Evento na UFAPE discute Saúde Mental com a comunidade acadêmica

Enviado por ufape em Qua, 10/11/2021 - 21:00

“Atendimento psicológico no ensino superior: um estudo sobre o perfil psicossocial dos estudantes na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco". Este foi o título da palestra ministrada pelo psicólogo da UFAPE, Diego Guedes, ontem (10/11)  pela manhã, no auditório do LACTAL para a comunidade acadêmica.

O objetivo do evento foi discutir o perfil psicossocial dos estudantes atendidos na Universidade. A partir dos dados do setor de Psicologia, o palestrante propôs inúmeras reflexões para construção de estratégias a serem implementadas no próximo ano.

Após a abertura,  que contou com a presença do reitor da UFAPE, profº Airon Melo, e de diversos pró-reitores, houve um momento de discussão e proposição de ideias, estratégias e ações a serem aprimoradas de forma institucional que visem o planejamento dessas ações futuras na instituição.

Quando perguntado sobre a relevância desse momento para a comunidade acadêmica, Diego Guedes relatou que o intuito desse trabalho é para mostrar para a instituição o que está acontecendo durante esse período pandêmico.

“É um trabalho fruto de uma prática profissional, principalmente dentro da área da psicologia aqui na Universidade que traz dados que refletem os impactos que estamos vivenciando desde antes da pandemia. Esses dados, sem dúvidas, servirão de instrumento para a Universidade pensar em estratégias que melhorem as condições de permanência e de saúde mental e adaptação desses estudantes que estão ingressando”, refletiu.

Esse trabalho, além de contemplar os novos estudantes, se estendeu também ao acolhimento e cuidado psicológico para aqueles que já estavam na universidade e que gradativamente irão retornar suas atividades presenciais.

Airon Melo, reitor da universidade, também reiterou a necessidade desse momento. “Devemos estar preparados para receber nossos estudantes, uma vez que esse momento de pandemia afeta nossa saúde mental.  Por isso a importância  da realização de eventos com essa temática”, afirmou.

O evento, realizado de forma presencial, foi o primeiro na UFAPE desde o início da pandemia, mas seguiu todas as normas de biossegurança necessárias.