Imunização e COVID-19

Enviado por ufape em Qui, 10/06/2021 - 21:00
 
Neste último dia 09 de junho foi comemorado o dia Nacional da Imunização. Foi através do Programa Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973, que o Brasil conseguiu a redução e o controle de diversas doenças imunopreveníveis, por isso a importância de mantermos as vacinas em dia.
 
Em meio a esta grande pandemia da COVID-19, as vacinas se tornaram a esperança por dias melhores. Nos dias de hoje, principalmente, vacinar-se é um ato de responsabilidade social, pois é a imunização coletiva que mantém toda a população protegida.
 
No momento, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza três tipos de vacinas contra a COVID-19, são elas:
  1. CoronaVac – vacina do Butantan, contém vírus inativado (morto) a partir de uma técnica tradicional e utilizada há anos. Ao ser injetada no organismo induz uma resposta imunológica, não sendo capaz de causar a doença;
  2. AstraZeneca – foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e no Brasil é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Utilização de um vetor viral, o adenovírus, presente em chimpanzés, e geneticamente modificado; incapaz de provocar a doença; 
  3. Pfizer – da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech. Utiliza técnica moderna baseada na molécula do RNA mensageiro, que dá as instruções para o organismo se proteger contra o vírus.
Fique atento às informações da sua cidade e não perca a chance de se vacinar. Vacina é vida!
 
Fonte: Ministério da Saúde https://www.gov.br/saude/pt-br 
 
Núcleo de Assistência e Promoção à Saúde
UFAPE