Docentes da UFAPE aprovam propostas de inovação tecnológica em edital da FACEPE

Enviado por ufape em Dom, 19/09/2021 - 21:00

Quatro propostas de docentes da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) foram aprovadas no edital FACEPE № 12/2021 - Programa de Extensão Tecnológica – PET, divulgado no último dia 30 de agosto. A ação tem por objetivo contribuir para a qualificação de recursos humanos de modo a atender às necessidades de empresas de forma inovadora, tendo como foco a área tecnológica.

Na UFAPE, os projetos contratados estão no valor total de R$ 95,2 mil, que possibilitarão a formação de aproximadamente 200 estudantes no primeiro mês de execução. Em seguida, cada um dos projetos irá selecionar 10 discentes para receber uma bolsa durante três meses para atuar diretamente nas empresas parceiras realizando atividades de extensão tecnológica.

O professor Assuero Fonseca, atuante na área de Governança de TI, está à frente do projeto “Capacitação tecnológica em ciência de dados e analytics”, que objetiva introduzir os principais conceitos sobre ciência de dados, big data e inteligência de negócios, tudo isso por meio de métodos e princípios com a finalidade da extração de conhecimento, aplicando-os na empresa parceira para resolução dos mais diversos problemas utilizando a ciência de dados como base.

Outro projeto aprovado foi o de “Capacitação tecnológica em Internet das coisas e robótica no lócus Garanhuns Smart City”. Sob coordenação do profº Alixandre Thiago Ferreira de Santana e também do professor Ivaldir Honório, representante da Universidade de Pernambuco (UPE), tem por finalidade capacitar e introduzir os principais conceitos sobre robótica livre e IOT dando origem à tendência chamada de “Internet da Robótica das Coisas”.

“Essa capacitação visa levar os principais conceitos relacionados à temática supracitada para discentes das instituições participantes do Locus Garanhuns Smart City, nesse caso, UFAPE e UPE; bem como, selecionar os melhores alunos para participar de um projeto real com a empresa parceira, a Softex Recife”, ressalta Alixandre.

O projeto aprovado pela profª Gerla Castello, doutora em Biotecnologia e docente do curso de Engenharia de Alimentos da UFAPE, intitulado “Melhoria dos procedimentos higiênico-sanitários na indústria de laticínios com automação industrial”. A proposta procura solucionar aflições de muitas indústrias de laticínios de pequeno e médio porte, através da automação industrial utilizando Arduino e Internet das coisas, com propósito de controle e melhoria das condições higiênico-sanitárias no processo de produção.

Por fim, o profº Luciano Andrade aprovou o projeto PET AGRITECH que visa trabalhar ações inovadoras nas áreas de produção, gestão, beneficiamento e comercialização no arranjo produtivo do leite na região, com foco numa empresa cooperativa. Todos os projetos serão executados até dezembro deste ano.