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Projetos de extensão - 2017 | UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
 

Projetos de extensão - 2017

Projetos de extensão aprovados em 2017

Título: Capacitação de recursos humanos das granjas avícolas integradas do agreste meridional pernambucano no correto manejo de composteiras.
Descrição: Dez propriedades produtoras de frangos de corte integradas localizadas no agreste meridional de Pernambuco serão acessadas, por conta da parceria estabelecida com a empresa integradora - 'Granja Vitória', para incentivar os recursos humanos destas granjas a procederem a compostagem como destinação de carcaças de aves mortas durante a produção, assim como, capacitá-los no correto e efetivo uso das composteiras instaladas em seus respectivos terrenos. A equipe de execução do presente projeto procederá aos treinamentos 'in loco' (em cada uma das 10 propriedades) dos tratadores e produtores avícolas e permanecerá assistindo às propriedade até o final de dezembro de 2017, a fim de monitorar tanto os procedimentos executados quanto a qualidade do composto resultante. Ao menos uma palestra, sobre o assunto “compostagem, como destinação de carcaças na avicultura” será agendada em conjunto com a empresa integradora e/ ou Associação de Avicultores de Pernambuco (AVIPE), visando incentivar a adoção desta biotecnologia de destinação de carcaças. Ao final do projeto, um vídeo instrutivo será produzido pela equipe executora e disponibilizado tanto à empresa integradora quanto à AVIPE, visando encorajar a adoção da compostagem pelos produtores como meio de destinação das aves mortas durante a produção.
Coordenador: Almir Chalegre de Freitas

Título: Sistema de orientação estudantil
Descrição: A evasão escolar é, certamente, um dos problemas que atinge muitas instituições no país. As perdas de estudantes que não concluem os cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. Os recursos públicos investidos em um estudante que desiste do curso são desperdiçados pelo problema da evasão escolar, e o país deixa de formar um profissional capacitado. Alguns cursos da UAG possuem um alto número de evasão escolar. Muitos dos alunos poderiam não optar pela desistência se recebessem uma orientação melhor sobre o curso escolhido até mesmo antes de ingressar na universidade. Durante o ano de 2016, foi iniciado um projeto de extensão pioneiro e inovador onde a UAG desenvolveu uma ferramenta própria denominada SIOE (Sistema Integrado de Orientação Estudantil) na qual teve bastante sucesso. Devido a isso, e visando um cenário ainda maior, é que este presente projeto de extensão universitária tem como finalidade expandir o SIOE para outros cursos da unidade, melhorando esta plataforma que atua no ensino médio. O projeto servirá de orientação para os alunos do ensino médio sobre a vida acadêmica numa visão dos próprios alunos dos cursos, professores e corpo técnico, possibilitando assim ao aluno que venha a ingressar na UAG conhecer melhor sobre o curso pretendido. Além de servir de plataforma de orientação sobre a vida acadêmica, a ferramenta servirá de meio de informação atuando nos gargalos educacionais encontrados pelos próprios alunos. Dessa forma, espera-se que o projeto contribua para a inclusão social dos alunos, com dificuldade de aprendizagem, ao ensino superior.  
Coordenador: Romero Luiz Mendonça Sales Filho

Título: Educação sanitária para profilaxia de parasitos zoonóticos em Povoados da Zona Rural de São João, PE
Descrição: O parasitismo em animais domésticos é de grande importância devido às perdas econômicas, bem como, a proximidade homem e animal. Dentre os animais domésticos, os cães, podem ser fontes de infecção e oferecer riscos à saúde humana através da transmissão de parasitos zoonóticos.  Os animais infectados por parasitos zoonóticos como, por exemplo, os helmintos Ancylostoma spp., Toxocara spp. e  o protozoário Giardia spp., ao defecarem  contaminam o solo podendo levar a infecção  por esses parasitos aos humanos. No Brasil, é alta a incidência desses helmintos  em vários estados. Em Pernambuco, análises no município de São João durante o desenvolvimento de projetos de extensão em 2015 e 2016, permitiram o registro de alta incidência de parasitos zoonóticos em fezes de cães  expondo a população humana à infecção.  O presente estudo tem como objetivo dar continuidade  em 2017 aos projetos supracitados, expandindo o trabalho de educação sanitária para os moradores dos povoados Freixeiras, Volta do Rio e Taquari, Zona Rural de São João-PE, para conscientizar os moradores por meio de educação sanitária sobre os riscos de transmissão de parasitos com potencial zoonótico, bem como, enfatizar a importância da adoção de medidas profiláticas contra parasitos intestinais causadores de zoonoses.
Coordenador: Gílcia Aparecida de Carvalho

Título: Frutos no processo de facilitação da aprendizagem significativa para o ensino de botânica.
Descrição: O aprendizado da botânica no ensino fundamental apresenta deficiências e limitações que, em parte, são decorrentes também de características próprias da disciplina. Uma vez que esta área do conhecimento aborda alguns temas abstratos e vias metabólicas relativamente complexas, o que dificulta a exploração desses conteúdos em sala de aula. Objetivando contribuir com estratégias que tornem o ensino de Botânica, atraente e estimulante, este projeto, terá como foco principal os frutos como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa. Acredita-se que com essa contribuição, a estrutura cognitiva do aluno, fique fortalecida e o levará a facilitar a aquisição e a retenção de significados dos novos conhecimentos tendendo a facilitar e promover a aprendizagem significativa. O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Professor Letácio Brito Pessoa-Garanhuns-PE com os alunos da 6º série (sétimo ano) do ensino fundamental. O desenvolvimento metodológico se dará em cinco momentos a seguir: (i) Elaboração do pré-teste com 5 questões abertas; (ii) Introdução do instrumento didático Mapa Conceitual; (iii) Elaboração da sequência didática de ensino; (iii) Visitas técnicas; (iv) Aplicação do pós-teste com as mesmas questões do pré-teste; (v) Realização de uma avaliação final com 10 questões abertas abordando os conteúdos ministrados durante todo processo. 
Coordenador: Josabete Salgueiro Bezerra Carvalho

Título: Meu primeiro robô
Descrição: A dificuldade no aprendizado nas escolas públicas dos municípios brasileiros se torna cada vez mais grave devido ao aluno não possuir novas metodologias e tecnologias que auxiliem nas atividades na escola. O uso da robótica para auxiliar na educação fundamental e de nível médio é cada vez mais aceita no país. Atualmente diversas escolas no Brasil estão inserindo na sua grade curricular o universo da robótica, para que os seus alunos possam trabalhar e desenvolver a criatividade e inteligência. Utilizar a robótica para despertar a criatividade do aluno, fazendo com que o mesmo possa aprender mais e melhor outras disciplinas da grade é o que torna esta atividade muito promissora. Porém esta realidade ainda está muito distante dos alunos do ensino público. Sem o apoio devido do governo e com baixa renda, para estes alunos, o mundo da robótica é apenas um sonho distante. Porém, é possível implantar este universo em qualquer escola pública do país sem a necessidade de se investir muito dinheiro para isto. É possível criar o “meu primeiro robô” apenas com materiais encontrados no nosso cotidiano como plástico, madeira, pilhas elétricas, fios e componentes baratos disponíveis em qualquer estabelecimento de eletrônica.   Usar o mundo da robótica com a criação do “meu primeiro robô” feito de materiais de baixíssimo custo e encontrados no ambiente doméstico, além de despertar da criatividade e lógica dos alunos, propicia a inclusão social deste público, tornando assim este projeto de extensão promissor.  
Coordenador: Thibério Pinho Costa Souza

Título: Assistência técnica ao produtor de subsistência de pequenos ruminantes do Distrito de Miracica, Garanhuns, Pernambuco
Descrição:  Dez propriedades rurais, localizadas no Distrito de Miracica, município de Garanhuns, estado de Pernambuco, nas quais haja produção de subsistência ou pequena produção de caprinos e ovinos, serão assistidas tecnicamente pela equipe de execução do presente projeto de extensão. As propriedades serão visitadas regularmente ao longo de todo ano de 2017 pela equipe executora e a assistência consistirá em aplicação (ou correção) de manejos técnicos voltados para sanidade, reprodução, nutrição e bem estar animal adequados à realidade de cada produção encontrada, visando melhorar a produtividade do pequeno produtor ou produtor de susbsistência, assegurando um retorno mais rentável da atividade pecuária praticada em sua propriedade.  
Coordenador: Elton Roger Alves de Oliveira 

Título: Orientação sobre o manejo nutricional de equinos a criadores na mesorregião do agreste pernambucano 
Descrição: Vivenciamos um momento especial, que novos criadores surgem em nosso pais. Estes animais são destinados a diversas finalidades, como lazer, esporte e competição, o objetivo é sempre produzir animais fortes, versáteis e precoces.  Em 2006 o PIB da equinocultura foi de 7,5 bilhões de reais, conseguindo uma marca histórica em 2015 de 16 bilhões. O agronegócio do cavalo é responsável pela geração de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos, no brasil temos aproximadamente 5,5 milhões de equinos, sendo o maior rebanho de equinos na América latina e o terceiro mundial. Nesse contexto a uma grande importância na produção de alimentos para os mesmos, precisando de um correto e eficiente manejo alimentar, pois, a alimentação dos cavalos, representa cerca de 70% dos custos da criação, caracterizando um dos principais fatores para o sucesso da atividade. O projeto tem o intuito de orientar os produtores quanto a maneira mais simples e eficiente de alimentar seus animais, maneira essa, que supra as exigências nutricionais de cada categoria, levando a uma condição corporal ideal, que diminua os riscos de distúrbios no animal, mostrando ao criador a importância da nutrição para o bom desenvolvimento e a manutenção dos padrões fisiológicos dos equinos, de uma forma mais econômica, diminuindo os custos da alimentação. Será realizada conversas, reuniões, palestras com os criadores e tratadores, se expandido para os eventos equestre da região, tais como vaquejada, provas de tambor, cavalgadas, sobre o tema com intuito de conscientizar os produtores sobre o manejo alimentar correto dos cavalos. 
Coordenador: Gustavo Ferrer Carneiro

Título: Capacitação dos criadores das comunidades quilombolas, município de Garanhuns-PE, para reconhecimento de plantas que causam morte súbita em ruminantes.
Descrição: As intoxicações pela ingestão de plantas tóxicas determinam atualmente grandes perdas econômicas em todo o país, representado anualmente cerca de um milhão de mortes de bovinos. Denominam-se plantas tóxicas todo o vegetal que, introduzido no organismo dos homens ou de animais domésticos, em condições naturais, é capaz de causar danos que se refletem na saúde e vitalidade desses seres. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é identificar nas comunidades quilombolas do município de Garanhuns-PE (Castainho, Estivas, Estrela, Tigre e Timbó), a presença de plantas tóxicas que causam morte súbita, por meio do encontro das mesmas nos pastos onde os ruminantes são manejados, bem como capacitar os criadores no reconhecimento dessas plantas e orientá-los quanto a prevenção da ingestão das mesmas. 
Coordenador: Taciana Rabelo Ramalho Ramos

Título: Concretizar o sonho é possivel: Ensino Superior
Descrição: Apesar das políticas públicas de incentivo ao ingresso de jovens ao ensino superior no Brasil (como PROUNI, FIES, REUNI e SISU) ter melhorado significativamente o número de jovens matriculados em cursos de graduação, a democratização da educação superior ainda esta longe de ser considerada é uma realidade, principalmente quando os jovens em questão são representantes de segmentos sociais historicamente excluídos: indígenas, quilombolas e jovens provenientes de ensino médio público. Assim, faz-se necessária uma ação de consientização e incentivo aos jovens do ensino médio, que pertençam a estes grupos sociais, acerca das formas de acesso à educação superior tanto pública como privada, assim como, divulgação dos programas e bolsas para a permanência do discente no curso até a respectiva colação de grau. O projeto será executado em escolas de ensino médio da rede pública localizadas em territórios indígenas, quilombolas e em zona rural pertencentes ao município de Águas Belas-PE. Ciclos de palestras serão ministrados por discentes da UAG-UFRPE e AESGA, os quais são de origem indígena e estão matriculados regularmente em diferentes cursos de cada instituição, e abordarão tópicos como: experiências pessoais no ingresso e manutenção no ensino superior, áreas de atuaçãos profissional de cada curso e convívio acadêmico (dificuldades, perspectivas).
Coordenador: Tania Alen Coutinho

Título: Capacitação de agricultores familiares do Agreste Meridional de Pernambuco em Práticas Agroecológicas
Descrição: A capacitação em princípios voltados para a agroecologia é uma estratégia fundamental no processo de divulgação e consolidação de práticas que busquem o desenvolvimento rural sustentável. O presente projeto tem como objetivo formar agricultores famliares, técnicos de organizações e discentes da UFRPE/UAG, com a realização de oficinas em diversos municípios do Agreste Meridional de Pernambuco, beneficiando as comunidades onde o mesmo se encontram, para que o conhecimento adquirido possa auxiliar na organização das unidades de produção familiares, de forma a trazer melhorias sócias para as comunidades onde as mesmas se encontram. Também formar e informar os beneficiados acerca da garantia de procedência de alimentos de origem de sistemas agroecológicos implantados em unidades de produção agroecológicas. Com o intuito de possibilitar a melhoria socioeconômica das comunidades atendidas serão abordados temas relacionados a produção animal e vegetal, como também medidas para aproveitamento dos insumos disponíveis nas propriedades, assim possibilitando um sistema de produção com o mínimo de resíduos. Para a comunidade acadêmica a realização de oficinas, possibilitará ampliação e, em alguns momentos, a introdução do conhecimento sobre os sistemas de base agroecológica, além de proporcionar aos participantes a interação com a realidade da agricultura familiar local, o contato dos futuros profissionais das áreas que estarão em contato direto com unidades de produção familiares é de suma importância para o entendimento dos sistemas de produção em todo seu contexto socioeconômico e cultural.  
Coordenador: Luciano Pires de Andrade

Título: Produção de mudas de espécies nativas de importância econômica e ecológica no município de Garanhuns
Descrição: Os Brejos de Altitude Nordestinos são encraves da Mata Atlântica, formando ilhas de floresta úmida em plena região semi-árida cercadas por vegetação de caatinga, tendo uma condição climática bastante atípica com relação à umidade, temperatura e vegetação e com pouco conhecimento sobre sua vegetação e ecologia. A predominância do extrativismo de madeira e de lenha como principal fonte de energia, tanto para as indústrias de gesso como para a população, coloca em risco esse bioma ainda tão pouco conhecido. Por outro lado, este bioma é rico em conhecimento popular tradicional, tanto sobre plantas medicinais fitoterápicas como sobre a cultura alimentar, e pode apontar alternativas para a conservação e o uso sustentável de sua biodiversidade. Diante disso, o projeto propõe o manejo de sementes e  produção de mudas de espécies nativas de importância econômica e ecológica no município de Garanhuns.
Coordenador: Edilma Pereira Gonçalves 

Título: Produção de material didático no ensino e aprendizagem de matemática e ciências: uma experiência interdisciplinar
Descrição:  A presente proposta consiste na elaboração de material didático de matemática e ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. A proposta está estruturada em quatro grandes momentos presenciais, intercalados por atividades a distância. Neste processo, o professor participante estrá envolvido em discussões teóricas e metodológicas, com vistas a ter acesso a uma concepção de material didático que, de fato, der maior significado ao seu trabalho pedagógico e às aprendizagens dos alunos. A proposta culmina com a realização de uma grande oficina onde os professores construirão com seus alunos materiais didáticos voltados para uma aprendizagem rica de significados.
Coordenador: Luciano Cavalcanti do Nascimento

