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Projetos de extensão - 2014 | UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
 

Projetos de extensão - 2014

Título: Fotossíntese: concepções dos estudantes do ensino de ciências
Descrição: O aprendizado da fisiologia vegetal nos ensinos médio e superior apresenta deficiências e limitações, principalmente o tema fotossíntese. Buscando superar tais limitações, o presente trabalho tem como objetivo produzir um material de aulas práticas sobre fotossíntese. Espera-se que o material produzido tenha qualidade e que seja versátil, barato e de fácil utilização, se constituindo em uma ferramenta alternativa, eficiente e útil para a melhoria da qualidade do ensino de fisiologia vegetal. O trabalho será desenvolvido na Escola Sebastião Tiago Oliveira no município de Jupi-PE. Primeiramente será feito um levantamento com os professores de Ciências sobre o tema a ser desenvolvido: Fotossíntese, posteriormante será feito também um levantamneto sobre o tema supracitado com os alunos para depois ser desenvolvidada toda metodologia a ser empregada durante a realização do projeto.
Coordenador(a): Josabete Salgueiro Bezerra Carvalho 

Título: I Simpósio sobre Fisiologia Vegetal na UAG
Descrição: A fisiologia vegetal é o ramo da botânica que trata dos fenômenos vitais que ocorrem nas plantas, ou seja, como funcionam os vegetais. Mais especificamente, ela estuda os processos e funções do vegetal, bem como as respostas das plantas às variações do meio ambiente (solo, clima e outras espécies vegetais e animais). I Simpósio sobre Fisiologia Vegetal será realizado pelos monitores de Botânica e pelo grupo de pesquisa em Fitotecnia da Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG. Tem como objetivo discutir temas específicos da Fisiologia Vegetal, onde alunos, professores e comunidade local, terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de palestras e minicursos. Este evento será realizado em setembro de 2014 na cidade de Garanhuns, especificamente na UAG. A composição do evento se embasará em palestras e minicursos, os quais abordarão temas atualizados e diferenciados.
Coordenador(a): Josabete Salgueiro Bezerra Carvalho 

Título: Leitura e oralidade em língua inglesa: aprendendo técnicas e estratégias para a compreensão de textos voltados para a prática da conversação.
Descrição: Durante muitos anos condenada ao esquecimento e ao abandono do poder público, há cerca de 30 anos, a comunidade quilombola do Castainho ressurge politicamente organizada e estruturada em busca de seus direitos e demarcação de suas terras. Depois de um período de conflitos e conquistas, veio o reconhecimento através dos movimentos populares e organizações ligadas aos direitos humanos tanto no Brasil quanto no exterior. Rica em tradições e querendo mostrar sua cultura ao mundo, foi ganhando cada vez mais espaço na mídia, atraindo também a atenção de organizações internacionais. Com toda essa riqueza cultural, faltava um meio para sua divulgação no mundo. Em 2009 trouxemos para a comunidade estudantes do Sheridan Institute do Canadá para dar início a um projeto de confecção de um site na internet para a divulgação da comunidade. Após o primeiro passo, detectamos que precisaríamos capacitar agentes locais tanto em língua estrangeira quanto em língua materna, para dar continuidade ao projeto. Em 2011 começamos cursos de capacitação instrumental tanto em língua inglesa como também em língua portuguesa, atingindo bons resultados nas avaliações finais. Atualmente sentimos a necessidade de dar continuidade ao projeto anterior, dando mais ênfase agora na parte da conversação, tendo em vista que em 2014 com a copa do mundo da FIFA, há grandes possibilidades da comunidade receber vários visitantes estrangeiros. Portanto, se faz necessário que pessoas da comunidade estejam linguisticamente capacitadas para se comunicarem com esses visitantes e divulgar a sua cultura.
Coordenador(a): Wellington Marinho de Lira 

Título: Conscientização de produtores de bovinos quanto ao controle eficiente dos carrapatos para minimizar perdas na produção na bacia leiteira da microrregião de Garanhuns-PE
Descrição: O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é o principal ectoparasito de bovinos em áreas tropicais e subtropicais, causa queda na produção de leite ou carne e tem importância como vetor de agentes patogênicos. Seu controle é realizado, principalmente, pelo uso de acaricidas e o uso incorreto favorece o surgimento de populações de carrapatos resistentes. Em Pernambuco, análises em propriedades situadas na bacia leiteira da microrregião de Garanhuns permitiram observar carrapatos resistentes aos acaricidas utilizados pelos produtores. A presente proposta tem o objetivo de avaliar o conhecimento dos produtores de bovinos leiteiros quanto aos prejuízos causados pelos carrapatos aos bovinos, bem como, às medidas de controle desse ectoparasito. Conscientizá-los, por meio de educação sanitária, sobre a importância da utilização correta dos acaricidas, bem como, da utilização de medidas estratégicas integradas de controle do carrapato para minimizar perdas na produção de leite. Tem como objetivo também, determinar qual o melhor acaricida para controlar o R. (B.) microplus nas propriedades estudadas. Para tanto, será aplicado um questionário epidemiológico aos proprietários para avaliar a percepção dos mesmos em relação aos carrapatos e às medidas de controle utilizadas em cada propriedade. Também serão coletadas teleóginas ingurgitadas para realização de testes in vitro de imersão em acaricidas para determinar quais os melhores acaricidas a serem utilizados nas propriedades.
Coordenador(a): Gílcia Aparecida de Carvalho

