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Projetos de extensão - 2015 | UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
 

Projetos de extensão - 2015

Título: Conscientização dos profissionais da atenção básica sobre a atuação do médico veterinário na saúde coletiva no município de Garanhuns-PE
Descrição: Considerando-se que as zoonoses representam 75% das doenças infecciosas emergentes no mundo; 60% dos patógenos humanos são zoonóticos e 80% dos patógenos que podem ser usados em bioterrorismo são de origem animal, é de suma importância a atuação do médico veterinário em saúde pública. O Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica criou em 2008 os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. A atuação e inserção do médico veterinário no NASF de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) contribuiu para somar forças aos programas de saúde já instituídos, ampliando seu nível de abrangência. Desta forma este projeto justifica-se para a conscientização dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica do município de Garanhuns-PE, sobre a importância do médico veterinário como componente do NASF e o seu papel na equipe multidisciplinar. O projeto será desenvolvido em três etapas: 1ª etapa: contato inicial e explanação dos objetivos na coordenação da Atenção Básica; 2ª etapa: ações nas UBSs com palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo e 3ª etapa: avaliação através da aplicação de questionário.
Coordenador(a): Daniel Friguglietti Brandespim

Título: Inclusão digital para a terceira idade 
Descrição: O projeto de inclusão digital para a Terceira Idade é um curso destinado às pessoas da 3ª Idade, que são indivíduos a partir de 60 anos de idade, residentes em Garanhuns ou cidades em seu contorno, com a intenção de possibilitar aos seus participantes o contato não apenas com o uso da tecnologia, mas também com o ambiente universitário , além da convivência com pessoas da mesma faixa de idade e de outras gerações. Além de permitir a inclusão digital como um fator de inclusão social, outro objetivo é analisar as metodologias que permitam uma maior facilidade de aprendizagem, onde serão elaboradas aulas que tornem o aprendizado mais apropriado a esse grupo.O local da ação será o laboratório de informática da UAG/UFRPE.
Coordenador(a): Assuero Fonseca Ximenes 

Título: CONHECENDO OS ANIMAIS: Primeiros passos para a conservação da fauna silvestre
educação em saúde para prevenção contra parasitos intestinais zoonóticos de cães em São João – PE
Descrição: O projeto intitulado “CONHECENDO OS ANIMAIS: PRIMEIROS PASSOS PARA A CONSERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE” tem como objetivo apresentar para estudantes do nível fundamental de escolas da zona urbana do município de Garanhuns-PE algumas espécies de animais silvestres através de imagens, vídeos e do acervo zoológico pertencente ao Laboratório de Ensino de Zoologia (LABEZoo) localizado na UFRPE/UAG. Além disto, o projeto objetiva conscientizar os estudantes em relação à conservação do meio ambiente e consequentemente a conservação da fauna silvestre tornando possível uma visão sistêmica sobre as ações antrópicas em relação ao meio ambiente e suas consequências atuais e futuras. O projeto tem o intuito de mostrar quais ações podem interferir direto ou indiretamente na permanência das espécies silvestres no planeta e ao mesmo tempo apresentar alternativas para a conservação da fauna silvestre.
Coordenador(a): Wallace Rodrigues Telino Júnior

Título: Educação em saúde para prevenção contra parasitos intestinais zoonóticos de cães em São João - PE
Descrição: Os cães podem ser acometidos por parasitos zoonóticosque causam sérios problemas de saúde pública. Os cães infectados por parasitos gastrintestinais eliminam ovos e larvas de parasitos no ambiente podendo contaminar o homem. As vias públicas, praças, parques infantis, jardins, caixas de areia em parques ou escolas são os locais de maior risco de infecção humana, em especial as crianças por realizarem atividades de lazer nestes locais. Se os animais infectados por parasitos zoonóticos como, por exemplo, Ancylostoma spp. e Toxocara spp., defecarem nestes locais, pode ocorrer a contaminação do solo, proporcionando a infecção dos humanos por meio desses parasitos. No Brasil, é alta a incidência de Ancylostoma spp. e Toxocara spp. em praças públicas de municípios situados em vários estados. No estado de Pernambuco, análises nas cidades de Garanhuns e São João durante o desenvolvimento de projetos de extensão em 2012, 2013 e 2014, permitiram o registro de alta incidência de parasitos zoonóticos em fezes de cães depositadas em locais públicos dessas  cidades expondo a população humana à infecção. O presente estudo tem o objetivo de dar continuidade aos projetos supracitados em 2015 expandindo o trabalho de conscientização para a população de bairros não estudados da cidade de São João-PE, por meio de educação sanitária, quanto aos riscos de transmissão de parasitos gastrintestinais, bem como, enfatizar a importância da adoção de medidas preventivas contra parasitos intestinais causadores de zoonoses.
Coordenador(a): Gílcia Aparecida de Carvalho

Título: VIDA DE INSETOS: conhecimento contextualizado e interativo para os alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Capoeiras, Pernambuco
Descrição: O maravilhoso mundo dos insetos vem por longa data despertando o interesse dos homens. Essa atração se torna mais eficiente e prazerosa quando começa mais cedo e com uma didática que associa estudo e lazer. Com esse propósito o projeto: “vida de insetos: conhecimento contextualizado e interativo para os alunos do ensino fundamental das escolas municipais de capoeiras, Pernambuco” visa mostrar a importância dos insetos para o equilíbrio biológico, estendendo o conhecimento para além das salas de aulas com a visita ao Laboratório de Ensino de Zoologia (LABEZoo) da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns, com o intuito de melhorar o interesse do aluno em sala de aula e, principalmente, despertar o gosto pelo estudo e preservação dos insetos.  Incentivando o indivíduo a ter uma consciência crítica em relação às problemáticas ambientais.
Coordenador(a): Wallace Rodrigues Telino Júnior

Título: Acompanhamento da gestão de propriedades leiteiras no Agreste Pernambucano
Descrição:A presente proposta tem como objetivo acompanhar agricultores familiares na gestão de propriedades rurais de produção leiteira em Pernambuco. O acompanhamento será articulado com atividades de treinamento, palestras e análise de dados das propriedades que permitirão prover uma melhoria da produção de leite e da renda de cada produtor. Este acompanhamento permitirá estabelecer os perfis tecnológicos, mostrar indicadores-referência, zootécnicos e econômicos em propriedades leiteiras de agricultura familiar em Pernambuco, bem como, melhorar a eficiência produtiva, a renda e a qualidade de vida dos produtores atendidos. Serão acompanhados mensalmente, durante um período de 24 meses, de maneira individualizada 20 propriedades rurais produtoras de leite estagiários (graduandos em zootecnia, agronomia e medicina veterinária) e um aluno bolsista de extensão rural que acompanhará as atividades de campo e ações de comunicação e extensão e outros dois alunos (PIBIC e PIC) que terão a função de analisar os dados de custos levantados e fazer considerações onde estão os pontos críticos e o pessoal de campo irá retornar aos produtores com as análises realizadas. O processo de coleta de dados de custo de produção mensal permitirá um diálogo constante com o produtor para a troca de saberes, a assistência individualizada e treinamentos coletivos com o grupo assistido e a comunidade do entorno. Os indicadores técnicos e econômicos observados serão comparados aos benchmarkings já realizados em Minas Gerais, Bahia e no Agreste pernambucano com a mesma metodologia e que permitem averiguar particularidades locais nos diferentes padrões dos níveis de eficiência das propriedades leiteiras da região. 
Coordenador(a): Daniela Moreira de Carvalho

Título: Orientações sobre os riscos da “automedicação” em cães e gatos no município de Garanhuns-PE
Descrição: Nos últimos anos a população humana tem aumentado consideravelmente e com isso tem ocorrido um aumento de animais domiciliados. Esse crescimento tem refletido na industria farmacêutica com um aumento na venda de fármacos diretamente ao tutor sem a devida orientação de um Médico Veterinário. Estes fatores estão contribuindo com o aumento dos casos de animais intoxicados por fármacos fornecidos por seus tutores muitas vezes de maneira errônea trazendo desequilíbrios fisiológicos ao seu animal. O projeto intitulado  'Orientações sobre os riscos da “automedicação” em cães e gatos' será dividido em três etapas, sendo a primeira visando a coleta de dados a partir da aplicação de questionários a população garanhuense para verificar o nível de conhecimento da população acerca do tema, a segunda será a analise dos dados obtidos que servirão de subsídios para a elaboração do material informativo, a terceira etapa visa conscientizar o maior número de pessoas possível no município de Garanhuns-PE quanto ao risco de intoxicação por fármacos em cães e gatos, tal conscientização será baseada na informação ao público na forma de folders e palestras ministradas aos estudantes das ciências agrárias (Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia) assim como alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas do município.
Coordenador(a): Mácio Farias de Moura

Título: Hortas Orgânicas em Escolas Públicas de Garanhuns
Descrição: As hortaliças, folhosas (alface, couve), frutos (tomate, vagem), flores (couve-flor, brócolis), raízes (cenoura, beterraba), são alimentos muito importantes para a alimentação humana, pois são ricas em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. A produção orgânica ou agroecológica destes produtos é de extrema importância para garantir a segurança alimentar, além de permitir a conservação do ambiente pela redução de produtos químicos lançados no meio. A implantação de hortas agroecológicas nas escolas públicas de Garanhuns torna-se importante, uma vez que não existem projetos com esta finalidade de incentivar e ensinar tanto as crianças como professores como trabalhar o solo e os recursos naturais sem degradar o ambiente agrícola. Este projeto tem como objetivo difundir técnicas de produção nas escolas publica de Garanhuns com a implantação de hortas agroecológicas. As escolas serão visitadas e feito a conscientização da relevância desta atividade onde serão produzidas as hortaliças e as mesmas utilizadas na confecção da merenda escolar.
Coordenador(a): Mácio Farias de Moura

Título: É mesmo possível ver uma célula? – Novas Aplicações práticas na escola
Descrição: As novas descobertas científicas chegam rapidamente ao conhecimento da população através da mídia. A manipulação de células em laboratório já é prática corriqueira, apesar disso, nem todos os indivíduos compreendem o conceito de uma célula e seu metabolismo. As aplicações desse conhecimento para o cotidiano são inúmeras: decidir que alimentos serão consumidos para manter a saúde; compreender a necessidade da medicação prescrita e seguir o tratamento; entender as modificações que podem ocorrer nas células que levam ao câncer e utilizar métodos para evitar; discernir sobre benefícios e malefícios de novas tecnologias como uso de transgênicos e células tronco, entre outras. Os estudantes de Ensino Médio, segundo PCN, precisam de uma formação geral que promova a capacidade de pesquisar informações, analisá-las e selecioná-las. As práticas de laboratório são pouco frequentes nas aulas, sendo uma das formas eficazes de estimular a curiosidade dos estudantes. Os professores da maioria das escolas enfrentam algumas dificuldades para preparar aulas mais elaboradas como carga horária elevada e falta de estrutura física adequada. Nesse contexto, o objetivo deste projeto de extensão é colaborar com professores de Biologia do Ensino Médio na organização de práticas que utilizem materiais alternativos e que tornem a construção do conhecimento pelos estudantes mais dinâmica e participativa. A metodologia consiste em elaboração de cinco práticas laboratoriais para aplicação em aulas do primeiro ano em escola de Ensino Médio da cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Antes e após as aulas serão aplicados questionários para a avaliação das metodologias e conteúdos aplicados.
Coordenador(a): Daiane Felberg Antunes Galvão

Título: Educação em saúde para prevenção da brucelose humana nos matadouros de Bom Conselho, Brejão, Capoeiras, Garanhuns e Lagoa do Ouro
Descrição: Promover ações de educação em saúde para prevenção de brucelose humana nos matadouros de Bom Conselho, Brejão, Capoeiras, Garanhuns e Lagoa do Ouro
Coordenador(a): Cláudio Galvão de Souza Júnior

Título: Conhecendo a genética: atividades práticas para alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas de Garanhuns-PE (Cópia) 13-11-2014
Descrição: Esse projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de raciocínio no que diz respeito a formação de conceitos do estudo da genealogia, por meio de atividades práticas, didático pedagógicas, onde o aluno participará diretamente das atividades associando a prática e teoria com situações cotidianas. A partir de observações quanto a dificuldade apresentada dos alunos ingressantes na Unidade Acadêmica de Garanhuns, no que diz respeito aos assuntos vinculados a genética, tornou-se necessário um maior reforço nos assuntos base da genealogia ministrados no ensino médio, preparando os futuros ingressantes para a vida acadêmica. 
Coordenador(a): Cláudio Galvão de Souza Júnior

Título: Avaliação do potencial energético do biogás oriundo da manipueira proveniente de casas de farinha
Descrição: A manipueira é um potente agente poluidor gerado pelo resíduo do processo das casas de farinha. Este efluente gerado chega a ser dezenas de vezes superior ao esgoto doméstico, poluindo os córregos hídricos e lençóis freáticos. O aproveitamento deste resíduo tem como principais obstáculos, a própria desorganização dos produtores/processadores de mandioca, a inexistência de estruturas de aproveitamento, o enorme volume gerado de manipueira e o próprio desconhecimento sobre o seu potencial de uso. É comum que este resíduo ser jogado diretamente nos corpos d´agua e no próprio ambiente circundante, formando enormes lagos. Por outro lado, a manipueira pode ser usada como fonte energética para as comunidades locais geradoras desse passivo ambiental, através do seu uso para produção de biogás, dentre várias outras utilidades. Este projeto tem como principal função, fazer o levantamento da capacidade energética do biogás proveniente da manipueira como fonte energética para atender as comunidades locais.
Coordenador(a): Jorge Vinícius Fernandes Lima Cavalcanti

Título: Avaliação do conhecimento e conscientização sobre a toxoplasmose em escolas de Garanhuns - PE 
Descrição: Dentre as doenças zoonóticas que acometem os felinos encontra-se a toxoplasmose que tem como agente etiológico o coccídeo Toxoplasma gondii, o qual utiliza os felinos como hospedeiros definitivos. O gato libera oocistos no ambiente podendo transmitir o parasito para aves e diversos mamíferos, inclusive o homem, tornando-os também hospedeiros intermediários. Sabe–se que no Brasil a incidência de toxoplasmose na população humana é alta, com grande relevância à saúde pública e saúde animal, pois a doença gera grandes perdas econômicas. É cosmopolita e fatores como condições socioeconômicas, climáticas e hábitos alimentares são importantes para a disseminação do T. gondii. Também é importante salientar, que muitas vezes por falta de conhecimento sobre a doença, o diagnóstico é tardio e o início do controle junto a população também. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento de discentes, docentes e funcionários de escolas públicas e particulares de Garanhuns – PE sobre a toxoplasmose, bem como, desenvolver atividades educativas sobre o T. gondii junto às comunidades escolares, para esclarecer a população sobre os riscos e formas de transmissão do parasito. E enfatizar também a importância da adoção de medidas preventivas contra a disseminação do parasito e desmistificar a informação falsa de que quem tem um gato, contrai toxoplasmose e, consequentemente diminuir o abandono do felino por este motivo.
Coordenador(a): Gílcia Aparecida de Carvalho

Título: Sistemas de cultivo de gergelim (Sesamum indicum L.) para atender produtores rurais e atividades alimentícias 
Descrição: 
Coordenador(a): Jeandson Silva Viana

Título: Programa de orientação sobre a segurança alimentar em relação ao consumo do leite nas escolas do ensino fundamental da cidade de Garanhuns-PE
Descrição: O leite é um dos pilares da alimentação infantil por ser rico em proteínas, carboidratos e minerais. Apesar de proibido, a venda de leite cru é um habito comum e constante no país, o que traz riscos à saúde dos consumidores devido à grande quantidade de irregularidades na sua produção, transporte, venda e armazenamento. Mesmo sendo pasteurizado, o leite está sujeito a fraudes e a má conservação que o tornaria improprio para o consumo humano. Diante de tais fatos o diagnóstico e a sensibilização em torno do consumo de leite é de fundamental importância, e para isso o trabalho com crianças, envolvendo atividades lúdicas, com as merendeiras e responsáveis pela aquisição do produto a apresentação de palestras visando também as boas práticas de manipulação de alimentos, além de avaliar o impacto gerado sobre os mesmos após as apresentações. Dessa forma, pretende-se passar o conhecimento para os grupos trabalhados diminuindo assim os riscos à saúde em função do consumo do leite alterado.
Coordenador(a): Marcos Pinheiro Franque

Título: Dia do leite em Garanhuns – PE
Descrição: No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia onde diversos países já se comemorava o Dia do Leite, em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas ao incentivo ao consumo pelas crianças: muitas delas ocorrem nas salas de aulas, nos quais são apresentadas às crianças os benefícios do consumo de lácteos em diferentes fases da vida e sua importância. Desde o nascimento o leite faz parte da alimentação de qualquer pessoa. Até os seis meses de vida o leite materno, e só, ele é suficiente para fazer o bebê engordar e crescer rapidamente. A falta do leite para o organismo pode acarretar prejuízos, principalmente relacionados à formação dos ossos. As indústrias de derivados lácteos sabem disso e criam formas diversas de inserir o leite na alimentação das pessoas. Com recursos tecnológicos modificam, inventam e reinventam o leite que acabam conquistando o consumidor. Este projeto de extensão tem como objetivo implantar o Programa Beba + Leite Garanhuns: da Indústria à Mesa, em comemoração ao Dia Mundial do Leite dentro da UFRPE/UAG e a nível municipal com a divulgação estratégica sobre a importância tecnológica da produção do leite para a região e, sobretudo, a necessidade da população de alimentar-se com leite e derivados.
Coordenador(a): Daniele Silva Ribeiro

Título: Projeto Carroceiro no Agreste Meridional de Pernambuco
Descrição: Os equídeos de tração sempre tiveram um papel de extrema importância no desenvolvimento das civilizações. A maioria desses animais é utilizada como ferramenta indispensável para a realização de diversos trabalhos que exigem, na maioria das vezes, esforço além de seus limites. Devido ao desconhecimento sobre manejo e bem-estar de equídeos de tração, os animais são submetidos a condições desfavoráveis. Além disso, devido ao baixo nível socioeconômico de seus proprietários, o que impede o acesso à assistência veterinária, tanto do ponto de vista de saúde animal quanto em relação ao manejo e nutrição dos animais, são acarretados graves problemas ambientais pelo destino inadequado do material transportado e abandono dos animais às margens das rodovias quando estes ficam velhos ou doentes. Dada à grande importância socioeconômica dos equídeos carroceiros, o projeto tem como objetivo geral realizar ações que visem à melhoria das suas condições de bem-estar e saúde, bem como conscientizar os proprietários a cerca do tema. Para tanto, serão realizadas visitas mensais aos carroceiros dos municípios de Lajedo e Garanhuns, com a finalidade de realizar palestras, aplicar questionários e promover dias de campo com intuito de atender às principais necessidades e minimizar as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia de trabalho
Coordenador(a): Jorge Eduardo Cavalcante Lucena

Título: EMBALAGEM: ver , conhecer  e influenciar na  escolha e decisão de compra do consumidor de Garanhuns-PE
Descrição: A embalagem para o setor de alimentos tem se mostrado como item essencial à logística, proteção ao produto sob aspectos sanitários e de danos físicos, bem como veículo de informção, através do rótulo. Sendo este um componente obrigatório exigido pela legislação vigente. Atualmente, a embalagem vem desenpenhando funções, tais como a praticidade, de relevância ao consumidor e se apresentado em formatos mais diversos possíveis, com cores, imagens e atraentes, os quais tem influenciado o consumidor  no momento de decisão de compra. Considerando a variedade de produtos alimentícios e os diferentes públicos consumidores em cada região do Brasil é fundamental conhecer as características que mais influenciam a aquisição e consumo dentro do setor produção e comercialização de alimentos    
Coordenador(a): Glêce Milene Santana Gomes 