Título: A radionovela como instrumento de sensibilização da população para conservação do bioma Mata Atlântica
Descrição: Este projeto faz parte de um projeto maior desenvolvido pela ONG Econordeste que tem por objetivo desenvolver o Plano de Manejo e ampliar o projeto já existente de Educação Ambiental Inclusiva através da implantação do Jardim Sensorial no Parque Natural Municipal das Nascentes do Mundaú (PNMNM), área da Prefeitura Municipal de  Garanhuns, na perspectiva de que todas as pessoas tenham direito ao acesso ao ambiente natural, despertando a consciência ambiental e a valorização da Mata Atlântica para sua preservação. Sabendo-se que falta de conhecimento da população local da realidade e importância da mata atlântica é que vislumbra-se sensibilizar esta população por meio da rádio e outras mídias, tendo como instrumento a produção de radionovela. A priori, serão produzidos 5 capítulos de radiodramas para compor uma radionovela. Estes capítulos serão protagonizados por artistas da UFRPE escolhidos entre os alunos dos diversos. Serão situações roteirizadas e dialógicas entre personagens fictícios gerando produtos para veiculação em rádio e para disponibilização na web (como webradiodrama)  sobre a importância das florestas para a biodiversidade,  para os recursos hídricos, para o clima, entre outros benefícios  ambientas, com ênfase na Mata Atlântica. Serão produzidos pela  Econordeste em parceria com estudantes da área das agrárias bem  como dos cursos de Pedagogia e de Letras da Universidade Federal  Rural de Pernambuco (UFRPE), além de pesquisadores de áreas.
Coordenador: Lucilene Simões Mattos

Título: Acidentes causados por animais peçonhentos e não peçonhentos no agreste meridional
Descrição:  A partir da constatação das inúmeras ocorrências de acidentes causados em humanos por animais peçonhentos, domésticos e selvagens no agreste meridional de Pernambuco e, principalmente, no município de Garanhuns, mediante a coleta de agravos notificados nas instituições públicas de saúde, tais como, hospitais e secretarias de saúde. Este projeto pretende informar a população às medidas que devem ser adotadas a fim de prevenir contra a ocorrência de tais acidentes, bem como, orientar para os devidos tratamentos quando da ocorrência do referido acidente. Para isso serão realizadas palestras com  a divulgação de material informativo nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Garanhuns com alunos do 8º e 9º ano, que serão multiplicadores das informações recebidas à referida comunidade local, assim como, por meio de panfletos orientar a comunidade nas principais praças da cidade.
Coordenador: Arminda de Fatima Alves da Silva

Título: Implantação de práticas de higiene nos locais de comercialização do queijo coalho das feiras livres da cidade de Garanhuns-PE
Descrição: O comercio informal apresenta inúmeros riscos a saúde da população, sendo uma das causas, a condição higiênico-sanitária dos produtos. A feira livre propicia aos consumidores a compra de produtos lácteos com preços reduzidos e qualidade inferior, na maioria das vezes. A comercialização de alimentos de origem animal, expostos em barracas sem refrigeração proteção contra poeira e insetos pode alterar sua qualidade. Falhas na manipulação do produto durante a venda e corte dos queijos, higienização precária das bancas e utensílios usados pelos feirantes, em contato com outros produtos expostos, podem contaminar o produto.  Neste sentido, este projeto de extensão do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Lácteos e Apícolas (GPLac), visa a melhoria nas condições higiênico-sanitárias dos locais onde são comercializados o queijo coalho artesanal na feira livre do município de Garanhuns-PE, cujo objetivo principal é conscientizar os comerciantes sobre a importância de oferecer aos clientes um produto seguro, livre de qualquer tipo de contaminação, e desenvolver requisitos básicos de higiene de alimentos de origem animal e Boas Práticas de Fabricação (BPF), tendo em vista elevar o padrão de qualidade dos queijos comercializados na feira livre e a prevenção de casos de intoxicação alimentar.  
Coordenador: Pedro Gregorio Vieira Aquino 

