Grupo de estudo da UFAPE participa de evento em São Bento do Una

Enviado por ufape em Ter, 23/11/2021 - 21:00

Nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, o NEAVI (Núcleo de Estudos em Avicultura) marcou presença na V Feira da Avicultura e Suinocultura do Nordeste, em São Bento do Una - PE, com exposição em stand e palestra do Prof. Dr. Danilo Cavalcante. No stand, foram expostos temas sobre a avicultura e a linha de pesquisa do grupo, bem como foram divulgados os cursos ofertados pela UFAPE.

O evento, reconhecido como um dos maiores da área avícola e suinícola do estado, reuniu produtores e expositores de todo o Brasil, além das principais entidades ligadas aos dois setores produtivos e instituições de fomento e apoio técnico, como o Banco do Brasil e o Sebrae. Vale destacar que a cidade de São Bento do Una é a maior produtora de ovos do Norte-Nordeste, com uma produtividade diária de 12 milhões de ovos.

Além das exposições, aconteceram diversas palestras sobre temas tais como gestão de informação, zootecnia de precisão, controle de salmonelas, suplementação na maternidade suína, entre outras. Uma oportunidade de conhecimento beneficiada pelo público, principalmente profissionais técnicos do setor e estudantes universitários.

A palestra ministrada por Danilo Cavalcante, coordenador do NEAVI e professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens (PPGCAP) da UFAPE, versou os parâmetros que determinam a qualidade do ovo para consumo. Em parceria com outros dois pesquisadores, o prof. Danilo Cavalcante publicou um artigo científico sobre o tema em uma das revistas mais importantes da avicultura brasileira, a Revista do OvoSite, abordando o conjunto de variáveis e fatores que influenciam na qualidade do alimento.

A temática também é desenvolvida por alunos integrantes do núcleo de pesquisa que tiveram suas propostas de Iniciação Científica aprovadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Edital 2021-2022) e Bolsa de Incentivo Acadêmico sobre a qualidade do ovo de poedeiras.

Alunos do curso de Zootecnia da UFAPE participaram como monitores da Feira, que contou com cerca de 40 empresas nacionais e multinacionais expondo e fazendo negócios. Isso significou para os estudantes não só a oportunidade de representar seu curso e Universidade, mas também possibilitou a interação direta com possíveis cedentes de estágio e futuros empregadores. “Uma oportunidade ímpar para os estudantes e para a exposição dos trabalhos produzidos na UFAPE, visando uma integração cada vez maior entre a Academia e a sociedade”, enfatizou o prof. Danilo Cavalcante.