Professor da UFAPE participa de projeto da Rede Nacional Epidemiológica de Coronavírus SARS-CoV-2

Enviado por ufape em Qui, 03/12/2020 - 21:00

O professor da UFAPE, Wallace Rodrigues Telino Júnior, é um dos integrantes da equipe do projeto que visa a montagem de uma Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica de Coronavírus SARS-CoV-2 e outros patógenos emergentes em morcegos, aves e outros hospedeiros reservatórios silvestres. O projeto, realizado por pesquisadores de todo o Brasil, visa detectar e analisar vírus com potencial de emergência para humanos.

Segundo informou o docente da UFAPE, a investigação tem como objetivo o reconhecimento dos diversos ambientes presentes no PARNA Itatiaia, que constitui uma das áreas com melhor infraestrutura para pesquisa e demasiada diversidade de ambientes, possibilitando assim a inclusão do parque como um dos pontos da rede de Vigilância epidemiológica que o projeto prevê. Além disso, o trabalho também envolve  reconhecidas instituições nacionais e internacionais como o Instituto Butantan, a UNICAMP e a Northern Arizona University.

Dessa forma, com a montagem de uma Rede Nacional, o projeto pretende compreender as características eco-epidemiológicas do SARS-CoV-2 e dos outros vírus de potencial zoonótico em aves e morcegos, tentando entender também as interrelações entre a biologia e ecologia dos hospedeiros e a diversidade do seu vírus.