Título: Sistemas solares visando melhorias na comunidade quilombola do Imbé - PE
Descrição: A comunidade quilombola do Imbé, está vinculada ao município de Correntes, localizado no estado de Pernambuco. Possui uma associação formal com sede física.   No projeto serão executadas duas ações, de pesquisa e de capacitação. Na ação de pesquisa será desenvolvido e avaliado um desalinizador solar de baixo custo utilizando materiais de fácil acesso. Serão utilizados para o desenvolvimento materiais de baixo custo e/ou reciclados.  Na ação de extensão, serão ministradas capacitações divididas em 6 módulos: 1) Saúde da família; 2) Solarização da água; 3) Desalinizador de água solar de baixo custo; 4) Aquecedor de água solar de baixo; 5) Panela e forno solares de baixo custo e 6) Desidratador solar de alimentos de baixo custo.  Será confeccionada e distribuída para cada participante das capacitações uma apostila ilustrativa de apoio. Também serão construídos todos os dispositivos juntamente com os participantes das capacitações.   Após as capacitações, serão feitos encontros com a comunidade para que se verifiquem dúvidas e possíveis dificuldades encontradas.  
Coordenador: Ricardo Brauer Vigoderis

Título: Produção de Doces e Conservas, na Perspectiva de Geração de Renda na Comunidade de Quilombolas do Imbé, PE
Descrição: Historicamente, as comunidades de remanescentes,de quilombolas, no Brasil, sofrem com escassez de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento desses grupos, seja no âmbito social ou econômico. Geralmente,  são comunidades isoladas dos centros  urbanos, em áreas de difícil acesso  e com infraestrutura precária. A comunidade de quilombolas do Imbé está situada a 17 quilômetros da cidade de Capoeiras,PE em uma região do semiárido. Em um estudo diagnóstico, foi verificado que essa comunidade vive em condições de vulnerabilidade social e econômica necessitando de uma ação de intervenção imediata, que auxilie principalmente na geração de renda para essas famílias.   Assim, esse projeto tem como objetivo capacitar os moradores da comunidade de quilombolas do Imbé, na produção de doces e conservas com intuito de comercialização em feiras e mercados vizinhos.  O projeto será desenvolvido na associação dos moradores do Imbé. Inicialmente serão formadas as turmas para oficinas de higiene pessoal e Boas práticas de fabricação (BPF's). Posteriormente os participantes serão capacitados na elaboração de doces em massa, compotas e na produção de conservas. Em seguida será realizada a oficina de embalagens e apresentação dos produtos. Os participantes também serão treinados em gerenciamento de um pequeno negócio, através de aulas. 
Coordenador: Marilene da Silva Lima

Título: Acompanhamento da gestão de propriedades leiteiras no agreste pernambucano 
Descrição: A presente proposta tem como objetivo acompanhar agricultores familiares na gestão de propriedades rurais de produção leiteira em Pernambuco. O acompanhamento será articulado com atividades de treinamento, palestras e análise de dados das propriedades que permitirão prover uma melhoria da produção de leite e da renda de cada produtor. Este acompanhamento permitirá estabelecer os perfis tecnológicos, mostrar indicadores-referência, zootécnicos e econômicos em propriedades leiteiras de agricultura familiar em Pernambuco, bem como, melhorar a eficiência produtiva, a renda e a qualidade de vida dos produtores atendidos. Serão acompanhados mensalmente, durante um período de 24 meses, de maneira individualizada 20 propriedades rurais produtoras de leite estagiários (graduandos em zootecnia, agronomia e medicina veterinária) e um aluno bolsista de extensão rural que acompanhará as atividades de campo e ações de comunicação e extensão e outros dois alunos (PIBIC e PIC) que terão a função de analisar os dados de custos levantados e fazer considerações onde estão os pontos críticos e o pessoal de campo irá retornar aos produtores com as análises realizadas. O processo de coleta de dados de custo de produção mensal permitirá um diálogo constante com o produtor para a troca de saberes, a assistência individualizada e treinamentos coletivos com o grupo assistido e a comunidade do entorno. Os indicadores técnicos e econômicos observados serão comparados aos benchmarkings já realizados em Minas Gerais, Bahia e no Agreste pernambucano com a mesma metodologia e que permitem averiguar particularidades locais nos diferentes padrões dos níveis de eficiência das propriedades leiteiras da região. 
Coordenador: Profa. Daniela Moreira de Carvalho

