I Seminário de Extensão e Cultura

Enviado por ufape em Seg, 29/11/2021 - 21:00

Com o tema "Os desafios da curricularização das ações de extensão nos cursos de graduação”, será realizado o I Seminário de Cultura e Extensão (SEC) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), dentro da programação do IV SAPIENS. O seminário ocorrerá na próxima quinta-feira (02/12), a partir das 13h, e possibilitará às diversas áreas do conhecimento a divulgação de seus estudos e pesquisas.

O evento busca dar visibilidade às ações de extensão universitária como uma abordagem interprofissional e multidisciplinar, baseada em um processo político educacional, cultural e científico-tecnológico. Para a coordenadora do I SEC, prof.ª Lucilene Simões, todas as possibilidades de ações culturais tornam-se reais quando propostas na forma de extensão universitária. “Isso tudo no sentido de troca de saberes e intercâmbios que ocasionam encontros mais diversos e plurais”, pontua a docente.

O objetivo principal do seminário é dar início ao processo de discussão sobre o tema da Curricularização da Extensão Universitária junto à comunidade acadêmica, apresentando o momento atual e os desafios para sua implantação na UFAPE. Serão apresentadas, ainda, experiências de outras instituições recém-emancipadas, uma vez que os cursos de graduação deverão incorporar às suas matrizes curriculares ações extensionistas, na forma de componentes curriculares, em atenção ao estabelecido na legislação vigente.

Confira a programação abaixo: