UFAPE aprova novo projeto institucional e amplia a quantidade de bolsas de incentivo acadêmico

Enviado por ufape em Sex, 25/02/2022 - 21:00
A Comissão de Julgamento do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmica (BIA), composta por pesquisadores convidados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), analisou as propostas institucionais apresentadas quanto à adequação dos critérios de julgamento indicados no Edital e recomendou uma distribuição de quotas de bolsas entre as instituições solicitantes.
 
A Diretoria da FACEPE, após análise dessa recomendação e levando em consideração a quantidade de alunos ingressantes que, em cada instituição proponente, poderia ser beneficiada pelo Programa, aprovou a distribuição de quotas de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) para as IES públicas sediadas em Pernambuco.
 
Dentre elas, a UFAPE foi uma das instituições beneficiadas, aprovando 20 (vinte) quotas no total, sendo 10 (dez) quotas com início já no primeiro semestre de 2022 e mais 10 (dez) quotas para o segundo semestre de 2022. A quantidade de quotas aprovadas no edital anterior totalizava 9 (nove), havendo, portanto, um aumento de mais de 100% na quantidade de quotas aprovadas para este ano. Este é um trabalho que vem sendo realizado, desde 2020, pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, através da Coordenação Institucional BIA-UFAPE,  quando foram aprovadas 6 (seis) quotas logo na primeiro projeto. 
 
O Programa BIA da FACEPE tem por objetivo incentivar a adaptação à vida acadêmica e a inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão de alunos egressos da rede pública de ensino que obtiveram as melhores classificações no ENEM para as Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco, federais ou estaduais, buscando evitar que, por carência de recursos financeiros, esses alunos abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo.
 
Sob coordenação do Prof. Jean Carlos Teixeira de Araujo, no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, o Programa BIA está agora sob a coordenação do Prof. Rafael Bezerra de Lima.
 
Confira o resultado!