I Sapiens UFAPE realiza Cerimônia de Abertura

Enviado por ufape em Qua, 01/12/2021 - 21:00

“Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Pernambuco”. Este foi o tema da palestra proferida pelo prof. Cesar Andrade, diretor de Políticas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Competitividade da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado de Pernambuco, na cerimônia de abertura do I SAPIENS UFAPE. O evento aconteceu na noite de ontem, 01/12, e contou a presença do Reitor Prof. Airon Melo, dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, prof. Romualdo Lima, de Extensão e Cultura, prof. Marcos Franque e representando a pró-reitora de Ensino e Graduação, o prof. Eudes Santos, além da coordenadora geral do Evento, Prof.ª Karla Andrade e da prof.ª Cibele Castro, idealizadora do SAPIENS e coordenadora das edições anteriores. A solenidade contou ainda com uma apresentação cultural realizada pela servidora da UFAPE, Kezia Barros.

Durante sua palestra, o prof. Cesar Andrade destacou o papel da UFAPE no processo de interiorização do ensino superior e do incremento da competitividade no ecossistema de inovação territorial, afirmando que “o interior do estado de Pernambuco vem se destacando cada vez mais na produção de ciência, tecnologia e formação de mão-de-obra especializada. E a UFAPE, mesmo sendo uma instituição nova, mas já consolidada, é parte importante dessa engrenagem”.

Já o reitor da instituição, o prof. Airon Melo, destacou em sua fala o reflexo da atuação da UFAPE na missão de formação de profissionais qualificados para atuar na região. “É gratificante ver egressos de nossa instituição ocupando cargos de destaque na região. É a sinalização de que estamos no caminho certo”, pontuou.  Da mesma forma, parabenizou toda a equipe envolvida na realização do I SAPIENS UFAPE pela organização em tempo recorde de um evento com essa dimensão. Para o reitor, o SAPIENS é uma importante oportunidade de visibilizar para a sociedade a atuação e a missão da Universidade no campo da pesquisa, do ensino, inovação, ensino, cultura e extensão.