PREC realiza segundo dia de debate com os servidores no I Ciclo de formação em Curricularização da Extensão

Enviado por ufape em Dom, 20/02/2022 - 21:00

No segundo dia do I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da UFAPE para técnicos administrativos e docentes, o tema da mesa virtual foi “As estratégias para implantação de ações extensionistas como componentes curriculares”. A tarde do dia 16 de fevereiro foi marcada por experiências, proposições e provocações dos palestrantes convidados da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com os participantes da nossa instituição.

O professor Oussama Naouar, Pró-Reitor de Extensão e Cultura (ProEXC) da UFPE, abriu sua fala destacando os aspectos da simbologia da extensão e a necessidade de sua compreensão por parte da comunidade acadêmica. Naoaur mencionou, ainda, que a curricularização da extensão será um meio de redimensionar a extensão, rompendo com a forma tradicional de ensinar. O professor Flavio José da Silva, Diretor de Extensão e o professor Elilson Góis, Coordenador de Gestão e Assessoria Pedagógica, também da ProEXC/UFPE, reforçaram a importância da concretização e materialização da curricularização da extensão por meio de constantes diálogos setoriais e parcerias com as pró-reitorias de graduação, as responsáveis, de fato, pela inserção da Extensão nas matrizes curriculares dos cursos.

Em seguida, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFU, professor Hélder Eterno da Silveira, comentou que este momento é considerado um divisor de águas dentro das universidades e que o exercício docente necessita passar por uma autocrítica. Hélder lamentou a perpetuação equivocada do pensamento assistencialista da Extensão Universitária por parte da sociedade e defendeu a necessidade de que as verbas direcionadas por aluno equivalente devem levar em conta os projetos e atividades de extensão por parte do Ministério da Educação. Destacou, ainda, que as Pró-Reitorias de Ensino e Graduação também destinem recursos para fomentar as ações extensionistas para fins de creditação, como contrapartida. Asseverou, por fim, que essa deve ser pauta de todos as pró-reitorias de Extensão do país, a fim de sensibilizar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES) para inclusão da Extensão na matriz orçamentária das IFEs.

Em consonância com a fala dos convidados, o Pró-Reitor Marcos Pinheiro Franque (PREC/UFAPE) destacou a necessidade do comprometimento das reitorias, suas pró-reitorias e da comunidade acadêmica para o sucesso na creditação das ações extensionistas no Brasil.