Professor da UFAPE publica livro com parceria de outras instituições

Enviado por ufape em Qua, 13/01/2021 - 21:00

O docente da UFAPE Marcelo de Oliveira Milfont lançou o livro " Pólen Apícola - Manejo para a Produção de Pólen no Brasil" (ISBN: 978-65-5557-002-1). Segundo ele, a publicação  busca guiar apicultores, professores, técnicos agrícolas, estudantes e demais interessados na área para a exploração de um produto com características excepcionais. O pólen apícola é um alimento que traz inúmeros benefícios quando aliado a uma alimentação saudável, sendo uma excelente fonte alimentícia de grande valor para os seres humanos.

Para as abelhas, o pólen representa sua única fonte de proteína natural e principal fonte de vitaminas, minerais e gorduras, sendo ingrediente básico indispensável na alimentação das larvas, operárias, zangões e essencial para a produção de geleia real, único alimento da rainha. E para apicultores representa uma boa oportunidade de geração de emprego, renda e diversificação da produção.

Embora conhecido pela humanidade há bastante tempo, só recentemente o pólen vem sendo explorado de forma racional. A obra aborda de maneira clara e simples como é possível montar um sistema de produção de pólen apícola, visando colaborar, de forma instrutiva, com o desenvolvimento da apicultura no Brasil. Nela é possível obter informações sobre a importância do pólen apícola na saúde e na alimentação humana, todas as etapas, equipamentos e o manejo a ser realizado para a produção, normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de listar um extenso levantamento de espécies vegetais importantes para a produção de pólen. A nova edição, enriquecida com muitas fotos, conta ainda com modelos de casas de beneficiamento e layouts de equipamentos.

O livro foi desenvolvido pelo professor Dr. Marcelo de Oliveira Milfont (UFAPE) e contou com a participação dos professores Dr. Breno Magalhães Freitas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Dr. José Everton Alves da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).