UFAPE completa uma semana de retorno às aulas presenciais

Enviado por ufape em Qui, 17/02/2022 - 21:00

Após quase dois anos de aulas remotas, a UFAPE, no dia 14 de fevereiro, reabriu suas portas para a comunidade acadêmica e público em geral. Ao longo da semana, foi possível perceber que o planejamento e execução das ações para oferecer segurança à comunidade acadêmica vem funcionando dentro do esperado.

O retorno das atividades no modo presencial era aguardado por todos, servidores, discentes e colaboradores terceirizados. Porém, as incertezas do cenário pandêmico atual gerou um sentimento de insegurança em toda a comunidade universitária. A pergunta que permaneceu no ar durante os dias que antecederam o tão esperado 14 de fevereiro foi apenas uma: a UFAPE teria condições de oferecer um ambiente seguro a todos? A resposta já pode ser observada em toda Universidade.

De fato, tal resposta começou a ser construída em agosto de 2020, quando foi instalada a Comissão de Elaboração de Protocolo de Retorno Gradual às Atividades Presenciais. A partir daquele momento, a UFAPE deu início à construção de um protocolo de biossegurança que permitisse o retorno seguro das atividades presenciais. Desde então, aquela Comissão, atualmente designada Comissão de Biossegurança, trabalha com o intuito de auxiliar os gestores desta IES a implementar medidas que permitam a volta presencial das atividades de ensino, administrativas, de pesquisa e de extensão.

Em um momento delicado no qual as universidades públicas vêm enfrentando uma redução significativa em seus orçamentos, a tarefa tornou-se ainda mais desafiadora. Segundo a profa. Dra. Elizabete Rodrigues, presidente da Comissão, nos últimos meses, foram investidos recursos e tempo na implementação de medidas julgadas imprescindíveis para o retorno presencial seguro que fossem funcionais e de baixo custo. “As intervenções realizadas podem ser visualizadas em todo o Campus como pias para higienização das mãos, instaladas nos acessos de todos os prédios da Universidade, compostas por lixeiras, porta papel toalha e dispensadores de sabonete líquido. Também foram instalados dispensadores de álcool em gel e tapetes sanitizantes em todos os prédios".

Da mesma forma, a comissão idealizou e implementou medidas educativas, tais como placas de sinalização, cartazes, material veiculado nas redes sociais. A exigência de apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 foi outra ação realizada para dar mais segurança a todos. Além disso, destaca-se o mutirão realizado pelos colaboradores do serviço de limpeza da UFAPE, que higienizaram, demarcaram e identificaram todos os ambientes de aula e uso comum da Universidade.

A presidente destacou, ainda, que tão importantes quanto as medidas que podem ser vistas são aquelas que não são visíveis, tal como o serviço de monitoramento de casos de COVID-19 no campus, preparo de material educativo e acompanhamento e supervisão das medidas implementadas. Também será divulgado semanalmente um boletim epidemiológico para deixar a par toda a comunidade da situação do campus.

Por fim, ela ressaltou que, para todo esse planejamento tenha êxito, é necessário que cada um faça sua parte, mantendo o distanciamento social, higienizando constantemente as mãos, utilizando álcool gel e usando a máscara de forma correta.