Título: Atividades educativas para conscientizar os moradores do município de São João, PE, quanto a prevenção contra parasitos zoonóticos encontrados em fezes de cães
Descrição: Os parasitos zoonóticos que acometem os cães, dentre os quais, os helmintos podem causar sérios problemas de saúde pública. Os cães infectados por parasitos gastrintestinais eliminam ovos, larvas e oocistos de parasitos no ambiente podendo contaminar o homem. As vias públicas, praças, parques infantis, jardins, caixas de areia em parques ou escolas são os locais de maior risco de infecção humana, em especial as crianças por realizarem atividades de lazer nestes locais. Se os animais infectados por parasitos zoonóticos como, por exemplo, Ancylostoma spp. e Toxocara spp., defecarem nestes locais, pode ocorrer a contaminação do solo, proporcionando a infecção dos humanos por meio desses parasitos. No Brasil, é alta a incidência de Ancylostoma spp. e Toxocara spp. em praças públicas de municípios situados em vários estados. No estado de Pernambuco, análises na cidade de Garanhuns durante o desenvolvimento de projeto de extensão em 2012 e 2013, permitiram o registro de alta incidência de parasitos zoonóticos em fezes de cães depositadas em locais públicos de vários bairros da cidade expondo a população humana à infecção. O presente estudo tem o objetivo de dar continuidade aos projetos supracitados em 2014 expandindo o trabalho de conscientização para a população do município de São João-PE, por meio de educação sanitária, quanto aos riscos de transmissão de parasitos gastrintestinais, bem como, enfatizar a importância da adoção de medidas preventivas contra parasitos intestinais causadores de zoonoses.    
Coordenador(a): Gílcia Aparecida de Carvalho

Título: Leitura e produção de textos em língua portuguesa: aperfeiçoando técnicas e estratégias para uma comunicação oral e escrita.
Descrição: Durante muitos anos condenada ao esquecimento e ao abandono do poder público, há cerca de 30 anos, a comunidade quilombola do Castainho ressurge politicamente organizada e estruturada em busca de seus direitos e demarcação de suas terras. Depois de um período de conflitos e conquistas, veio o reconhecimento através dos movimentos populares e organizações ligadas aos direitos humanos tanto no Brasil quanto no exterior. Rica em tradições e querendo mostrar sua cultura ao mundo, foi ganhando cada vez mais espaço na mídia, atraindo também a atenção de organizações internacionais. Com toda essa riqueza cultural, faltava um meio para sua divulgação no mundo. Em 2009 trouxemos para a comunidade estudantes do Sheridan Institute do Canadá para dar início a um projeto de confecção de um site na internet para a divulgação da comunidade. Após o primeiro passo, detectamos que precisaríamos capacitar agentes locais tanto em língua estrangeira quanto em língua materna, para dar continuidade ao projeto. Em 2011 começamos cursos de capacitação instrumental tanto em língua inglesa como também em língua portuguesa, atingindo bons resultados nas avaliações finais. Atualmente sentimos a necessidade de dar continuidade ao projeto anterior, dando mais ênfase agora na parte da conversação, tendo em vista que em 2014 com a copa do mundo da FIFA, há grandes possibilidades da comunidade receber vários visitantes estrangeiros. Portanto, se faz necessário que pessoas da comunidade estejam linguisticamente capacitadas para se comunicarem com esses visitantes e divulgar a sua cultura.
Coordenador(a): Wellington Marinho de Lira 

Título: Significado do registro pedagógico: um olhar reflexivo a partir da pesquisa de opinião 
Descrição:  A pesquisa na educação básica tem sido cada vez mais enfatizada como forma de produzir aprendizagens. Os Parâmetros Curriculares Nacionais assim se referem ao tratar da importância da pesquisa nesse nível de ensino nas diferentes áreas de conhecimento: “Por exemplo, ao trabalhar conteúdos de Ciências Naturais, os alunos buscam informações em suas pesquisas, registram observações, anotam e qualificam dados” (BRASIL, 2001, p 63). Nesse sentido, este projeto de extensão toma por foco o significado do registro no contexto da pesquisa de opinião, uma vez que o processo de pesquisa envolve esses elementos, dentre os quais destacamos o registro de observações. Se do ponto de vista do aluno tal elemento se constitui um aspecto importante para a suas aprendizagens, do ponto de vista do professor, ele se dá de forma mais sistemática, uma vez que por meio dos registros e reflexões têm a oportunidade de afirmar que são detentores de um “saber” que se constitui a partir de sua prática, e que deve ser socializado.  Os aspectos acima citados levam-nos a utilizar, no presente projeto a metodologia do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), que, no âmbito desse tipo de pesquisa, dá relevo à utilização do registro como forma de reflexão sobre a prática pedagógica.  Dentre as ações principais do projeto estão o acompanhamento das escolas que desenvolvem projetos NEPSO e que estão vinculadas ao polo Pernambuco e um curso de extensão a ser oferecido a professores da rede municipal de educação de Garanhuns.
Coordenador(a): Glória Maria Duarte Cavalcanti 