Título: Avaliação das competências técnicas - humanistas dos médicos veterinários da cidade de Garanhuns-PE: estratégias e importância da educação continuada.
Descrição: 
Coordenador: Profa. Arminda de Fátima Alves da Silva 

Título: Os quadrinhos em sala de aula e a retextualização
Descrição:  O presente Projeto de Extensão tem o objetivo de inserir, gradualmente, a circulação de Histórias em Quadrinhos(HQ) da Turma da Mônica(TM), nos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas parceiras, para que, no período de cerca de 08 meses, possamos desenvolver atividades de leitura e oralização de quadrinhos, bem como o desenvolvimento de atividades de escritura e retextualização de HQ pelos alunos. O primeiro momento será dedicado à apresentação das características do gênero em amplo aspecto, como a formação dos quadros,o passo a passo da narrativa,os balões,as onomatopeias,etc.;o segundo será composto de leituras individuais pelos alunos, em aula/em casa, de várias HQ com episódios diferenciados, para que se apropriem da funcionalidade das HQ da TM, e da forma como a construção do texto se dá no decorrer das histórias que vão se formando no desenrolar das narrativas;o terceiro é o momento em que as crianças oralizam, contam, discutem e falam, em sala de aula, sobre as HQ lidas, com auxílio e participação do professor e dos colegas; o quarto, será o momento em que, individualmente e/ou em dupla, os discentes vão produzir suas próprias HQ, a partir de HQ da TM que lhes serão apresentadas sem os balões e sem os textos escritos, para que eles possam inventar e construir a HQ da forma que entenderem melhor, de maneira lúdica e arquitetada dentro de uma coesão e coerência narrativas com compreensão significativa; e o quinto, nessa sistemática, serão as retextualizações a partir de outros gêneros escolares.
Coordenador: Prof. Dennys Dikson Marcelino da Silva 

Título: Comemoração do dia do Zootecnista na Unidade acadêmica de Garanhuns 
Descrição: 
Coordenador: Safira Valenca Bispo

Título: Acidentes causados por animais peçonhentos e não peçonhentos no município de Garanhuns-PE.
Descrição: A partir da constatação das inúmeras ocorrências de acidentes causados em humanos por animais peçonhentos, domésticos e selvagens no agreste meridional de Pernambuco e, principalmente, no município de Garanhuns, mediante a coleta de agravos notificados nas instituições públicas de saúde, tais como, hospitais e secretarias de saúde. Este projeto pretende informar a população às medidas que devem ser adotadas a fim de prevenir contra a ocorrência de tais acidentes, bem como, orientar para os devidos tratamentos quando da ocorrência do referido acidente. Para isso serão realizadas palestras com a divulgação de material informativo nas escolas públicas do ensino fundamental do município de Garanhuns com alunos do 8º e 9º ano, que serão multiplicadores das informações recebidas à referida comunidade local, assim como, por meio de panfletos orientar a comunidade nas principais praças da cidade.
Coordenador: Profa. Arminda de Fátima Alves da Silva

Título: História ambiental de Garanhuns e Região
Descrição: 
Coordenador: Marcos Renato Franzosi Mattos

Título: Orientação dos produtores de leite do município de Iati-PE sobre higiene durante a ordenha manual.
Descrição: 
Coordenador: Prof. Rafael Antônio Nascimento Ramos 

Título: Informática e multimídia na educação básica: intensificando a presença de softwares livres com foco educacional no município de Garanhuns-PE.
Descrição: 
Coordenador: Prof. Anderson Fernandes de Alencar

