Zootecnista Egresso da UFAPE é aprovado para professor em universidade americana

Enviado por ufape em Qua, 21/07/2021 - 21:00

O ex-aluno da UFAPE, concluinte no ano de 2012, Wellison Jarles da Silva Diniz, obteve aprovação para ocupar as funções de professor assistente e pesquisador em Genômica Animal no Departamento de Ciência Animal da Auburn University, em Auburn, nos Estados Unidos.

Com início do semestre em setembro de 2021, Wellison irá lecionar na graduação de Zootecnia (Animal Sciences), a disciplina de Melhoramento Genético Animal. A partir de suas pesquisas, ele tem procurado elucidar a base genômica da programação fetal em bovinos de corte e características economicamente importantes em animais de interesse agropecuário, como a eficiência alimentar, a qualidade de carne e a resistência à doenças, chegando a este objetivo através de abordagens da genômica funcional e biologia de sistemas.

Durante sua graduação na Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE (UAG/UFRPE), Wellison participou como bolsista da iniciação científica (PIBIC) na área de ornitologia, sob a supervisão dos professores Dra. Rachel Lyra Neves e Dr. Wallace Telino-Jr, e também, foi bolsista do PIBIC sob a supervisão do Prof. Dr. Kleber Régis em genética animal.

Integrante de projetos de extensão na área de bovinocultura leiteira, Wellison foi também monitor das disciplinas de Zoologia e Melhoramento Genético Animal, teve seu estágio supervisionado obrigatório realizado na Embrapa Pecuária Sudeste, na área de biologia molecular aplicada à produção animal, e logo após a conquista de seu grau superior, decidiu iniciar o mestrado no Programa de Pós Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Assim, em 2015 defendeu a dissertação intitulada de 'Expressão gênica diferencial relacionada ao conteúdo de ferro no músculo em animais Nelore’. E no mesmo programa, em 2019, concluiu seu doutorado com a tese ‘Identificação de redes gênicas de coexpressão e dos mecanismos regulatórios associados à composição mineral e qualidade de carne em bovinos’, sob a orientação da Dra. Luciana Regitano.

Wellison teve sua primeira experiência em pesquisa no exterior através do doutorado, pois realizou um estágio, conhecido como 'doutorado sanduíche', na Technical University of Denmark – Lyngby, na Dinamarca. Durante o seu doutorado sanduíche, Wellison trabalhou com  a análise e integração de dados genômicos sob a supervisão do Dr. Haja Kadarmideen. De Janeiro de 2020 a Agosto de 2021, realizou o pós-doutorado no Departamento de Ciência Animal da North Dakota State University – Fargo, EUA, sob supervisão da Dra. Alison Ward. Durante esse período, Wellison investigou os mecanismos genéticos e epigenéticos envolvidos na programação e desenvolvimento fetal de bovinos de corte em resposta à nutrição materna.

Para os professores da graduação, Wellison sempre foi muito dedicado aos estudos, resultando em excelente desempenho acadêmico, e consequentemente nas suas conquistas profissionais. Com grande mérito e esforço, este jovem doutor e pesquisador dá passos profissionais muito importantes e que reafirmam o papel da Universidade pública na formação técnica e pessoal do cidadão. A Zootecnia da UFAPE (antiga UAG/UFRPE) e a UFAPE se orgulham e parabenizam mais este Zootecnista egresso pela sua brilhante conquista.