Práticas para Curricularização da Extensão foi o tema da vez em novo debate Interinstitucional promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura

Enviado por ufape em Ter, 22/02/2022 - 21:00

Práticas para Curricularização da Extensão foi tema da manhã do terceiro dia, 18/02, do I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). Tendo como público-alvo técnicos administrativos e docentes da UFAPE, a mesa virtual do evento contou com a participação das professoras Gisele Abrahim do Centro Universitário do Pará (CESUPA) e Cláudia Nascimento do Centro Universitário e Faculdade Projeção (UniProjeção) como palestrantes convidadas. Na ocasião, as representantes das duas instituições, ambas de ensino da rede privada, relataram suas experiências sobre o processo de Curricularização que veem adotando em suas instituições. Foram reflexões e esclarecimentos importantes em conjunto com os servidores da UFAPE.

A professora Gisele Abrahim, da Coordenação Acadêmica de Pesquisa e Extensão do Grupo Projeção iniciou sua fala abordando pontos-chave que precisam ser considerados no caminho da curricularização da extensão, tais como a participação ativa dos estudantes e a interdisciplinaridade. Já a professora Cláudia Nascimento, Coordenadora Adjunta de Graduação e Extensão da CESUPA destacou, entre outras questões, a resistência às mudanças que os docentes geralmente apresentam, mas que precisa ser superada para o sucesso na implantação da creditação da extensão.

Ambas as palestrantes apresentaram vários exemplos de projetos e atividades extensionistas, de diferentes áreas de conhecimento, que foram creditados na carga-horária total dos cursos de graduação. Escutar essas experiências entusiasmou a todos da UFAPE que estavam presentes virtualmente no evento.

Ao longo do mês de fevereiro, o ciclo de formação contará, ainda, com mais duas mesas de diálogo. Estas ocorrerão nos dia 22 e 24 de fevereiro, com participação de representantes de outras universidades do país.

Confira a programação!