pesquisa LINFOR – Linguagem e formação docente – e de seus membros, as professoras Leila Nascimento da Silva e Elaine Cristina Nascimento da Silva. 
 
A pesquisa está organizada em duas etapas. A primeira será concluída no mês de setembro e refere-se à aplicação de um questionário, que deve ser respondido por professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (até o quinto ano) de todo o Brasil. Até o momento mais de 12.000 professores haviam respondido ao questionário. A segunda etapa consistirá na realização de rodas de diálogos on-line nas várias regiões do país. Os temas dos debates têm como foco a Política Nacional de Alfabetização e o ensino remoto no contexto da pandemia. A partir dos resultados obtidos será possível analisar os desdobramentos da atual política nacional de alfabetização e contribuir para a sua redefinição a partir do olhar trazido pela contribuição dos professores alfabetizadores.
 
Para outras informações e preenchimento do formulário, clique no link: Pesquisadoras da UFAPE solicitam apoio de professores em preenchimento de questionário