UFAPE e UPE apresentam resultados parciais da primeira cooperação técnica formalizada pela UFAPE

Enviado por ufape em Qua, 06/04/2022 - 21:00

No último dia 29 de março de 2022, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), por meio do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS), realizou a apresentação dos resultados parciais da cooperação técnica para o desenvolvimento do projeto "Construindo pontes nos campos das tecnologias da comunicação e informação na educação e na gestão universitária: uma parceria entre a UFAPE e a UPE", publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 01 de junho de 2020, vindo a se configurar como a primeira assinada pela Reitoria da UFAPE.

A cooperação objetiva: a) Desenvolver ou qualificar sistemas voltados para o ensino, pesquisa, extensão e gestão no contexto universitário; b) Desenvolver jogos digitais com foco no ensino de conteúdos curriculares para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e na perspectiva da iniciativa “Games for Change”; c) Viabilizar o Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais como um espaço de formação inicial de estudantes da UPE. A vigência é de 34 (trinta e quatro) meses, contados a partir de sua publicação no DOU.

Na reunião, além de contextualizar os presentes acerca da cooperação e seus objetivos, os professores envolvidas da UFAPE e da UPE apresentaram as soluções desenvolvidas ou em desenvolvimento, passando a palavra para os estudantes apresentarem a solução recém-finalizada, intitulada Solicita 2.0, que além de diversas melhorias na plataforma, implementou funcionalidade para solicitação de fichas catalográficas por parte das bibliotecas de ambas as universidades.

O Solicita teve sua primeira versão desenvolvida pela Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo posteriormente continuada e mantida pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE para atender demandas do setor da Escolaridade (atual DRCA).

Prestigiaram a apresentação a Reitoria da UFAPE e da UPE, por meio de seus vice-reitores, a assessora de gestão da UFAPE, o pró-reitor de graduação da UPE, a diretora do Campus da UPE Garanhuns, a diretora do DRCA da UFAPE, além dos professores, estudantes e bibliotecários(as) envolvidos(as) nas atividades.