Mulheres pioneiras da UAG/UFRPE/UFAPE: histórias que transformam histórias

Enviado por ufape em Qua, 30/03/2022 - 21:00

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC), por meio da Direção de Difusão Científica, Tecnológica e Inovação, realizou, no mês da Mulher, o evento “Mulheres Pioneiras da UAG/UFRPE/UFAPE” em homenagem às mulheres nomeadas em 2005 para a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE, atual UFAPE. No evento, que ocorreu remotamente na noite de 24/03/2022, foram revividas as histórias das 10 primeiras professoras da instituição: Elizabete Rodrigues da Silva, Keila Aparecida Moreira, Maria das Mercês Cavalcanti Cabral, Suzana Pereira Vila Nova, Josabete Salgueiro Bezerra de Carvalho, Cláudia Ulisses de Carvalho Silva, Juliene da Silva Barros Gomes, Rachel Maria de Lyra Neves, Vilma Loreto Da Silva e Júlia Kuklinsky Sobral (in memorian).

Na abertura, o Pró-reitor Prof. Marcos Pinheiro Franque agradeceu a presença das convidadas, felicitou-as e parabenizou-as pelo pioneirismo feminino na UAG. Logo após, o bate-papo seguiu mediado pelas professoras Leila Nascimento, Lucilene Simões e Márcia Félix, mulheres que fazem parte das equipes dos departamentos da PREC. Provocadas pelas mediadoras, as pioneiras da UAG trouxeram memórias emocionantes sobre um início de transformações internas oriundas do convívio com colegas e a sociedade da região. Foram mencionadas, também, as dificuldades enfrentadas à época no desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão que, com criatividade e cooperação com instituições parceiras da região, foram superadas e relevantes na consolidação dos propósitos da UFAPE na região. Ademais, teve destaque a importância da constante luta na representatividade feminina na política, na gestão universitária e no processo de sensibilização contínua para o empoderamento feminino contra a cultura do patriarcado, dentro e fora da universidade.

Por fim, manifestaram declarações de apoio ao projeto da PREC sobre as memórias da UFAPE e promessas de reencontros na cidade das Flores para apreciar o clima e as boas coisas que o interior proporciona. Para conhecer as histórias de pioneirismo destas 10 Mulheres na UAG, que transformaram e continuam transformando histórias de vida da região, assistam o vídeo disponível no canal do Youtube oficial da UFAPE.