Ministério da Educação aprova o Estatuto da UFAPE

Enviado por ufape em Qui, 22/04/2021 - 21:00

Foi publicada nesta última quinta-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Nº 194, da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), que aprova o Estatuto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

Desta forma, a UFAPE se efetiva como uma instituição autárquica educacional, voltada para o ensino superior; instituída e mantida pela União; pautada pelos princípios democráticos e de justiça social; orientada pela cidadania, liberdade, dignidade da pessoa humana, pelos valores sociais do trabalho e pelo pluralismo político.

No mesmo dia da publicação da Portaria, o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, falou da importância dessa aprovação para a UFAPE. “Este é um marco muito importante para a comunidade acadêmica dessa jovem Universidade”, disse.

Já o reitor da UFAPE, professor Airon Aparecido Silva de Melo, destacou a celeridade com que o MEC apreciou a proposta do Estatuto e parabenizou a comunidade universitária por essa conquista. “O SESu/MEC se empenhou bastante para que nossa proposta de Estatuto fosse apreciada. O momento é de comemorar a aprovação deste ‘documento máximo’ da UFAPE, nascido a partir da dedicação e sensibilidade de técnicos-administrativos, docentes, discentes e pessoas da sociedade civil; de modo que não temos como deixar de parabenizar e externar o reconhecimento a todos os envolvidos nessa conquista”, vibra o reitor.