Título: Contando histórias regionais para crianças e jovens de Garanhuns e região.
Descrição: O projeto 'Contando histórias regionais para crianças e jovens de Garanhuns e região' visa reavivar contos e causos nordestinos no intuito de auxiliar na aquisição de conhecimento da cultura oral regional por crianças e jovens possibilitando a preservação dos contos regionais e incentivando a curiosidade e gosto pela leitura.  Traz a premissa que de que o ato performático que é típico da contação de histórias de tradição nordestina (sendo estas pesquisadas e coletadas na microrregião do agreste meridional de Pernambuco) atribui - tanto para quem conta, quanto para que assiste percepção sensível e homogênea que compactam aspectos cênicos e poéticos (dentre outros).  Acredita-se que,  trabalhados em apresentações em escolas, centros comunitários e ONGs, despertará o desejo - das crianças e jovens - de aprimorar essas técnicas (que já são naturais ao ser humano) e, a partir desse aprimoramento, dar visibilidade e valorização à cultural local.
Coordenador(a): Marcia Felix da Silva Cortez

Título: Mapeamento e avaliação de boas práticas de fabricação em casas de farinha de Garanhuns-PE e microrregião
Descrição: A mandioca, também como conhecida como macaxeira e aipim em algumas regiões do país, deriva vários produtos, sendo o mais conhecido deles a farinha de mandioca. Nas regiões Norte e Nordeste, o processamento da farinha de mandioca ocorre em pequenas estruturas fabris, conhecidas como Casas de Farinha.  Estas, por sua vez, ainda hoje, dispõem de trabalho manual com mão-de-obra familiar ou de pessoas da própria comunidade, garantindo emprego e renda para estes e demais agentes envolvidos, movimentando a economia das localidades onde estão inseridas. Diferentemente do que acontece na região Sul, que já conta com tecnologia avançada, na qual a produção é direcionada para o abastecimento nacional e internacional, tendo como principal produto da mandioca a fécula. Dada a importância da farinha de mandioca como alimento de grande consumo pela população nordestina, a relevância socioeconômica desta atividade e a importância de garantir a inocuidade dos alimentos e preservar seu valor nutricional, bem como proporcionar a troca de saberes, verificou-se a necessidade de conhecer as condições higiênico-sanitárias de produção e os impactos socioambientais de alguns estabelecimentos produtores da microrregião de Garanhuns – PE, visando contribuir com ações educativas a fim de melhorar as condições de processamento e, consequentemente, o produto final.
Coordenador(a): Daniele Silva Ribeiro

Título: Me Representa
Descrição: Esse projeto visa a criação de uma aplicação para smartphones, que terá como principal funcionalidade auxiliar o eleitor no processo de escolha de em qual candidato irá votar para a Câmara e Senado Federal. A aplicação irá apresentar de forma sistematizada as votações ocorridas em plenário descritas através de um resumo. Com essa apresentação o usuário irá se posicionar se é a favor ou contra, compondo dessa forma um banco de dados que dará uma indicação das suas concepções políticas. A partir desse banco a aplicação irá fazer um cruzamento com os dados disponibilizados pelo TSE de como cada parlamentar se posicionou nessas votações. Logo a aplicação será capaz de apresentar quais dos parlamentares tiveram posicionamentos semelhantes aos seus, dando critérios técnicos na concepção do voto. Versões futuras do sistema irão abranger outras funcionalidades como a possibilidade de acompanhar os parlamentares após o processo das eleições, apresentando notificações sempre que os seus parlamentares 'favoritados' se posicionem em alguma votação. Também será incluída uma interface para que os candidatos que não tiveram mandato no último exercício cadastrem suas 'intenções de voto' para os projetos votados pelo congresso, abrindo espaço assim para que a aplicação tenha uma maior abrangência.
Coordenador(a): Daliton da Silva

Título: LER E COMER: orientando o consumidor através da rotulagem dos alimentos
Descrição: Uma alimentação adequada é de fundamental importância durante toda a vida, pois contribui decisivamente para o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. No Brasil a oferta de produtos industrializados e o aumento do consumo de alimentos processados e industrializados, os rótulos assumiram o papel de viabilizar a comparação entre produtos, possibilitando a escolha de alimentos mais saudáveis. É, portanto, fundamental que as informações apresentadas nos rótulos sejam fidedignas (FREITAS, 2004; LOBANCO, 2009). Assim a rotulagem dos alimentos  funciona como medida de informação dos consumidores e orientação para escolher e selecionar alimentos saudáveis na composição das refeiçoes. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo  identificar as características dos consumidores que frequentam os supermercados na cidade de Garanhuns-PE, avaliar o conhecimento e hábito de leitura das informações contidas nos rótulos dos alimentos industrializados.  Além da importância e influência destas informações na escolha dos produtos que compõem a dieta desses consumidores. A coleta de dados será realizada através de questionários estruturados e adaptados com perguntas fechadas. Em seguida, os frequentadores serão orientados  sobre as informações nutricionais e considerações relativas aos alimentos. Nesse sentido é importante conhecer as características desses consumidores e verificar o acesso as informações contidas nos rótulos dos alimentos disponíveis para o consumo na região. A disponibilidade das informações vai auxiliar na elaboração de atividades educativas e ferramentas para orientação nutricional dos indivíduos nas escolhas de alimentos para composição da alimentação saudável e consequentemente, evitando os excessos e agravos a saúde.  
Coordenador(a): Iris Barbosa de Souza

Título: Capacitação técnica de criadores de assentamentos rurais, do agreste meridional de Pernambuco, para o reconhecimento de plantas tóxicas de importância para ruminantes.
Descrição: As intoxicações por plantas tóxicas determinam atualmente grandes perdas econômicas em todo o país, representado anualmente cerca de um milhão de mortes de bovinos. Denominam-se plantas tóxicas todo o vegetal que, introduzido no organismo dos homens ou de animais domésticos, em condições naturais, é capaz de causar danos que se refletem na saúde e vitalidade desses seres. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é identificar em assentamentos de agricultura familiar de municípios do Agreste Meridional de Pernambuco, a presença de plantas tóxicas, por meio do encontro das mesmas nos pastos onde os ruminantes são manejados, bem como promover ações de conscientização para os produtores quanto à possibilidade de intoxicação e suas consequências econômicas e produtivas, e as principais formas de prevenção das mesmas. Ações estas realizadas por meio de entrevista e esclarecimento aos produtores através de palestras.
Coordenador(a): Taciana Rabelo Ramalho Ramos

Título: Sistemas de produção de soja para produção de biomassa e grãos no agreste meridional 
Descrição: A soja é uma das principais leguminosas da agricultura devido ao seu potencial produtivo e a sua composição química e valor nutritivo. O fitoestimulante, em função da sua composição, concentração e proporção de substâncias, incrementam o crescimento e o desenvolvimento vegetal, estimula a divisão celular podendo, também, aumentar a absorção de água e nutrientes pelas plantas. O período de corte oferece acréscimos significativos no rendimento de massa verde, feno e matéria seca. Por isso, visando à utilização da soja para produção de biomassa e produção de grãos este projeto terá por objetivo testar técnicas de cultivos na soja sob as condições do agreste meridional, empregando-se uso de fitoestimulante, cortes na parte aérea em duas cultivares de soja. Será conduzido em delineamento de blocos casualizados, em que serão analisados quatro períodos de corte, um fitoestimulantes e duas cultivares, com quatro repetições. Serão avaliadas características agronômicas, desde a emergência até a produtividade e a qualidade fisiológica das sementes. Os resultados obtidos servirão de base para a escolha do melhor período de corte que melhor influencie a produção de biomassa e de grãos e cultivar e necessidade ou não de fitoestimulante. 
Coordenador(a): Jeandson Silva Viana

Título: Inclusão social de jovens em situação de risco social (FUNASE) no cultivo e processamento de alimentos (mandioca) no município de Garanhuns
Descrição: A presente proposta tem como premissa básica, a inserção dos jovens com problemas de exclusão social (em liberdade assistida), acompanhados pelo poder judiciário do Estado de Pernambuco, oriundos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), no município de Garanhuns na Universidade, e mais especificamente na ciência, envolvendo três áreas do conhecimento, a) Linguística (na produção textual blog e relatórios técnicos), b) Ciências Agrárias (na identificação, coleta e análise de dados sobre o plantio e manejo da mandioca), c) Ciência e Tecnologia de Alimentos (no processamento e avaliação da qualidade da mandioca) e, d) Ciência da Computação (nos mecanismos computacionais de apoio, suporte e disponibilidade das informações) na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no município de Garanhuns, uma vez que esta localidade apresenta, próximo à Unidade Acadêmica de Garanhuns, desta comunidade de jovens em situação de vulnerabilidade social (Unidade da FUNASE) e também da comunidade do Castainho, um remanescente  de quilombola, área rural do munícipio de Garanhuns, envolvendo os atributos locais, entraves e potencialidades podendo envolver as relações sociais e cultura da produção no campo.  Espera-se como resultado, além da inserção dos jovens assistidos pela FUNASE, uma maior participação de cada graduando na sua formação social e de aplicação prática dos seus conhecimentos teóricos (desenvolvidos ao longo do seu curso), e a valorização e aprimoramento de cultura econômica local como possibilitar a sua inserção no mercado de trabalho, tanto do ponto de vista técnico e acadêmico, como do ponto de vista do empreendedorismo.
Coordenador(a): Sérgio Francisco Tavares de Oliveira Mendonça

Título: Utilização de técnicas de jardinagem para paisagismo regional
Descrição: A construção de jardins visa integrar a arte com o paisagismo através das formas, cores, significados, simbologia, escolha dos tipos de flores que serão plantadas e como serão conservadas. Nesta perspectiva de interação entre espaço-homem-natureza, pretendemos envolver toda a comunidade acadêmica e sociedade como um espaço de aconchego e acolhimento do homem pela própria natureza. O projeto tem por objetivo planejar e elaborar um jardim, através de aulas práticas em um espaço público do Município de Brejão-PE, visando à conscientização da comunidade acadêmica e da sociedade sobre a importância do significado e da simbologia que o ambiente trás, envolvendo a relação homem-natureza. O trabalho visa atender a comunidade do município e estudantes da UAG, onde primeiramente, será selecionado um grupo de jovens da comunidade local. Em seguida serão ministradas aulas e palestras sobre conhecimentos básicos para construção de um jardim (conhecimento de solos, tipos de plantas, o manejo e tratos culturais, ferramentas a serem utilizadas, implantação e manutenção) e um levantamento histórico sobre paisagismo e jardinagem, identificando estilos diferentes de várias épocas e lugares, para melhor entendimento. Com a finalização das atividades previstas, espera-se que os envolvidos tenham obtido conhecimentos técnicos da área de paisagismo e que consigam levar a diante o projeto com as habilidades adquiridas.
Coordenador(a): Gilmara Mabel Santos

Título: Conscientização da comunidade remanescentes do quilombo Timbó em Garanhuns para preservação das espécies utilizadas na medicina popular
Descrição: O sítio Ihumas é uma comunidade rural que pertence ao distrito de Iratama no Município de Garanhuns e faz parte dos remanescentes do quilombo Timbó, exceto as terras no entorno da Barragem de Inhumas. A comunidade está localizada numa área caracterizada pelo bioma Mata atlântica, sendo considerada pelo ministério do meio ambiente, área prioritária para a conservação da biodiversidade. A região conta com um importante manancial que abastece o Sítio Ihumas, além dos povoados de Olho d’água, Poço Comprido, e uma parte da população de Garanhuns. As famílias que residem naquele distrito para sua sobrevivência utilizam a prática da agricultura familiar, pesca artesanal, artesanato e o uso da cultura tradicional de plantas medicinais. Entretanto, a exploração inadequada dos recursos naturais vem provocando a extinção de um grande número de espécies nos diferentes biomas do planeta. Diante da importância do Município para a região e do acervo florístico ali existente, objetiva-se fazer um levantamento das espécies utilizadas na medicina popular visando gerar informações técnicas e científicas para conscientização e preservação da biodiversidade  do sítio Ihumas  afim de trazer benefícios para recuperação das APPs e geração de renda para a comunidade.   
Coordenador(a): Edilma Pereira GonÇalves

Título: Dia da Escola no Campus
Descrição: A nova configuração de forma de ingresso do aluno à Universidade trouxe a necessidade de aproximação da Academia com o público externo a ela. Nesse sentido, a escolha do curso universitário pelo estudante tem se apresentado como um desafio pessoal uma vez que sociedade atual apresenta caminhos diversos aos quais o adolescente/aluno atual está exposto, necessitando de apoio familiar, escolar. Assim, este projeto pretende trazer para dentro da Unidade Acadêmica alunos de escolas públicas e privadas para que possam ser apresentados ao universo acadêmico através de visitas permanentes ao campus. O aluno da Escola Básica terá contato com as instalações físicas assim como acesso a profissionais e estudantes dos cursos de modo que possam compreender melhor a missão da Universidade. Desse modo, pretende-se estimular esses alunos à vida acadêmica, auxiliando-os na escolha profissional. As ações deste projeto preveem encontro dos alunos de escolas com coordenadores, professores, alunos, técnicos assim como visitas aos setores da Universidade.
Coordenador(a): Aliete Gomes Carneiro Rosa

Título: Capacitação da comunidade remanescente do quilombo Timbó no município de Garanhuns para o manejo da biodiversidade e promoção da agricultura familiar sustentável
Descrição: O distrito de Iratama no Município de Garanhuns é composto de uma comunidade remanescentes do quilombo Timbó. A região conta com um importante manancial que abastece o sítio Inhumas, além dos povoados de Olho d’água, Poço Comprido, e uma parte da população de Garanhuns. A comunidade esta localizada numa área caracterizada pelo bioma Mata atlântica, sendo considerada pelo ministério do meio ambiente, área prioritária para a conservação da biodiversidade. As famílias para sua sobrevivência utilizam a prática da agricultura familiar, pesca artesanal, artesanato e o uso da cultura tradicional de plantas medicinais. Entretanto, a exploração inadequada dos recursos naturais vem provocando a extinção de um grande número de espécies, sendo necessárias medidas urgentes para preservar toda biodiversidade existente e as belezas paisagísticas da região. Diante disso, o projeto propõe capacitação da comunidade para o manejo de sementes e mudas para preservar a biodiversidade e promoção da agricultura familiar sustentável.
Coordenador(a): Edilma Pereira Gonçalves

Título: Integração Digital Universidade-Territórios da Cidadania em Pernambuco (Cópia) 08-11-2014
Descrição: Os Territórios do Agreste Meridional e do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, fazem parte de um projeto de pesquisa da UFRPE/UAG vinculado ao MDA/SDT e aprovado pelo CNPq, cujo temática está relacionada ao acompanhamento e avaliação do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. Esse projeto integra e complementa ações que visam o desenvolvimento sustentável desses territórios em conjunto com as ações que vem sendo realizadas pelos Colegiados Territoriais vinculados aos territórios da cidadania. Com o desenvolvimento das pesquisas e início das análises vem-se detectando entraves relacionados as formas de comunicação entre os membros e instituições envolvidas com o processo relativo a continuidade desse programa. Com o objetivo de melhorar e incrementar as formas de comunicação entre os atores que participam desse programa e incrementar as relações existentes entre os atores desses territórios, criou-se como uma complementação ao projeto em execução, pela UFRPE/UAG, o site www.territoriosruraispe.com.br. Através desse site pretendemos estreitar as relações tanto entre os membros dos colegiados, e a Universidade é parte dele, quanto disponibilizar informações acadêmicas e de todos os outros participantes com o intuito de reativar o interesse pelo programa e buscar a continuidade do processo de desenvolvimento sustentável desses territórios.   
Coordenador(a): Victor Pereira de Oliveira

Título: TIME Jr - Fomentando o desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação no Agreste Meridional
Descrição: O objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no Agreste Meridional por meio de atividades vinculadas à empresa júnior TIME Jr (http://www.timejunior.com).  Em particular, por meio do projeto proposto, serão desenvolvidas as seguintes atividades: (i) Realização da Primeira Jornada do Conhecimento TIME Jr; (ii) Realização da Maratona de Programação TIME Jr; (iii) Realização de atividades de introdução a lógica de programação para escola de ensino médio; (iv) Realização de estudo e atividades com os membros no segmento de Software Livre; (v) Atualização do site da empresa. A TIME Jr é a empresa júnior do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE.  Ela é uma associação civil sem fins econômicos e totalmente gerenciada por alunos e sob a orientação de professores. Sua missão é “oferecer serviços e produtos em TIC, visando o desenvolvimento econômico e tecnológico do agreste meridional pernambucano, bem como, desenvolver as habilidades profissionais de seus membros”.
Coordenador(a): Bruno Costa e Silva Nogueira

Título: Núcleo de Extensão Territorial do Agreste Meridional de Pernambuco
Descrição: O território tem sido o lócus de discussão de políticas públicas pelas esferas governamentais, que propõem a implementação de ações para o desenvolvimento de atividades que possam impulsionar processos de desenvolvimento em áreas consideradas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil. Assim, como promotor dessas ações, o Ministério do Desenvolvimento Agrário deu origem aos  Territórios da Cidadania em diversas partes do país e iniciou os trabalhos relativos ao Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, direcionando estudos, consultas, projetos de  infraestruturas e com organização de Colegiados Territoriais. No momento, esse Ministério, através da Secretária de Desenvolvimento Territorial, proporcionará a continuidade dessa política com o apoio a  projetos para a implementação de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial. Desta forma, elaborou-se a presente proposta para atender ao Território do Agreste Meridional localizado no estado de Pernambuco. Nele, já foram iniciadas atividades de pesquisa e extensão, em projeto realizado anteriormente, obtendo-se um relevante banco de dados e informações que proporcionarão a continuidade da investigação e darão o suporte necessário para as ações de extensão que serão aplicadas nesse Território. Portanto, para atingir os objetivos traçados que visam a promoção e o apoio de iniciativas da sociedade civil e dos poderes públicos para o desenvolvimento sustentável no Agreste Meridional os trabalhos do Núcleo de Extensão desse Território pautarão por atividades de estreitamento das relações com o Colegiado Territorial através da programação de monitoramento, assessoria e acompanhamento dos trabalhos, constando de reuniões, eventos, participação de ações conjuntas.
Coordenador(a): Victor Pereira de Oliveira

Título: Ensino de programação básica para alunos do nível médio
Descrição: Considerando a premissa de que a tecnologia abre possibilidades extraordinárias de participação na vida pública, percebemos então que quanto mais cedo houver o contato do público com algum tipo de linguagem de programação e conhecimentos tecnológicos, maiores serão as suas chances de inserção no mercado de trabalho.     Diante disso, o presente projeto de extensão tem por objetivo principal despertar no estudante do ensino médio da cidade de Garanhuns e/ou cidades em seu contorno o interesse pela Ciência da Computação, promovendo o ensino das principais noções de lógica de programação, desenvolvimento software, linguagem de programação e, principalmente, proporcionando a sua qualificação para o mercado de trabalho.  Além de  permitir  a  inclusão  tecnológica como um  fator  de  inclusão  social, outro  objetivo almejado é analisar  as  metodologias  que permitam  uma  maior  facilidade  de  aprendizagem,  possibilitando a elaboradas de aulas  que  tornem  o  aprendizado  mais  apropriado  a  esse  grupo específico. A ação  será  realizada em parceria com a UFRPE/UAG, cedendo um dos seus laboratórios de informática para a execução das atividades.  
Coordenador(a): Jean Carlos Teixeira de Araujo

Título: Biblioteca Virtual de Livros Infantojuvenis
Descrição: Tendo em vista as dificuldades dos estudantes da Educação Básica em ler e interpretar textos, assim como produzir os mais variados gêneros textuais, o nosso projeto oferece a estudantes do 9º da Escola Estadual de Referência do Ensino Médio Dom João da Mata Amaral, em Garanhuns, atividades de interpretação que possibilitem o desenvolvimento de suas habilidades leitoras, assim como a produção de textos que explorará a capacidade comunicativa dos alunos. Para tornar o processo de construção dos textos uma real atividade social de interação, os textos produzidos pelos estudantes serão transformados em livros virtuais e disponibilizados numa biblioteca virtual, produto final do projeto em foco. Os alunos participarão do processo de elaboração os livros e da organização da biblioteca virtual.
Coordenador(a): Angela Valéria Alves de Lima

