Informativo sobre o Edital FACEPE Nº 02/2022 de Credenciamento de Lócus de Inovação

Enviado por ufape em Ter, 08/02/2022 - 21:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), junto ao Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) vem, por meio deste, fazer uma consulta pública à comunidade científica da UFAPE. Os interessados em participar do Edital FACEPE Nº 02/2022 - Credenciamento de Ambientes para Inovação em Pernambuco - Lócus de Inovação 2022, devem encaminhar e-mail para prppgi@ufape.edu.br, com cópia para nite@ufape.edu.br, até o dia 14 de fevereiro, às 14 horas, com as seguintes informações: nome do coordenador da proposta, região de desenvolvimento, setor econômico, tema de aderência e aliança estratégica. Abaixo seguem algumas informações sobre os  itens que devem ser enviados. Outras informações pertinentes para elaboração da proposta devem ser consultadas diretamente no referido edital.

- Coordenador da Proposta: É o pesquisador, com título de doutor ou mestre, com vínculo formal com a UFAPE, que será responsável pela apresentação da proposta. Poderá ser o Coordenador da Proposta um representante de alguma instituição parceira, desde que autorizado pelo representante máximo da UFAPE;

- Região de Desenvolvimento: Os ambientes para inovação devem atender preferencialmente, mas não limitado, a uma Região de Desenvolvimento (RD) do estado de Pernambuco. As RDs consideradas nesta chamada serão: Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Central, Agreste Meridional, Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó, Sertão de Itaparica, Sertão Central, Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco;

- Setor Econômico: Os ambientes para inovação devem atender especificamente um setor econômico com aderência territorial à Região de Desenvolvimento (RD) do estado de Pernambuco. Os Setores Econômicos considerados nesta chamada são setores não atendidos na primeira rodada de chamamento público, a saber: Agronegócios, Indústria de Transformação, Tecnologias e setores estratégicos, Tecnologias sociais e Construção civil;

- Tema de Aderência: A proposta deve explicitamente se enquadrar em um dos temas desta chamada, vinculado ao setor econômico escolhido;

- Aliança Estratégica: É o ambiente para inovação que deve ser constituído em formato de parceria com, no mínimo, três instituições. A Aliança Estratégica deve contar com a participação de empresas privadas do setor econômico de interesse do ambiente para inovação.

Esse levantamento se faz necessário em razão do cumprimento do item 5.1.2. do referido edital: “O representante máximo da Instituição Proponente deve indicar um Coordenador da Proposta, por Setor Econômico/Tema e por Região de Desenvolvimento, ou seja, a Instituição Proponente pode indicar mais de um coordenador, contudo para setores econômicos e regiões de desenvolvimento diferentes”.