Título: Acompanhamento da Gestão de Propriedades Leiteiras no Agreste Pernambucano
Descrição: 
Coordenador: Daniela Moreira de Carvalho

Título: Horta recreativa no desafio jovem trindade como ferramenta de interação social dos internos 
Descrição: 
Coordenador: Profa. Gilmara Mabel Santos

Título: Conselhos municipais de Garanhuns -PE: ima intervenção técnica, pedagógica e documental.
Descrição: 
Coordenador: Prof. Anderson Fernandes de Alencar 

Título: Veterinária no Parque
Descrição: 
Coordenador: Profa. Tania Alen Coutinho

Título: III Encontro De Ciência E Tecnologia De Alimentos
Descrição: 
Coordenador: Daniele Silva Ribeiro

Título: Imersão tecnológica em desenvolvimento de aplicativos digitais.
Descrição: 
Coordenador: Prof. Sérgio Franscisco Tavares de Oliveira Mendonça 

Título: Ativação do laboratório de ciências biológic as, físicas e químicas da Escola Estadual "João Rodrigues Cardoso" - Águas Belas -PE.
Descrição: 
Coordenador: Profa. Tania Alen Coutinho 

Título: Escola no Campus: refletindo sobre a escolha da profissão.
Descrição: 
Coordenador: Profa. Luiza Cristina P. de Araújo

Título: Colóquio Arte e Suas Linguagens na Pedagogia
Descrição: 
Coordenador: Fernando Antonio GonÇalves de Azevedo

Título: Upgrade IT
Descrição: 
Coordenador: Prof. Alixandre Thiago Ferreira Santana

Título: BCC saiba mais
Descrição: 
Coordenador: Prof. Alixandre Thiago Ferreira Santana 

Título: Identificação das necessidades de infraestrutura da tecnologia de hiperconvergência
Descrição:  O presente projeto visa a identificação das necessidades para a introdução da tecnologia de hiperconvergencia para os clientes da organização.
Coordenador: Prof. Assuero Fonseca Ximenes 

Título: VII Encontro de Medicina Veterinária do Agreste Pernambucano - VII EMVAPE 
Descrição: 
Coordenador: Prof. Almir Chalegre de Freitas

Título: II Encontro de Integração no PET -SAÚDE/ GRADUASUS da UFRPE
Descrição: 
Coordenador: Prof. Rafael Antônio Nascimento Ramos

Título: Promovendo inclusão digital pelas escolas de ensino médio da Águas Belas -PE
Descrição: 
Coordenador: Prof. Anderson Fernandes de Alencar

Título: Semana Acadêmica de Empreendedorismo de Especialidades Veterinárias
Descrição: 
Coordenador: Prof. Matheus Dhein Dill 

Título: Encontro de Educação Física de Garanhuns 
Descrição: O Encontro de Educação Física de Garanhuns propõe-se a realizar um momento de reflexão e debate, com estudantes e profissionais, sobre Educação e Educação Física, abordando temas relevantes e atuais, visando a melhoria da Prática Pedagógica Docente e atualização profissional nas áreas contempladas.
Coordenador: Profa. Catarina da Silva Souza

Título: Encontro prático de extensão veterinária
Descrição: 
Coordenador: Matheus Dhein Dill

Título: Fundamentos da matemática elementar.
Descrição: 
Coordenador: Prof. Gersonilo Oliveira da Silva 

Título: Curso de introdução ao cálculo diferencial e integral (II)
Descrição: 
Coordenador: Prof. Gersonilo Oliveira da Silva

Título: Curso de línguas: português instrumental e inglês instrumental.
Descrição: 
Coordenador: Profa. Juliane da Silva Barros

Título: Homenagem a Rafael Columbi e Marcos Freitas 
Descrição: 
Coordenador: Profa. Márcia Felix

Título: III Colóquio de Educação matemática: tema - Ciclo Hermenêutico-dialético e sequência didática interativa : uma abordagem no ensino e na pesquisa em matemática e ciências
Descrição: 
Coordenador: Prof. Luciano Cavalcanti do Nascimento