Título:  Orientação Sobre Uso de Sêmen Congelado de Reprodutores com Aptidão Leiteira na Microrregião de Garanhuns - PE 
Descrição: O projeto intitulado ORIENTAÇÃO SOBRE USO DE SÊMEN CONGELADO DE REPRODUTORES COM APTIDÃO LEITEIRA NA MICRORREGIÃO DE GARANHUNS – PE tem o intuito de orientar os produtores da microrregião de Garanhuns, quanto às vantagens do congelamento de sêmen dos reprodutores de rebanhos leiteiros e sua utilização, assim como diagnosticar o controle reprodutivo adotado nas propriedades e os entraves decorrentes que contribuam para a ineficiência da atividade, além de caracterizar as pequenas propriedades leiteiras da microrregião de Garanhuns. O objetivo principal de nosso projeto é orientar os produtores quanto ao uso de técnicas básicas de controle reprodutivo para aumento na eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho, avaliar o controle reprodutivo em propriedades leiteiras, capacitar os produtores quanto à importância da escrituração zootécnica sobre o manejo reprodutivo e a tomada de decisões visando um aumento da produtividade que terá certamente um reflexo direto nos parâmetros de ordem econômica e social; entre eles, agregação de valor aos produtos da área, aumento na renda dos produtores rurais, fixação do homem ao campo e, em conseqüência, incentivo ao setor na região.   
Coordenador(a): Gustavo Ferrer Carneiro

Título: Dicas Agroveterinárias: o rádio e a internet disseminando os saberes do campo
Descrição: Devido às crescentes necessidades do homem do campo referente às situações em que o mesmo se encontra como dificuldades tanto na resolução quanto na prevenção de situações agroveterinárias é que se esse projeto se propõe a auxiliá-lo de forma simples com uma linguagem acessível. Para tanto, serão utilizados dois meios de comunicação: rádio e internet. Para tanto, o corpo docente da UAG dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia será consultado e solicitado para auxílio na escolha de temas, locais de pesquisa bibliográfica e construção de texto. Após construção do texto, este será gravado e editado e a sonora enviada aos veículos de divulgação como rádio e internet. 
Coordenador(a): Lucilene Simões Mattos 

Título: Conscientizando crianças de escolas da área urbana e rural de Garanhuns sobre posse responsável de animais de estimação
Descrição: O abandono de animais de estimação, mais especificamente cães e gatos é uma realidade vivenciada em quase todas as cidades do Brasil, desde as grandes capitais até a zona rural. Os problemas atrelados ao maior número de animais errantes são muito grandes e com impactos graves sobre a saúde coletiva, citando como exemplos a transmissão de zoonoses, contaminação das vias públicas com excrementos dos animais, acidentes de trânsito e agressões provocadas pelos mesmos aos seres humanos. Serão realizadas visitas a escolas das zonas urbana e rural da cidade de Garanhuns, onde se pretende propiciar um momento de reflexão e descontração com crianças do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) para conscientizar as mesmas sobre as responsabilidades que envolvem a criação de um animal de estimação, através de palestras, brincadeiras, demonstrações de vídeos educativos e apresentação de um teatro de fantoches. As crianças serão uma ferramenta de perpetuação do conhecimento sobre a guarda responsável de animais de estimação, uma vez que as mesmas repassam os conhecimentos adquiridos para outras pessoas do seu convívio social, como pais e amigos. Acredita-se que a orientação dos tutores com relação as suas responsabilidades perante um animal de estimação (conscientização da importância da posse responsável) pode trazer benefícios para a sociedade ao contribuir para o bem-estar dos animais e promoção da saúde pública, propiciando ainda, a convivência harmoniosa entre seres humanos e animais.
Coordenador(a): Grazielle Anahy de Sousa Aleixo

Título: Integração Digital Universidade-Territórios da Cidadania em Pernambuco
Descrição: Os Territórios do Agreste Meridional e do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, fazem parte de um projeto de pesquisa da UFRPE/UAG vinculado ao MDA/SDT e aprovado pelo CNPq, cujo temática está relacionada ao acompanhamento e avaliação do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. Esse projeto integra e complementa ações que visam o desenvolvimento sustentável desses territórios em conjunto com as ações que vem sendo realizadas pelos Colegiados Territoriais vinculados aos territórios da cidadania. Com o desenvolvimento das pesquisas e início das análises vem-se detectando entraves relacionados as formas de comunicação entre os membros e instituições envolvidas com o processo relativo a continuidade desse programa. Com o objetivo de melhorar e incrementar as formas de comunicação entre os atores que participam desse programa e incrementar as relações existentes entre os atores desses territórios, criou-se como uma complementação ao projeto em execução, pela UFRPE/UAG, o site www.territoriosruraispe.com.br. Através desse site pretendemos estreitar as relações tanto entre os membros dos colegiados, e a Universidade é parte dele, quanto disponibilizar informações acadêmicas e de todos os outros participantes com o intuito de reativar o interesse pelo programa e buscar a continuidade do processo de desenvolvimento sustentável desses territórios.     O
Coordenador(a): Victor Pereira de Oliveira

