I Congresso de Iniciação Acadêmica

Enviado por ufape em Seg, 29/11/2021 - 21:00

O I Congresso de Iniciação Acadêmica (CIA) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) acontecerá no dia 02 de dezembro, durante o IV Sapiens, evento que agrega diversas áreas dos saberes e tem por missão a divulgação das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação. A ideia é promover a interação, discussão e debates nos diversos eixos do conhecimento entre o público acadêmico e não acadêmico.

O congresso tem como objetivo apresentar e divulgar os resultados produzidos pelos Editais BIA 2020-2021. Nesta edição, serão apresentados sete trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas junto aos seus respectivos orientadores. O programa, que contempla alunos egressos da rede pública de ensino com as melhores classificações nos exames vestibulares das instituições públicas de Ensino Superior do estado de Pernambuco, incentiva a adaptação à vida acadêmica e a inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando evitar que, por carência de recursos financeiros, esses alunos abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo.

Para o prof. Jean Teixeira, coordenador do evento, a realização do CIA é estratégica, uma vez que possibilita uma avaliação sobre o objetivo do programa pela instituição de realização. “A partir de eventos como esse, nós conseguimos perceber a evolução dos discentes, bem como a evasão no início do curso”, enfatizou o docente. A participação no congresso é gratuita e se dará a partir do link meet.google.com/qmh-edbp-zrx.

Confira a programação abaixo: