UFAPE abre o I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão

Enviado por ufape em Qui, 17/02/2022 - 21:00

Na manhã de 15 de fevereiro, aconteceu na UFAPE a cerimônia remota de abertura do I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) na semana destinada ao Integra UFAPE, o evento retoma o debate do tema junto à comunidade acadêmica, iniciado na I Seminário de Extensão e Cultura por ocasião do Sapiens, em dezembro de 2021. Participaram da mesa virtual do cerimonial o Reitor Airon Aparecido de Melo e representantes das Pró-reitorias de Ensino e Graduação, de Extensão e Cultura, de Planejamento e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

Após o momento cultural com a estudante da UFAPE, Celina Berto, a professora Juliene Barros, do curso de Letras, discorreu sobre a articulação dialógica entre Ensino e Extensão. O Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Marcos Pinheiro Franque, realizou uma exposição acerca das bases legais da curricularização da extensão nas universidades. Pela tarde, o evento recebeu, também remotamente, o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Cidadania da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Moisés de Melo Santana, que agregou ao debate as experiências da UFRPE.

Prevista na Lei 13.005/2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE), e na Resolução nº 7 MEC/CNE/CES de 18 de dezembro de 2018, a Curricularização da Extensão é uma estratégia que se caracteriza pela inclusão de atividades de extensão, na forma de componente curricular obrigatório na matriz dos cursos de graduação. Para todas as universidades, a data limite para implantação da creditação da extensão é dezembro deste ano. Por isso, as instituições de ensino de todo o país vêm discutindo esse tema com a finalidade de trocas de experiências, como instrumentos de construção de suas próprias resoluções. Considerando o mínimo de 10% do total da carga horária da matriz curricular de um curso, a creditação da Extensão terá um papel essencial na formação discente e na transformação social.

A PREC, através de suas ações, visa promover o diálogo com os servidores técnicos administrativos e docentes sobre o tema, debatendo experiências, desafios e possíveis conquistas com a creditação da extensão, assim como da necessidade do comprometimento de toda comunidade neste processo de transformação institucional. Ao longo do mês de fevereiro, o ciclo de formação contará, ainda, com palestras e rodas de diálogos com representantes de várias outras universidades do país.

Confira programação!