I Congresso de Iniciação à Docência

Enviado por ufape em Seg, 29/11/2021 - 21:00

A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) realizará, no próximo dia 02/12, o I Congresso de Iniciação à Docência (CID). O evento reunirá interessados em refletir sobre a profissão docente no campo das teorias e das práticas, permitindo que o público tenha acesso aos trabalhos e ações desenvolvidos por integrantes do PIBID, Monitoria e Tutoria.

O CID acontecerá dentro do IV SAPIENS e terá como primeira atividade a palestra sobre “Metodologias Ativas na Educação Básica”, com a participação do Prof. Dr. Anderson Fernandes de Alencar, docente da UFAPE. A atividade, que terá início às 11h, será precedida pela abertura do evento, às 10h30 da manhã. O objetivo é levar os discentes a refletirem e discutirem como a sua atuação em tais programas contribui com seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Neste sentido, o foco do I CID é trabalhar com a profissão docente e suas diversas representações, especialmente neste período pandêmico, no qual professores, estagiários, tutores e monitores precisaram reinventar o seu fazer pedagógico no dia a dia, seja nas escolas ou em ambientes virtuais de aprendizagem.

Dessa forma, segundo a Prof.ª Ângela Lima, coordenadora do evento, “o congresso assume especial importância, pois permite que bolsistas e voluntários dos referidos programas compartilhem, entre si e com a comunidade acadêmica, suas experiências, as quais serão tomadas como objeto de reflexão e de ensino-aprendizagem”.

Confira a programação abaixo: