FUNASA doa equipamentos de pesquisa para a UFAPE

Enviado por ufape em Dom, 15/08/2021 - 21:00

A UFAPE recebeu no último mês uma doação de diversos equipamentos por parte da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). O contato da UFAPE com a Fundação ocorreu através do professor Renato Molica com o bioquímico e farmacêutico, Osman de Oliveira Lira, responsável técnico pelo laboratório da FUNASA em Pernambuco.

Segundo Osman, “os equipamentos foram adquiridos para monitorar as Cianotoxinas dos reservatórios das Aldeias Indígenas. Como esse serviço foi interrompido, os equipamentos estavam ociosos, sem demandas e com alto custo de manutenção, então ofereci à Universidade já que ela possui várias linhas de pesquisas nesta ótica.”

O valor total dos equipamentos doados gira em torno de R$ 350 mil e incluem um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (CLAE ou HPLC), uma lavadora de microplacas, um disruptor de células, um evaporador rotativo, liofilizador e microcomputador. Os equipamentos serão instalados e utilizados nos laboratórios do CENLAG e no Laboratório Multiusuários de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL), este último coordenado pela professora Suzana Pedroza da Silva, que ficou também responsável pela instalação do cromatógrafo líquido.

A FUNASA cuidou, também, do transporte dos equipamentos que, por serem grandes e pesados, necessitaram de um veículo apropriado. E foi através do Laboratório Móvel da fundação que todos os equipamentos chegaram em perfeito estado à sede da UFAPE.

O Reitor, Prof. Airon Melo, manifestou seus agradecimentos à FUNASA, especialmente ao ex-superintendente estadual Francisco Antônio Souza Papaléo, que assinou o termo de doação e à atual superintendente da Fundação em Pernambuco, Dra. Helena Magalhães Porto Lira. E, ainda, acrescentou que “os equipamentos doados pela FUNASA são de grande valor para a Universidade, contribuindo com a precisão dos resultados das pesquisas e impulsionando, assim, mais publicações científicas de grande relevância para a comunidade acadêmica da UFAPE”.