Conselho Superior da UFAPE aprova retorno às aulas presenciais a partir de fevereiro

Enviado por ufape em Qui, 25/11/2021 - 21:00

O Conselho Superior Pro Tempore da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) esteve reunido extraordinariamente nesta última quinta-feira (25/11), a fim de discutir/avaliar o contexto pandêmico e deliberar acerca da possibilidade de avanço das atividades didático-pedagógicas na UFAPE, para a fase 3 (nível D).

A discussão teve como base as fases/níveis de flexibilização da Resolução CEPE/UFRPE Nº 245, que dispõe sobre a regulamentação, em caráter emergencial e provisório para o momento de pandemia, com relação aos cursos de graduação.

Objetivamente, avançar para fase 3 (nível D) significa dizer que as atividades didático-pedagógicas de ordem teórica e prática devem acontecer de forma presencial. Após amplas reflexões, o pleno do Conselho, por unanimidade, aprovou que o avanço seja realizado. Deste modo, a UFAPE deverá retomar as aulas presenciais a partir de fevereiro do próximo ano.

O Reitor da UFAPE, professor Airon Melo, explica o que irá acontecer após essa deliberação do Conselho. “A partir de agora, a Comissão Acadêmica da UFAPE, que é composta por docentes (graduação e pós-graduação), técnicos-administrativos e discentes, trabalhará uma proposta que vise estabelecer condições e normas para a retomada das atividades letivas presenciais”, esclarece.

Ainda de acordo com o Reitor, esse documento – que deverá ser construído coletivamente – até ser aprovado pelos Conselhos da UFAPE, deverá receber colaboração da comunidade acadêmica. “Uma vez finalizada a versão preliminar do documento (proposta de retomada das atividades didático-pedagógicas presenciais na UFAPE), este será disponibilizado para comunidade universitária, a fim de que ela possa contribuir. Em seguida, a proposta será apreciada e deliberada pelos Conselhos (Superior / Pesquisa, Ensino e Extensão)”, pontua o dirigente da UFAPE.