Título: A Genética no Cotidiano: do DNA aos Transgênicos.
Descrição: A Genética vem ocupando um papel importante e crucial na Biologia e a sociedade moderna mantém estreito relacionamento com essa área do conhecimento. Apesar de temas genéticos chegarem diariamente à casa das pessoas, há uma discrepância entre os avanços científicos na área e a  compreensão de alunos, professores e público geral sobre seus fenômenos e desenvolvimento. Assim, a compreensão dos princípios básicos da Genética é fundamental para que nossos estudantes e a população estejam preparados para opinar de modo consciente frente às inovações introduzidas pela ciência na sociedade, colaborando assim, com o exercício da sua cidadania. Portanto, o objetivo deste projeto é popularizar os conhecimentos da Genética junto a estudantes, pequenos agropecuaristas e a população em geral, de municípios do Agreste Meridional Pernambucano, por meio de atividades lúdicas.
Coordenador(a): Júlia Kuklinsky Sobral 

Título: Capacitação de produtores rurais sobre a qualidade da água utilizada para lavagem do material de ordenha no município de Águas Belas, Pernambuco
Descrição: Objetiva-se com este projeto capacitar ordenhadores e produtores rurais sobre a importância da qualidade da água utilizada na higienização de equipamentos e utensílios em propriedades produtoras de leite no município de Águas Belas situado no Agreste Meridional de Pernambuco. Na primeira etapa do projeto será realizada análise microbiológica da água utilizada para higienização dos equipamentos para diagnóstico de coliformes totais e Escherichia coli., considerando os atuais padrões legais de potabilidade da água. Na segunda etapa serão ministradas palestras aos produtores rurais para conscientizar sobre os riscos da utilização da água contaminada e quais medidas devem ser adotadas nas propriedades com o intuito de não contaminar a água visando à melhoria da qualidade do leite produzido nas propriedades leiteiras e consequentemente reduzir a ocorrência de enfermidades de veiculação hídrica.
Coordenador(a): José Wilton Pinheiro Junior

Título: Cadernos para o Pequeno Agricultor 
Descrição: O presente projeto prevê o desenvolvimento de cartilha voltada ao pequeno produtor, onde o mesmo encontrará fluxogramas, parâmetros tecnológicos e metodologia detalhada de processamento de produtos agropecuários. O produto final será composto de material didático com linguagem clara e simplificada, com detalhamento do processamento e ensinando a realizar o cálculo do custo e metodologia para precificação os produtos agropecuário. 
Coordenador(a): Betânia Araújo Cosme dos Santos

Título: Implantação de ferramentas da qualidade na gestão de estabelecimentos de serviços de alimentação em Garanhuns-PE
Descrição: A segurança alimentar é um desafio atual  e visa a oferta de alimentos livres de agentes que podem por em risco a saúde do consumidor, quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a uma alimentação que seja suficiente, segura, nutritiva e que atenda a necessidades nutricionais e preferências alimentares, de modo a propiciar vida ativa e saudável. A legislação em segurança do alimento é geralmente entendida como um conjunto de procedimentos, diretrizes e regulamentos elaborados pelas autoridades, direcionados para a proteção da saúde pública. No Brasil, apesar de existirem alimentos com padrões de excelência comparáveis aos produzidos nos países do Primeiro Mundo, ainda existem problemas que comprometem a qualidade e apresentam riscos à saúde humana. A falta de conscientização, conhecimento e investimentos nos pequenos estabelecimentos de alimentação geram baixas qualidades do produto comercializado. A caracterização das condições de produção e de fatores que podem interferir na qualidade dos alimentos, como manejo, instalações, utilização de BPF e POPs, possibilita um diagnóstico de potencialidades e necessidades de cada setor, e serve como orientação para profissionais, o que facilita o desenvolvimento do setor alimentício nas esferas de qualidade. Neste sentido, este projeto tem como objetivo reduzir ao máximo os riscos nos estabelecimento alimentícios na cidade de Garanhuns-PE, utilizando-se de ferramentas de qualidade, de acordo com a legislação vigente, para avaliar e trabalhar em conjunto aos estabelecimentos de serviço de alimentação para que se produza e comercializando alimentos com qualidade e segurança para a comunidade.
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate

Título: DOCENTE COM ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR: desafios atuais à pedagogia
Descrição: O projeto DOCENTE COM ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR: DESAFIOS ATUAIS À PEDAGOGIA irá contribuir para o cumprimento do papel social da universidade como uma instituição pública, gratuita e que visa à produção e difusão do conhecimento. Através deste, serão apresentados a estrutura do Curso de Licenciatura em Pedagogia, os fundamentos que embasam as concepções que temos sobre formação docente e a exposição das diferentes linhas de pesquisa e projetos de intervenção desenvolvidos por professores do curso. Também fomentará as discussões e debates sobre os elementos essenciais à atuação do professor pesquisador dos anos iniciais da Educação Básica. Nnosso objetivo é proporcionar um espaço de diálogo entre a universidade e a sociedade, visando difundir e divulgar a formação dos discentes do Curso. Visa também estimular a discussão sobre os desafios da formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica e debater quais as possibilidades que os discentes oriundos do Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) têm quando de sua atuação nas diferentes áreas e projetos de intervenção nas escolas, durante os estágios curriculares e/ou extracurriculares. As palestras e mesas redondas que compõem o evento são um convite para que alunos de graduação, professores, gestores da educação e instituições voltadas às questões educacionais reconheçam, se apropriem e se posicionem com relação aos saberes, os fundamentos, os conhecimentos específicos, as teorias e práticas que dão sentido à construção do conhecimento e da cultura que se materializam nos espaços escolares e não escolares.
Coordenador(a): Alzenir Severina da Silva

Título: Alimentação saudável e tecnologia para a qualidade de vida dos idosos em Garanhuns
Descrição: No atual debate sobre políticas públicas e até na definição de novos mercados de consumo e o estimulo as novas ideias empreendedoras, o idoso surge como um segmento que não está mais ausente dos diversos discursos. Surge a necessidade de mobilização deste grupo social em conjunto com outras instituições sociais e educativas.  Esta pesquisa inovadora objetiva propor a comunidade idosa de Garanhuns às várias possibilidades que as Universidades oferecem, nas diversas áreas de conhecimento para informação das técnicas e recursos para o desenvolvimento local. A grande responsabilidade social da Instituição, diante deste fenômeno, é visionar, trabalhar e desenvolver o conceito de educação permanente, voltada para inserção, atualização, valores e atitudes dos idosos, no que diz respeito às novas tecnologias implantadas para a agricultura, pecuária, alimentação, produção e artesanatos, além de oferecer atividades empreendedoras. Uma das estratégias funcional para a Terceira Idade é aplicar as diversas formas de comunicações (verbais, não verbais, visuais, audiovisuais, inclusive a tecnológica), onde percebemos a Universidade como um agente mediador e extensionista de políticas públicas que tem como ferramentas os recursos comunicacionais de informação para a sustentabilidade dos idosos. Portanto, o presente estudo, considerou que pessoas com mais de sessenta anos podem investigar o hábito alimentar e como está sua relação com a saúde dos idosos de Garanhuns  utilizando recursos tecnológicos para conhecer, prevenir  e modificar hábitos que interferiram na sua qualidade de vida.
Coordenador(a): Anamélia Sales de Assis 

Título: PROGRAMA BEBA + LEITE GARANHUNS
Descrição: No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia onde diversos países já se comemorava o Dia do Leite, em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas ao incentivo ao consumo pelas crianças: muitas delas ocorrem nas salas de aulas, nos quais são apresentadas às crianças os benefícios do consumo de lácteos em diferentes fases da vida e sua importância. Desde o nascimento o leite faz parte da alimentação de qualquer pessoa. Até os seis meses de vida o leite materno, e só, ele é suficiente para fazer o bebê engordar e crescer rapidamente. A falta do leite para o organismo pode acarretar prejuízos, principalmente relacionados à formação dos ossos. As indústrias de derivados lácteos sabem disso e criam formas diversas de inserir o leite na alimentação das pessoas. Com recursos tecnológicos modificam, inventam e reinventam o leite que acabam conquistando o consumidor. Este projeto de extensão tem como objetivo implantar o Programa Beba + Leite Garanhuns: da Indústria à Mesa, em comemoração ao Dia Mundial do Leite dentro da UFRPE/UAG e a nível municipal com a divulgação estratégica sobre a importância tecnológica da produção do leite para a região e, sobretudo, a necessidade da população de alimentar-se com leite e derivados.
Coordenador(a): Gerla Castello Branco Chinelate

Título:  AGROTÓXICO E MEIO AMBIENTE: Uma proposta de conscientização dos riscos e danos à saúde dos agricultores rurais do assentamento do Boi - Catende/PE
Descrição: Consumo de agrotóxicos gera um círculo vicioso: quanto mais se usa, maiores são os desequilíbrios provocados e maiores a necessidade de uso, em doses mais intensas, de formulações cada vez mais tóxicas.  Desse modo, para prevenção de acidentes com esses compostos, são necessárias varias medidas, entre elas informação. O objetivo desse trabalho será de realizar oficinas, abordando a temática dos agrotóxicos, em com os agricultores rurais e seus familiares e nas escolas públicas no assentamento do Boi Catende/PE, no intuito de alertar sobre a gravidade do uso de tais substâncias e orientar os trabalhadores rurais quanto às medidas de prevenção. O projeto será desenvolvido na localidade rural do assentamento do Boi - Catende/PE, em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária de Catende, com os produtores rurais de cana-de-açúcar. Serão feitas explanações sobre a problemática do uso excessivo dos defensivos agrícolas e apresentações de alternativas para amenizar seus prejuízos humanos e ambientais. Com o apoio da Coordenação Local do MTRA, serão realizadas oficinas nas escolas, atingindo um público de aproximadamente 30 alunos no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2014. As oficinas abordaram temas como: história, conceito e tipos de agrotóxicos; ciclo de contaminação ambiental e vias de contaminação dos agricultores rurais e seus familiares; sinais e sintomas associados ao uso desses compostos; equipamentos de proteção individual, destinação das embalagens vazias, lavagem da vestimenta contaminada.
Coordenador(a): Antonio Ricardo Santos de Andrade 