Título: ARUAGI: Objeto De Aprendizagem Para Língua Latina
Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento do software criado ARUAGI como objeto virtual de aprendizagem para língua latina, bem como a expansão da história da língua e sua cultura. Caracteriza-se como material  didático para introdução ao latim e se constitui como forma de uso  de novas tecnologias de aprendizagem para estudantes de Letras.  Trata-se da alimentação e manutenção do software que integra a linguagem Java para ambiente web. O produto do projeto será usado com alunos de Letras e permitirá que professores e alunos, inclusive de outras áreas do conhecimento, tenham acesso à vocabulário em latim,  videoaulas de latim em Libras, atividades para exercício da língua. 
Coordenador(a): Aliete Gomes Carneiro Rosa 

Título: Indicadores de qualidade do Programa NEPSO nos projetos de ensino interdisciplinares envolvendo pesquisa de opinião na educação básica
Descrição: A pesquisa na educação básica tem sido cada vez mais enfatizada como forma de produzir aprendizagens. Os Parâmetros Curriculares Nacionais assim se referem ao tratar da importância da pesquisa nesse nível de ensino nas diferentes áreas de conhecimento: “Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais, os alunos buscam informações em suas pesquisas, registram observações, anotam e qualificam dados” (BRASIL, 2001, p 63).  Um dos desafios quando se refere a aprendizagens realizadas tem sido a construção de instrumentos que ajudem ao mesmo tempo monitorar e oferecer elementos do ponto de vista pedagógico que evidenciem avanços e limites do processo de aprendizagem, dando-lhe suporte para tomada de decisões que garantam a qualidade do que é ensinado e aprendido. Isto constitui na essência a avaliação da aprendizagem. Segundo Luckesi (1995),    Tome-se, por exemplo, estudos marcantes como os de Luckesi (2000; 1999), que destaca a função diagnóstica e de tomada de decisão em uma avaliação; os de Perrenoud (2000; 1999a; 199b), que enfatiza a avaliação como processo contínuo, cumulativo que possibilita a regulação das aprendizagens em curso no sentido dos domínios visados; os de Barlow (2006). (Cf. NASCIMENTO, 2014, p. 38-39). Contudo, a avaliação de projetos de pesquisa de opinião, como o que aqui se propõe, no âmbito da educação básica, ainda carece de procedimentos ou instrumentos, aqui chamados de indicadores da dimensão pesquisa NEPSO, que permitam avaliar a qualidade do projeto em si. É claro que esses projetos visam fundamentalmente à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e, portanto, seus resultados.  
Coordenador(a): Glória Maria Duarte Cavalcanti

Título: Direitos Humanos em Debate
Descrição: O Projeto propõe criar um espaço de discussão e reflexão acerca da temática que envolve os Direitos Humanos e sua relação com a cidadania e a inclusão social. Através de ações como: criação e fortalecimento de grupos de estudos formados por representantes da UAG e da comunidade extramuros; reforço da parceria com as secretarias municipais e estaduais que tratam dos temas abordados na área;  além do desenvolvimento de Simpósios que reúnam um público interno e externo à UAG  com fins a discutir tais temas. A finalidade em fortalecer e expandir os grupos de estudo é garantir maior aproximação do corpo da UAG e de membros da comunidade na qual a Unidade está inserida com a temática estimulando a produção do conhecimento na área. Vínhamos desenvolvendo, em ações do Núcleo de Direitos Humanos da UAG, Simpósios abertos a comunidade microregional, e acompanhamos o crescimento do público participante, além da ampliação do perfil dos inscritos; fatores que demonstram o anseio da comunidade em se aproximar desses debates e justificam nosso interesse em desenvolver este Projeto de Extensão. Considerando que a UAG se materializa enquanto lócus privilegiado para a discussão do tema uma vez que se constitui como um espaço de formação profissional nas diferentes áreas do conhecimento; acreditamos que o desenvolvimento de ações de natureza como as explicitadas acima, podem contribuir para a disseminação dos valores que defendem a dignidade humana e o respeito a diversidade favorecendo uma formação que contemple conteúdos dos direitos humanos na perspectiva de uma cidadania ativa.            
Coordenador(a): Taynah de Brito Barra Nova

Título: O Diagnóstico Post-mortem na Medicina Veteinária
Descrição: O projeto é uma campanha de divulgação e prestação de serviços dos exames realizados no Setor de Patologia Veterinária do Laboratório de Anatomia e Patologia Animal da UAG/UFRPE. Destacando a importância do diagnóstico post-mortem na Medicina veterinária para auxiliar no diagnóstico etiológico de doenças e na colheita de material para outros exames. O público alvo serão as clínicas veterinárias, docentes e estudantes de graduação de ciências agrárias, proprietários e profissionais  autônomos com interesse no assunto. O projeto será dividido em etapas de divulgação dos exames, através de folders, palestra sobre o tema e visitas do público alvo ao laboratório e paralelamente a etapa de realização dos exames de acordo com a demanda do público alvo.
Coordenador(a): Márcia Bersane Araújo de Medeiros Torres

Título: Conscientização da Importância do Verde. Proposta para conscientização e preservação do Verde na Cidade das Flores - Garanhuns/PE. (Cópia) 20-11-2014
Descrição: O conceito de Sustentabilidade já foi bastante discutido e trabalhado no campo teórico, extrapolando os limites da academia e alcançando o cotidiano das pessoas de tal forma que passou da categoria gramatical substantivo para outra categoria: adjetivo, dando qualidade a outros conceitos que, em função do momento, foram revisitados como o desenvolvimento e o crescimento. Assim, entendendo espaço verde como uma espécie de espaço livre que exerce forte influência na funcionalidade urbana e na qualidade de vida da sociedade, este trabalho objetiva conscientizar a população local, no município de Garanhuns, sobre a importância do verde para a qualidade de vida das pessoas, por meio de visitas aos parques e praças, na área urbana do município, verificando como as pessoas vêem os espaços verdes, como cuidam dos espaços verdes disponíveis, quais as suas contribuições na preservação do verde local, de forma a promover um ambiente saudável e confortável para a sociedade local e seus visitantes, tendo como foco as praças, os jardins e os parques existentes no município. Objetiva ainda de forma indireta, auxiliar na promoção da manutenção da potencialidade local em termos de microclima e da condição de “Cidade das Flores”, como o município de Garanhuns se tornou conhecido ao longo dos anos. Dessa forma, além da evidência das contribuições do trabalho em termos sociais, econômicos e ambientais, o mesmo se justifica ainda por promover a integração entre a Universidade, a sociedade e o Governo, com vistas à sustentabilidade de cada uma dessas áreas, vistas como um todo indissociável.
Coordenador(a): Maria do Carmo de Albuquerque Braga

Título: Conscientização e capacitação dos produtores de leite do município de correntes sobre medidas de prevenção e controle da mastite bovina
Descrição: A mastite se destaca por ser uma doença de grande impacto na pecuária leiteira, causando sérios prejuizos econômicos tanto para o produtor quanto para indústria de laticínios, além da perda da qualidade do leite e riscos à saúde dos consumidores em virtude da presença de microrganismos de alta patogenicidade e resíduos de antibióticos . Em virtude da grande importância socio-econômica que o leite representa para região e das condições precárias em que é produzido, faz-se necessária à adoção de medidas que contribuam para melhoria da atividade na região. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo difundir as medidas de prevenção e controle da mastite bovina, através de orientações técnicas dos produtores e seus ordenhadores, sobre métodos de prevenção e controle da mastite, bem como treinamentos sobre técnicas de diagnóstico da doença. Espera-se que a realização desse projeto possa contribuir com a diminuição dos prejuizos causados pela mastite, possibilitando aos produtores a produção de leite de melhor qualidade, ofertando produtos mais confiáveis do ponto de vista de segurança alimentar e melhhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
Coordenador(a): Airon Aparecido Silva de Melo

Título: Conscientização da Importância do Verde. Proposta para conscientização e preservação do Verde na Cidade das Flores - Garanhuns/PE. (Cópia) 20-11-2014
Descrição: O conceito de Sustentabilidade já foi bastante discutido e trabalhado no campo teórico, extrapolando os limites da academia e alcançando o cotidiano das pessoas de tal forma que passou da categoria gramatical substantivo para outra categoria: adjetivo, dando qualidade a outros conceitos que, em função do momento, foram revisitados como o desenvolvimento e o crescimento. Assim, entendendo espaço verde como uma espécie de espaço livre que exerce forte influência na funcionalidade urbana e na qualidade de vida da sociedade, este trabalho objetiva conscientizar a população local, no município de Garanhuns, sobre a importância do verde para a qualidade de vida das pessoas, por meio de visitas aos parques e praças, na área urbana do município, verificando como as pessoas vêem os espaços verdes, como cuidam dos espaços verdes disponíveis, quais as suas contribuições na preservação do verde local, de forma a promover um ambiente saudável e confortável para a sociedade local e seus visitantes, tendo como foco as praças, os jardins e os parques existentes no município. Objetiva ainda de forma indireta, auxiliar na promoção da manutenção da potencialidade local em termos de microclima e da condição de “Cidade das Flores”, como o município de Garanhuns se tornou conhecido ao longo dos anos. Dessa forma, além da evidência das contribuições do trabalho em termos sociais, econômicos e ambientais, o mesmo se justifica ainda por promover a integração entre a Universidade, a sociedade e o Governo, com vistas à sustentabilidade de cada uma dessas áreas, vistas como um todo indissociável.
Coordenador(a): Alzenir Severina da Silva

Título: I Seminário Argumentação e Linguagem
Descrição: 
Coordenador(a): Angela Valéria Alves de Lima 

Título: Os Quadrinhos em Sala de Aula – IV
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva 

Título: Os Quadrinhos em Sala de Aula – V
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva 

Título: Mapeamento da Qualidade dos Efluentes Hídricos provenientes das casas de farinha dos municípios de Garanhuns e região
Descrição: 
Coordenador(a): Thibério Pinho Costa Souza 

Título: VI Encontro De Medicina Veterinária Do Agreste Pernambucano
Descrição: 
Coordenador(a): Almir Chalegre de Freitas 

Título: Os Quadrinhos em Sala de Aula – VI
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva 

Título: Curso de qualificação profissional formação inicial e continuada em produção orgânica e agroecológica
Descrição: 
Coordenador(a): Horasa Maria Lima da Silva Andrade 

Título: L’ Épée: Uma ferramenta computacional para aquisição de LIBRAS de crianças surdas
Descrição: 
Coordenador(a): Viviane Nunes Sarmento 

Título: II Seminário Argumentação e Linguagem
Descrição: 
Coordenador(a): Angela Valéria Alves de Lima 

Título: II Encontro De Ciência E Tecnologia De Alimentos
Descrição: 
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate 

Título: II Seminário PET Conexões: Integrando Saberes
Descrição: 
Coordenador(a): Gilmara Mabel Santos 

Título: Curso de Criação Animal de Base  Agroecológica
Descrição: 
Coordenador(a): Luciano Pires de Andrade 

Título: FLOTAC e Mini-FLOTAC: novas ferramentas para o diagnóstico de parasitos de interesse médico-veterinário
Descrição: 
Coordenador(a): Gílcia Aparecida de Carvalho 

Título: Formação Continuada dos Professores de Educação Física da rede do município de Garanhuns
Descrição: 
Coordenador(a): Catarina da Silva Souza 

Título: I Jornada do Empreendedor Rural: Universidade empreendedora frente aos desafios do desenvolvimento rural
Descrição: 
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill 

Título: Congresso de Educação Física de Garanhuns
Descrição: 
Coordenador(a): Catarina da Silva Souza 

Título: Os Quadrinhos em Sala de Aula - VIII
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva 

Título: Curso de Criação Animal de Base  Agroecológica (Cópia) 27-08-2015
Descrição: 
Coordenador(a): Luciano Pires de Andrade 

Título: I Congresso de Educação Física de Garanhuns
Descrição: 
Coordenador(a): Catarina da Silva Souza 

Título: Direito do consumidor para leigos
Descrição: 
Coordenador(a): Ana Carolina Amaral de Pontes 

Título: Curso de Criação Animal de Base  Agroecológica
Descrição: 
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate 

Título: Curso de Criação Animal de Base  Agroecológica I
Descrição: 
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate 

Título: Animais em Abrigos - Exposição Fotográfica
Descrição: 
Coordenador(a): Ana Carolina Amaral de Pontes 

Título: I Jornada do Empreendedor Rural: Universidade frente aos desafios do desenvolvimento rural (Cópia) 23-09-2015
Descrição: 
Coordenador(a): Matheus Dhein Dill 

Título: A proposta da Pedagogia Waldorf
Descrição: 
Coordenador(a): Taynah de Brito Barra Nova 

Título: I Colóquio de Educação Matemática
Descrição: 
Coordenador(a):  Luciano Cavalcanti do Nascimento 

Título: Direito da pessoa idosa e consumo coletivo
Descrição: 
Coordenador(a): Ana Carolina Amaral de Pontes 

Título: III Seminário Argumentação e Linguagem e I Seminário sobre Estudos de texto, discurso e ensino
Descrição: 
Coordenador(a): Angela Valéria Alves de Lima 

Título: Curso de Atualização para Professores de Matemática do Ensino Médio no Município de Garanhuns
Descrição: 
Coordenador(a): Murilo Chavedar de Souza Araujo