Comissão acadêmica da UFAPE inicia suas atividades

Enviado por ufape em Sáb, 20/06/2020 - 21:00

No final do mês de maio e primeira semana de junho de 2020, a Comissão Acadêmica da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), realizou três reuniões no intuito de analisar e propor soluções legais, técnicas e pedagógicas para a Administração Superior com vistas ao retorno das atividades acadêmicas no âmbito da Universidade.

A comissão é composta por representantes da Coordenação Geral dos Cursos, das coordenações de todos os Cursos de Graduação da UFAPE, além da seção de Apoio Pedagógico e da Comissão de Ensino. Esta comissão tem, por meio da Portaria nº 19 de 15 de maio de 2020, as seguintes atribuições:

I – Analisar e propor estratégias acadêmicas que se adequem à realidade da UFAPE para o ensino de graduação em virtude da pandemia de COVID-19.
II – Realizar a sistematização das ações pedagógicas a partir das propostas elaboradas pelas Coordenações e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos Cursos de Graduação.
III – Assessoramento para a reprogramação das atividades acadêmicas e auxílio no desenho educacional dessas atividades, considerando a necessidade de distanciamento social na utilização dos espaços físicos da UFAPE.

Desde então, visando cumprir suas atribuições, desde a sua nomeação, em reuniões semanais, esta comissão vem analisando leis, decretos e medidas provisórias sancionadas pela Presidência da República, Ministério da Educação e pareceres do Conselho Nacional de Educação que tratam das ações tomadas durante a Pandemia, além de outros documentos como decisões da ANDIFES, portarias, editais e orientações de outras Universidades Públicas sobre o Ensino Emergencial Remoto, entre outros.

Além dos estudos, foi realizada consulta à comunidade acadêmica (docentes e discentes) para conhecer a real situação dos mesmos quanto à pandemia e seus efeitos, sobre a velocidade / qualidade de acesso à internet, a possibilidade de realização de atividades remotas, entre outras. Estas consultas, e outras, vem subsidiando as proposições da comissão.

Ademais, acrescentamos que os membros da Comissão têm participado de palestras e congressos online que abordam o Ensino Emergencial Remoto visando aprofundar suas reflexões sobre a temática.

Sendo assim, esta comissão tem trabalhado de forma a encontrar soluções que se adequem melhor ao perfil da nossa universidade.

Anexo a esta nota, segue a portaria com o nome de todos integrantes da referida comissão.