I Congresso de Iniciação Cientifica

Enviado por ufape em Dom, 28/11/2021 - 21:00

O I Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE acontecerá no próximo dia 03 de dezembro e tem como objetivo divulgar os resultados, promover interação, discussão e debates de pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação vinculados à UFAPE, sejam eles participantes ou não dos Programas Institucionais de Iniciação Científica, quais sejam, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFAPE), Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFAPE) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM/UFAPE).

Além disso, o evento contará com a visitação a escolas de forma presencial, contribuindo para despertar nos estudantes da Educação Básica o interesse pelo Ensino Superior e a identificação de afinidades com determinada área.

Para esta primeira edição do congresso, foram submetidos 126 trabalhos. Dentre esses, os melhores receberão um certificado de menção honrosa e serão apresentados de forma oral. As apresentações acontecerão no próprio dia 03, no formato remoto. As inscrições, no entanto, deverão ser realizadas até o dia 01 de dezembro.

Para a coordenadora do CIC, Prof.ª Gílcia Carvalho, a realização do evento é de extrema importância, um meio eficaz de divulgação das vivências dos discentes de graduação na Iniciação Científica (PIBIC/ PIC) e de divulgação das pesquisas realizadas por esses estudantes que têm contribuído para o desenvolvimento e produção de novos conhecimentos. “É importante ressaltar que os trabalhos a serem apresentados são fruto de parcerias entre um aluno de graduação e um docente pesquisador-orientador e, muitos deles, envolvendo o trabalho em grupos de pesquisa, incluindo trabalhos relacionados a outros programas ou editais da UFAPE”, destacou a docente.

Quanto a programação, as atividades terão início às 08h, com a abertura, e se encerram às 18h, contando com a apresentação de trabalhos científicos e a apresentação da comissão de pesquisa.

Confira a programação completa: