Projeto “Museu Casa UFAPE” é aprovado em Edital da FACEPE

Enviado por ufape em Seg, 07/02/2022 - 21:00

No final de janeiro deste ano, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFAPE, através da Diretoria de Arte, Cultura e Assuntos Comunitários, aprovou o projeto “Museu Casa UFAPE” no Edital FACEPE nº 26/2021 de Ciência, Tecnologia e Inovação nos Museus de Pernambuco – Museus 2022. O objetivo principal do Edital é a realização de ações de museologia e memória na forma de exposições artístico-culturais. Para a composição final do projeto, foi elaborada uma consulta aos docentes e técnicos administrativos da instituição, sendo incluídas 12 ações que envolvem as áreas das Ciências Humanas, Artes, Educação e Ciências Agrárias.

Seguindo os protocolos de segurança sanitária contra a COVID-19, ao longo do corrente ano, as ações estarão abertas à visitação pública no espaço Casa UFAPE, localizado próximo a um dos principais pontos turísticos da cidade de Garanhuns, o Relógio de Flores. Segundo a coordenadora do projeto, professora Márcia Félix, “a concessão deste investimento impulsionará a revitalização da Casa UFAPE de Extensão e Cultura, fechada desde o início da pandemia, que é um espaço rico de conexões humanas e culturais desde 2017, voltado para a população”.

Algumas das exposições deste projeto possuem um caráter permanente, uma vez que se ligam com a construção da memória patrimonial, cultural e audiovisual da UFAPE. São elas: Memórias da UFAPE; Mostra Museu Casa UFAPE; e Laboratório de História das Artes e Visualidades do Agreste Meridional de Pernambuco. Outras exposições, também permanentes, referem-se às contribuições em termos de processos cognitivos e simbólicos que expressam. Uma delas, a Mostra João Abramovich, contará com o acervo particular do artista garanhuense, autoexilado político durante a Ditadura Militar no Brasil, e será um espaço para refletir as diversas formas de violências em nosso contexto local. Já a Sala de Estudos de Performance da Voz e do Corpo Literânima será um espaço para a consulta de livros de escritores locais, oriundos de um acervo de mais de 100 obras, e dos próprios componentes do grupo de estudo, bem como abrigará as memórias de mais de 10 anos de atuação do grupo.

As demais exposições caracterizam-se por temáticas temporárias provenientes dos trabalhos dos professores da UFAPE, através de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão. Uma delas é a Mostra de Arte Modernista da UFAPE - MAMUFAPE, cujos trabalhos exibidos e programação cultural são organizados pela professora e pelos alunos da unidade curricular de Literatura Brasileira do curso de Letras. Já a Mostra Monolitos de Solos e Minerais Fósseis e Rocha terá palestras e ações de formação na Casa UFAPE, culminando com a visitação aos materiais da referida pesquisa nas dependências da instituição. A III Portinafro – Raízes do português brasileiro trará um trabalho realizado desde 2019 na disciplina Português Histórico, tendo uma sala que ambienta e contextualiza a temática. Ademais, a Exposição Zoológica de Aves Silvestres exibirá uma coleção didática de aves e invertebrados, fruto de um trabalho de pesquisa de referência na instituição. Paralelamente, outras exposições como a Mostra de Arte Inclusiva, com trabalhos de artistas portadores de deficiências, a Mostra de Arte Infanto-Juvenil, que apresentará a arte produzida por jovens artistas de Garanhuns e a I Mostra de artes e religiões afro-brasileiras, realizarão palestras, cursos e exposições sobre temas específicos no âmbito de Garanhuns e região. Por fim, destacamos o evento Casa UFAPE, que terá a sua terceira edição no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), com a interação entre artistas e suas produções e o público do FIG.

Para consolidar todas essas ações, é importante destacar que o projeto foi fomentado neste edital da FACEPE com verbas de custeio no valor de R$ 2.000,00 e duas bolsas no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais por 12 meses para estudantes da UFAPE.

Para o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFAPE, “a aprovação deste projeto marca a valorização da arte e da cultura, por meio de ações extensionistas importantes para a formação de senso crítico e humanístico da comunidade, com a participação dos estudantes e professores da UFAPE”.