Setores Administrativos participam do IntegraUFAPE para explicar funcionamento

Enviado por ufape em Qui, 17/02/2022 - 21:00

Nesta quinta-feira, 17/02, às 19h, os alunos dos cursos de BCC e Letras participaram de mais uma atividade do IntegraUFAPE. Diversos setores da instituição, como acessibilidade, biblioteca, PRAE, DRCA e a COP, realizaram apresentações para esclarecer aos ingressantes o funcionamento de alguns setores, com suas atividades e processos, que dão apoio aos alunos no período acadêmico.

Os diretores Emanuelle Chaves e Ozias Santos passaram importantes informações sobre como funcionam as políticas estudantis, as bolsas de estudos e seus benefícios para os estudantes, reforçando o prazo final para as inscrições. Em seguida tivemos as orientações do DRCA, com o qual os alunos estarão em constante contato. Os representantes deste setor, Carol Peixoto e Felipe Santos, repassaram os passos e caminhos que os discentes irão trilhar e, no final, reforçaram que os estudantes busquem se engajar na universidade, pois ela vai muito além das salas de aula.

O setor da acessibilidade, representado pelo secretário Geyson Lima, trouxe informações sobre as atividades desenvolvidas na universidade, lembrando aos 59 alunos presentes que, para se construir uma sociedade melhor, é preciso se colocar no lugar do outro, para que todos tenham acesso à informação. Já a coordenadora de orientação pedagógica, Larissa Martins, falou sobre a função e o que desempenha essa coordenação, frisando que os ingressantes devem buscar ajuda para  traçar planos de estudos durante suas estadas na universidade. Larissa finalizou com uma mensagem sobre o sucesso, que cada um deles pode alcançá-lo e que toda a comunidade da UFAPE está à disposição para apoiá-los no que for possível.

O encontro foi encerrado  com a explanação do setor da biblioteca, representado pela diretora Jaciara Felix, que falou sobre as informações do cadastro e materiais disponíveis no acervo, além das novidades que teremos em breve e os investimentos feitos pela atual gestão da universidade em benefício da comunidade acadêmica da UFAPE. A diretora também falou sobre a importância dos alunos conhecerem as bases de dados científicas, os repositórios, onde se pode consultar o acervo e outras informações, lembrando aos alunos que conhecimento é poder e finalizando com a mensagem de Mario Cortella: “Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete”. Reforçou ainda que os alunos sejam provocativos e que busquem sempre informações seguras, principalmente as científicas.