Projeto de Extensão Tecnológica da UFAPE é destaque no Seminário de Avaliação e Integração da FACEPE

Enviado por ufape em Qui, 27/01/2022 - 21:00

O projeto intitulado “Capacitação Tecnológica em Ciência de Dados e Analytics”, coordenado pelo Professor Dr. Assuero Fonseca Ximenes, recebeu a honraria de projeto destaque no Seminário de Avaliação e Integração do Programa de Extensão Tecnológica - Edital FACEPE nº 12/2021, conforme julgamento realizado no dia 21 de dezembro do mesmo ano. Atualmente, o coordenador do projeto é professor da área de Governança de TI da UFAPE e desenvolve pesquisas na área de Internet das Coisas (IoT), Ciência de Dados e Governança de TI.

O referido projeto tem como finalidade extrair conhecimentos utilizando a ciência de dados como base, aplicando-o na empresa parceira na resolução de problemas relacionados à área financeira. A proposta terá, no total, 4 meses de duração, sendo 1 mês de treinamento e 3 meses de execução na empresa. Destarte, como produto final, será gerado um programa de software web que possibilitará ao gestor fazer a análise de diversas situações referentes à sua carteira de clientes. O objetivo principal consiste em introduzir os principais conceitos sobre Ciência de Dados, Big Data e Inteligência de Negócios por meio de métodos e princípios com a finalidade da extração de conhecimento, contribuindo na resolução de problemas ao utilizar a ciência de dados como base.

O Programa de Extensão Tecnológica (PET) almeja o incremento de parcerias público-privadas nas quais os estudantes com interesse em formação nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação) serão capacitados para realização de atividades de extensão em empresas privadas. As atividades serão direcionadas para que os bolsistas aprimorem os seus conhecimentos técnicos e executem atividades a partir de problemas reais da empresa, visando contribuir com soluções que possam resultar no aumento da competitividade das empresas parceiras, além de criar uma sinergia entre os estudantes em formação e o setor produtivo.