Informativo seleção BIA 2022-2023

Enviado por Anonymous (não verificado) em Dom, 12/12/2021 - 21:00

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, junto à Diretoria de Práticas de Formação Inicial e Continuada e junto à Coordenação Institucional do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), vêm, por meio deste, divulgar o novo formato estabelecido para submissão de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA).

O objetivo do programa BIA é incentivar a adaptação à vida acadêmica e a inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão de alunos egressos da rede pública de ensino que obtiveram as melhores classificações no ENEM, buscando evitar que, por carência de recursos financeiros, estes alunos abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo.

A seleção de propostas será dividida em duas etapas. A primeira etapa será direcionada aos docentes da UFAPE interessados em participar do programa BIA como tutor/orientador, devendo submeter um projeto de ensino, pesquisa ou extensão às respectivas comissões, com posterior aprovação pelo CONSEPE (projetos ainda vigentes aprovados anteriormente pelo CTA/CONSU também podem participar), com vigência igual ou superior ao período de vigência da bolsa (Abril de 2022 a Março de 2023), bem como um plano de trabalho descrevendo as atividades a serem realizadas pelo bolsista. Os projetos e planos de trabalho que preencherem os requisitos serão cadastrados no banco de projetos BIA, e estarão disponíveis para escolha dos alunos interessados durante a segunda etapa do programa. O cadastro de projetos/planos de trabalho será realizado através do formulário https://forms.gle/gDiWzeqttTtMpUeg8.

A segunda etapa será destinada aos discentes que tenham ingressado em algum dos cursos de graduação da UFAPE no semestre letivo 2021.1. Estarão aptos a concorrer a uma das bolsas BIA, os discentes que tiverem cursado os 03 (três) anos do Ensino Médio em escola pública e não tenham sido admitidos no Ensino Médio por meio de processos seletivos de qualquer natureza (ou equivalente), bem como atendam a outros requisitos a serem divulgados posteriormente no edital específico. Nesta etapa, o discente deverá preencher um formulário com informações pessoais e escolher um dos planos de trabalho previamente cadastrados no programa. O formulário estará disponível para preenchimento no momento da publicação do edital, conforme previsto no cronograma da segunda etapa.