Título: ARUAGI: Linguagem e Tecnologia no desenvolvimento de software para língua latina
Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento de software como objeto virtual de aprendizagem para língua latina, bem como a expansão da história da língua e sua cultura. Caracteriza-se como material didático para introdução ao latim e se constitui como forma de uso de novas tecnologias de aprendizagem para estudantes de Letras. Trata-se da criação de um software que integra a linguagem Java para ambiente web. O produto do projeto será usado com alunos de Letras e permitirá que professores e alunos, inclusive de outras áreas do conhecimento, tenham acesso à vocabulário em latim, vídeo-aulas de latim em Libras, atividades para exercício da língua.
Coordenador(a): Aliete Gomes Carneiro Rosa

Título: Curso prático para formação de monitores em microscopia básica
Descrição: O município de Garanhuns é pólo de várias Instituições de Ensino, como Universidade Federal, Universidade Estadual e Escolas Estaduais de Referência, que possuem laboratórios e suporte para práticas, porém a falta de preparo de mão de obra qualificada dificulta o uso eficiente desse ambientes educacionais para aprendizado e capacitação de discentes.  Nossa proposta é oferecer conhecimento complementar para o discente das universidades Estadual e Federal que pretendem desenvolver as habilidades básicas conhecidas durante as disciplinas correlatas e o conhecimento básico ao estudante do Ensino Médio que não teve acesso as práticas laboratoriais de histologia em outra oportunidade. Nossa metodologia consiste na confecção de um polígrafo contendo informações teóricas, roteiros e práticas e atlas das lâminas disponíveis no laboratório de microscopia da Unidade Acadêmica de Garanhuns e na realização de um curso de 60 horas para explanação sobre microscopia ótica, histologia básica, apresentação das lâminas ao microscópio e realização da prática de histotécnica (como confeccionar lâminas histológicas).
Coordenador(a): Cláudio Galvão de Souza Júnior

Título: A horta como instrumento na Educação Ambiental
Descrição: O projeto tem como objetivo implantar hortas nas escolas municipais, com a finalidade de proporcionar a interação social e educação ambiental. Com as facilidades encontradas na vida moderna, vê-se necessário despertar nos alunos o interesse em cuidar do meio ambiente e com seus hábitos alimentares. A horta inserida no ambiente da escola pode ser um laboratório vivo, possibilitando o desenvolvimento de várias práticas pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática e auxiliando no ensino-aprendizado do alunado, por conseguinte, gerando um melhor aproveitamento multidisciplinar. A horta será conduzida no período de janeiro a dezembro de 2014, desenvolvendo práticas de cultivo como plantio, manejo e tratos culturais, colheita e outras atividades didáticas relacionado com o ensino - aprendizagem e o meio ambiente.
Coordenador(a): Gilmara Mabel Santos

Título: Sábados Zootécnicos
Descrição: Devido à necessidade de integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE), o presente projeto objetiva levar os conhecimentos gerados através das atividades realizadas por seus professores e pesquisadores nas mais variadas áreas da produção animal, tanto aos estudantes da Unidade quanto para produtores rurais da micro-região onde a mesma está inserida.  O primeiro  dos 12 (doze) cursos teórico-prático, sobre CONSERVAÇÃO DE FORRAGEM, está marcado para acontecer no primeiro sábado de fevereiro de 2014, com duração de 5 horas e com participação máxima de 100 ouvintes. Ao final deste primeiro curso, deverá ser respondido pelos participantes um formulário (ANEXO), sobre a avaliação do curso e com sugestões de novos assuntos a serem abordados nos meses subsequentes.  Desta forma, sempre no primeiro sábado de cada mês, pretende-se abordar os mais variados temas, teórico-práticos, sugeridos pela demanda de alunos e professores ao longo de um ano de execução do projeto.
Coordenador(a): Jorge Eduardo Cavalcante Lucena

Título: Controle populacional de cães oriundos do Centro de Controle Ambiental de Garanhuns por meio de esterilização cirúrgica de machos
Descrição:  No município de Garanhuns, o Centro de Controle Ambiental tem como uma de suas medidas o incentivo à adoção de animais que são capturados ou que seus proprietários entregaram para adoção. Algumas pessoas são receosas com o processo de adoção de animais adultos, por não conhecer o temperamento dos mesmos.Uma alternativa para contornar esse problema, no caso de machos, seria a esterilização, por meio da orquiectomia. A diminuição do número de animais abandonados é de grande importância para: promover o controle de zoonoses (doenças que são transmitidas do animal para o homem), como exemplo a raiva; evitar maus tratos a animais soltos nas ruas; e, evitar agressões a seres humanos, bem como acidentes de trânsito. Objetivo geral do projet é realizar a castração de cães machos que se encontram no Centro de Controle Ambiental no município de Garanhuns para adoção, como forma de controle da natalidade em cães e, mais especificamente, verificar o impacto do processo de castração sobre o número de animais adotados no Centro de Controle Ambiental no Município de Garanhuns. Para alcançar tais objetivos, vinte e cinco cães machos oriundos do centro de controle ambiental em Garanhuns que encontram-se para adoção serão castrados. Será verificado se a castração causou algum impacto no número de animais adotados através da avaliação do número de animais adotados
Coordenador(a): Rita de Cassia Soares Cardoso 

