FACEPE e FORPROEX participaram do último dia do I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão promovido pela PREC

Enviado por ufape em Ter, 08/03/2022 - 21:00

No último dia do I Ciclo de Formação em Curricularização da Extensão, 24/02, a mesa virtual contou com as presenças de Jayme Ribeiro, assessor da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) e de Olgamir Amância Ferreira, professora da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX).

Em sua fala, Jayme Ribeiro explanou sobre as modalidades e programas fomentados pela FACEPE, tais como projetos de pesquisa, programas de bolsas de incentivo acadêmico e de cooperação técnica. Salientou, também, que, apesar de não fomentar ações extensionistas de forma direta, a FACEPE prioriza a seleção de propostas que fortaleçam a divulgação científica e tenham um importante impacto social no estado. Na sequência, o professor Marcos Pinheiro Franque, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFAPE, reforçou o caráter indissociável da Pesquisa com o Ensino e a Extensão, havendo espaço e necessidade de valorização dos projetos de pesquisa que contemplem ações extensionistas.

A professora Olgamir, por sua vez, ratificou as falas  dos demais representantes das instituições de ensino superior do país que participaram do evento e acrescentou que “não existe um modelo para a Curricularização da Extensão, porém
referenciais de outras instituições que podem e devem ser utilizados dentro de um contexto dialógico”. Destacou, ainda, a necessidade de envolvimento de todas as Pró-reitorias no processo, chamando à atenção para a importância da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas na valorização da participação de servidores técnicos, em conjunto com os docentes, em atividades extensionistas para fins de creditação. Durante o diálogo, foi colocado que as aulas práticas de disciplinas e eventos não são, por si só, práticas extensionistas, devendo ambos, para tal, estarem alinhados com as Diretrizes das Ações de Extensão no Ensino Superior no Brasil.

Por fim, o professor Marcos Pinheiro Franque destacou a relevância da participação dos colegas nos cinco dias do evento e que outros ciclos virão para a continuidade do diálogo e a consolidação da Curricularização da Extensão na UFAPE.