2° Congresso Regional de Zootecnia é consolidado como um dos mais importantes na área de produção animal no Nordeste

Enviado por ufape em Qui, 07/07/2022 - 21:00

Entre os dias 29 de junho e 01 de julho de 2022, o curso de Zootecnia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE realizou o 2° Congresso Regional de Zootecnia. Com público de 300 pessoas, o tema principal do evento foi “A Zootecnia e seu papel na organização e inovação da cadeia produtiva”, embasando os simpósios e minicursos, trazendo à discussão a importância do papel do zootecnista para a sociedade.

O 2° Congresso Regional de Zootecnia foi organizado com objetivo de discutir a reprodução e o melhoramento genético animal, a produção e a nutrição animal e a tecnologia de produtos de origem animal, temas abrangentes e que refletem um campo amplo e diverso no qual o zootecnista pode atuar, sendo isso lhe permitido e garantido por ser um profissional que possui habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação.

Zootecnistas de empresas privadas e públicas, institutos de pesquisas e docentes de universidades estaduais e federais de diversas partes do país integraram a equipe de palestrantes e instrutores de cursos. Assim como os palestrantes, os congressistas presentes também compuseram um público misto de diversos estados do Nordeste, como Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Fortaleza, Paraíba, Sergipe e Bahia.

Na sessão científica, 128 trabalhos foram submetidos, dos quais, 104 foram aprovados e apresentados no formato de pôsteres durante o evento. Três trabalhos foram premiados, são eles: 1° lugar: Efeito da fibra antioxidante natural da farinha de casca de coproduto vitivinícola com diferentes concentrações sobre análise sensorial de hambúrguer, da equipe de pesquisadores da UNIVASF; 2° Lugar: Inclusão de aditivo simbiótico em diferentes fases sobre a qualidade dos ovos de poedeiras com 90 semanas de idade, do grupo de pesquisa do PPGZ/UFRPE; e 3° Lugar: Eficiência da quantificação de proteínas totais como método indireto na avaliação do colostro de fêmeas asininas do ecótipo Nordestino, da equipe de pesquisadores do PPGCAP/UFAPE. O 1° e 2° lugar ganharam inscrição no XVI Congresso Regional de Produção Animal, que acontecerá em Fortaleza, de 30/11 a 02/12/2022.

Na programação, a partir desta edição, o evento passou a contar com a Sala da Inovação e Empreendedorismo na Produção Animal, organizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da UFAPE (NITE/UFAPE). Na ocasião, em formato de painel, foi abordado o tema o futuro da produção animal aplicado no presente: visão do SFR - Holanda e perspectivas de inovação. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com o tema "Inovação e empreendedorismo na Zootecnia: Habilidades e competências dos profissionais do futuro", que contou com debatedores do Sebrae Garanhuns, da startup Agrestech do núcleo de inovação da UFAPE, profissionais da área, estudantes e professores.

O evento contou com apoio do conselho de classe e da associação de Zootecnistas, além do grande apoio do Sebrae Garanhuns e de várias empresas regionais de atuação na área de produção animal, do ramo alimentício, de bebidas, e de serviços.

"Fazemos um balanço muito positivo sobre o 2° Congresso Regional de Zootecnia. Tivemos uma interação muito significativa e importante entre estudantes de graduação, pós-graduação, ensino médio e técnico e profissionais de diversas áreas, discutindo e apresentando a importância da Zootecnia para organização da cadeia produtiva. Desta forma, esta segunda edição já deixa uma expectativa muito boa para sua 3ª edição em 2024", afirma o presidente da comissão organizadora, prof. Danilo Cavalcante.