Título: Com-ciência na vida: Experimentando o mundo!
Descrição: As ciências naturais envolvem conhecimentos de física, química, biologia, os quais abordam temas transversais como meio ambiente e saúde. Assim aprender ciências perpassa em uma nova maneira de pensar e explicar o mundo bem como de compreender as transformações desse mundo, tanto de forma natural como aquelas decorrentes do homem e das suas ações. Apesar da importância dessa ciência para a sociedade sob diversas vertentes da vida moderna, há atualmente uma desvalorização da ciência e desse profissional. Dessa forma, esse projeto visa promover a popularização da ciência através de ações junto à comunidade e auxiliar na valorização  e divulgação dessa ciência, aliando sua importância à vida cotidiana da sociedade. 
Coordenador(a): Luciana Maia Moser 

Título: Capacitação de agricultores familiares de associações do Agreste que trabalham com fornecimento de alimento escolar e venda de produtos em feira livre
Descrição: O presente projeto tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura familiar que busque melhoria na qualidade de vida tanto dos pequenos produtores de municípios do agreste meridional do estado de Pernambuco, quanto os beneficiados finais da produção de alimentos, alunos de escola pública e comunidade em geral. Assim, tendo como foco a capacitação dos agricultores de associações dos sindicatos rurais que fornecem alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que tem como função principal permitir o acesso de alimentos de qualidade às populações e assim fortalecendo a agricultura familiar. A ação visa capacitar através da realização de palestras, oficinas e cursos de práticas produtivas sustentáveis que preservem o meio ambiente, alternativas de embalagens biodegradáveis e formas de higienização para uma melhor qualidade dos produtos. Para tanto, pretende-se estimular e apoiar os agricultores familiares nos processos de novas tecnologias de embalagens, conservação dos produtos e higienização. Nestas atividades será contemplada dentro da metodologia da pesquisa-ação, onde serão realizadas oficinas em associações, cooperativa e reuniões dos conselhos de desenvolvimento rural sustentável dos municípios que compõem a região do agreste meridional. Nas reuniões serão trabalhados temas com embasamento agroecológico. 
Coordenador(a): Gilmara Mabel Santos

Título: Atualização tecnológica docente: Integrando ações pedagógicas no Laboratório de Informática
Descrição: A maioria das escolas públicas (municipal e estadual) dispõem atualmente de laboratórios de informática, resultado do PROINFO e outros programas de inclusão tecnológica, como os Telecentros, por exemplo. Observa-se, contudo, que tais espaços pedagógicos são mal utilizados pela gestão pedagógica e pela prática docente. Em algumas instituições escolares verificamos que há laboratórios e monitores, mas não ocorre um planejamento pedagógico envolvendo a docência e a monitoria a fim de que as práticas de informática se tornem  enriquecedoras e amplificadoras do conhecimento de sala de aula. A proposição desse projeto de extensão é realizar o envolvimento entre monitores e docentes das escolas públicas municipais de Garanhuns, capacitando monitores com instrumentação pedagógica e também os docentes para que realizem projetos de informática, além de proporcionar reflexões e práticas que envolvam conjuntamente monitores de laboratório e docentes. Aspiramos que através de Seminários, Oficinas e capacitação docente, ocorram integração entre docentes e monitores, através de projetos pedagógicos e planejamento de práticas educacionais com uso do laboratório de informática.
Coordenador(a): Robson Santos de Oliveira

Título: Introdução da genética para alunos do ensino médio de escolas públicas de Garanhuns-PE
Descrição: Esse subprojeto tem como objetivo contribuir com a construção da aprendizagem de alunos do nível Médio, através do estudo da genealogia e atividades pedagógicas em genética para colaborar na construção de conceitos e práticas em genética.   RELEVÂNCIA  De acordo com pesquisas prévias para diagnóstico de entendimento de o que é e qual a importância do conhecimento de genética entre alunos recém admitidos nas turmas dos cursos da UAG/UFRPE, poucos são os alunos que sabem do que se trata e para que serve o estudar e conhecer sobre genética, consequentemente poucos são os que gostam do tema. Este projeto permitirá uma maior divulgação sobre os cursos disponibilizados na UAG e a história da UFRPE, promover atividades que fundamentarão docentes destas escolas e contribuir com  o processo de ensino e aprendizagem dos jovens nas escolas públicas estaduais, .
Coordenador(a): Cláudio Galvão de Souza Júnior

Título: Alimentos orgânicos: Divulgando essa ideia!  
Descrição:    Nas últimas décadas, o uso indiscriminado de agrotóxicos na produção de alimentos vem causando preocupação em diversas partes do mundo. A crítica ao modelo de agricultura vigente cresce à medida que estudos comprovam que os agrotóxicos contaminam os alimentos e o meio ambiente, causando danos à saúde. Dentro deste contexto, tem aumentado progressivamente a procura por alimentos produzidos de forma orgânica, isto é, livres de fertilizantes químicos, antibióticos, hormônios e outras drogas usualmente utilizadas. Apesar disso, boa parte da população  brasileira não desconhece esse tipo de cultivo e sua importância, do ponto de vista sócio-econônomico, de saúde e de meio ambiente. Assim o presente projeto visa informar o público alvo através de ações direcionadas em feiras, escolas e bibliotecas na cidade de Garanhuns. 
Coordenador(a): Luciana Maia Moser

