Nota oficial da Reitoria sobre a atual situação da pandemia pela COVID-19

Enviado por ufape em Qua, 03/03/2021 - 21:00

A Reitoria da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), que esteve reunida na última segunda-feira (01/03) com representantes do Consórcio Pernambuco Universitas para discussão e encaminhamentos referentes às novas medidas de contenção da pandemia impostas pelo governo do Estado, em função dos altos índices de infecção e óbito pela doença e da rarefação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o território pernambucano, acompanha com preocupação o pior momento em que o Brasil atravessa frente à crise sanitária e social causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), e suas variantes, responsável pela COVID-19.

A pandemia, que no país se instalou há cerca de um ano, tem deflagrado um cenário alarmante onde, além do aumento de índice assustador de contágio e de mortalidade, sinais claros de exaustão do sistema de atendimento de saúde tem mostrado que a nação está à beira de um colapso. Informações das secretarias estaduais de saúde têm apontado que, das 27 unidades da federação, 19 apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%.

Nesta última quarta-feira (03/03), o Brasil superou um triste recorde: o de mortes por Covid-19 em 24 horas — foram 1.910 pessoas vitimadas, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa formado por EXTRA, O Globo, G1, Folha de S. Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de saúde.

Ainda segundo o consórcio, o número de mortes no país está beirando a marca de quase 260 mil em decorrência da pandemia.

A UFAPE entende que o momento exige, antes de mais nada, que vidas sejam preservadas. Para tanto, defende que medidas como o distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos (à base de álcool em gel ou 70% ou água e sabão), o evitar do toque nos olhos, nariz e boca e, a restrição no transitar em locais com aglomerações, permanecem válidas no atual cenário, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sendo esse um contexto que inspira cautela, a UFAPE comunica que seguirá o Plano de Funcionamento da UFAPE na pandemia, em conjunto com a UFRPE – oriundo da consulta pública, e que está em fase final de elaboração – a ser aprovado pelo Conselho Superior Pro Tempore no próximo dia 19 de março.

Assim, sendo fiel aos seus princípios de cidadania e dignidade da pessoa humana, a UFAPE segue reafirmando o seu compromisso com a vida, com a ciência e com a comunidade universitária.

Garanhuns, 04 de março de 2021.

Airon Aparecido Silva de Melo
Reitor Pro Tempore