Outubro Rosa

Enviado por ufape em Dom, 03/10/2021 - 21:00

Neste mês de outubro a campanha “Outubro Rosa” destaca a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. No Brasil, o câncer de mama ocupa o primeiro lugar em mortalidade por câncer nas mulheres. E ainda, para o Brasil, existe uma estimativa de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou semelhante com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos; e também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Diversos fatores de risco estão relacionados ao câncer de mama, são eles: •

• Obesidade e sobrepeso;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes;
  • Primeira menstruação antes dos 12 anos;
  • Não ter tido filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Menopausa após os 55 anos;
  • Ter feito uso de contraceptivos orais por tempo prolongado;
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos;
  • História familiar de câncer de mama ou de ovário;
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostraram que, no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama (13,1%) tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. Por isso é tão importante o estímulo aos hábitos saudáveis de vida.

Mulher procure o Posto de Saúde, Centro ou Ambulatório mais próximo para ser atendida por um profissional capacitado para realização do exame clínico das mamas anualmente, e realização da mamografia (mulheres de 50 a 69 anos) no mínimo a cada dois anos. Cuide-se! E não deixe de procurar o serviço de saúde!

Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE
Núcleo de Assistência e Promoção à Saúde