UFRB e UFCA, universidades do nordeste do Brasil, relatam caminhos para Curricularização da Extensão em evento da PREC

Enviado por ufape em Qua, 23/02/2022 - 21:00

Na noite do penúltimo dia do I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão, 22/02, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), foi a vez de conhecer as experiências e os desafios de duas instituições de ensino superior públicas nordestinas: a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento contou com as Pró-reitoras de Extensão, professoras Tatiana Ribeiro Velloso (UFRB) e Fabiana Aparecida Lazzarin (UFCA), que possuem experiência consolidada em relação ao tema e explanaram sobre situações que servem de instrumentos norteadores no processo de construção da minuta de resolução sobre a Curricularização da Extensão na UFAPE.

Tatiana Velloso comentou que, após anos de trabalho, a UFRB conseguiu adotar diferentes formas de inserção curricular das ações extensionistas, sem aumentar a carga horária docente. Ademais, destacou que as diferentes ações têm como premissa a valorização das especificidades das diversas áreas do saber da universidade. A Pró-reitora salientou, ainda, que o ensino deve estar implicado nos territórios do entorno para o sucesso da creditação da Extensão na formação e transformação social. Na sequência, a professora Fabiana Lazzarini ressaltou as memórias do processo histórico da Curricularização da Extensão vivenciado pela UFCA junto a outras universidades, destacando o legado ou herança que precedeu o marco histórico da Extensão Universitária no Brasil, com a publicação da Resolução nº 7 do Conselho Nacional de Educação, de dezembro de 2018. Logo após, Lazzarani comentou que a Extensão da UFCA, imbuída no processo há anos, trouxe o Ensino para o diálogo e, com isso, foi possível construir a resolução da Curricularização da Extensão da instituição. Destacou ainda que, apesar do caminhar juntos neste processo, Extensão e Ensino devem, sempre, manter suas identidades e características intrínsecas, cumprindo seu papel transformador e social. Ambas as professoras convidadas reiteraram as falas das mesas anteriores sobre a importância do fomento às atividades extensionistas para fins de creditação, o que é, também, considerado como prioritário pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFAPE, professor Marcos Pinheiro Franque.