Título: Implantação de hortas em escolas do município de Garanhuns
Descrição: As hortaliças, folhosas (alface, couve), frutos (tomate, vagem), flores (couve-flor, brócolis), raízes (cenoura, beterraba), são alimentos muito importantes para a alimentação humana, pois são ricas em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. A produção orgânica ou agroecológica destes produtos é de extrema importância para garantir a segurança alimentar, além de permitir a conservação do ambiente pela redução de produtos químicos lançados no meio. A implantação de hortas agroecológicas nas escolas do município de Garanhuns torna-se importante, uma vez que na região não existe projetos com esta finalidade de incentivar e ensinar tanto as crianças como professores a importância desta atividade. Este projeto tem como objetivo difundir técnicas de produção nas escolas publica de Garanhuns com a implantação de hortas agroecológicas. As escolas serão visitadas e feito a conscientização da relevância desta atividade onde serão produzidas as hortaliças e as mesmas utilizadas na confecção da merenda escolar.
Coordenador(a): Mácio Farias de Moura

Título: Modernização e uso de tecnologia do meio rural aplicada agricultura dos produtores rurais nos Municípios de Garanhuns
Descrição: O processo de modernização da agricultura ocorrido nas últimas décadas trouxe profundos efeitos para a agricultura familiar na região do agreste Pernambucano, pois muitos agricultores não têm acesso à tecnologia, ficando à margem do processo de desenvolvimento. Desta forma, vários projetos de desenvolvimento têm sido elaborados no sentido de alcançar o desenvolvimento local e melhorar as condições de vida dos agricultores familiares. Neste contexto, há necessidade de estudar com maior profundidade as características da modernização agrícola nos municípios de Garanhuns, bem como identificar se persistem as disparidades regionais quanto ao uso da tecnologia. Objetivo deste projeto é busca identificar dentre os agricultores rurais, quais são as atividades do agronegócio que utilizam a tecnologia do meio rural aplicada agricultura dos produtores rurais nos Municípios de Garanhuns, como ferramenta auxiliar. Com o apoio da Secretária de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente do Munícipio de Garanhuns, serão realizadas oficinas nas escolas, atingindo um público de aproximadamente 190 alunos no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2014. As oficinas abordaram temas como: mão-de-obra permanente e temporária, mecanização e tração animal, sementes e mudas, fertilizantes e defensivos, adubo orgânico e outras despesas (combustíveis, energia elétrica da atividade produtiva, manutenção de benfeitorias, máquinas e equipamentos etc). Simultaneamente às reuniões com representantes do poder público e às oficinas com agricultores, realizaram-se reuniões com representantes das casas que comercializam insumos agrícolas, em continuidade aos diálogos iniciados durante as primeiras missões de campo. 
Coordenador(a): Antonio Ricardo Santos de Andrade

Título: Trabalhando com tecnologias na Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Este projeto de extensão propõe-se a capacitar docentes de EJA na utilização das tecnologias educacionais tanto aquelas sem acesso à Internet (mídias off-line) quanto àquelas com acesso à rede mundial de computadores (mídias online). Compreende-se que o letramento digital torna-se algo comum na atualidade, de modo que o público de Educação de Jovens e Adultos também possui fundamentos e conhecimentos ou práticas de letramento digital na sociedade, exigindo do docente atividades pedagógicas que contemplem o uso das tecnologias educacionais mais recentes. 
Coordenador(a): Robson Santos de Oliveira

Título: Desenvolvimento de um fotômetro para analisar níveis de nitrato e nitritos em águas provenientes de comunidades carentes
Descrição: Em toda zona urbana e  rural, onde não existe água encanada proveniente de estações de tratamento, as águas subterrâneas são utilizadas para o abastecimento doméstico nas áreas de comunidades mais afastadas. Em algumas localidades da cidade de Garanhuns-PE, detectou-se uma contaminação por Nitratos e Nitritos além do permitido pela legislação vigente. O Art. 37 da Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, estabelece como valor máximo permitido uma concentração de 10 mg.L-1 de nitratos e 1 mg.L-1 para nitritos. Nitratos e nitritos podem causar problemas de ordem fisiológica, principalmente em crianças de até 08 anos, que é a perda da capacidade de oxigenação do sangue (metemoglobinemia). O objetivo principal desta trabalho é investigar a concentração de nitratos e nitritos em águas subterrâneas, utilizando-se um fotômetro UV-Visível de baixo custo construído pelos alunos com tecnologia embarcada e software próprio. Além de mapear as áreas de comunidades carentes na região da cidade de Garanhuns/PE com maior incidência de nitratos e nitritos disponibilizando estas informações para o público em geral através de uma ferramenta simples porém eficaz.
Coordenador(a): Thibério Pinho Costa Souza

Título: Inclusão digital para a terceira idade
Descrição: O projeto de inclusão digital  para a Terceira Idade é um curso destinado às pessoas da 3ª Idade, que são indivíduos com mais de 50 anos de idade, residentes em Garanhuns ou cidades em seu contorno,  com a intenção de possibilitar aos seus participantes o contato não apenas com o uso da tecnologia, mas também com o ambiente universitário , além da convivência com pessoas da mesma faixa de idade e de outras gerações. Além de permitir a inclusão digital como um fator de inclusão social, outro objetivo é analisar as metodologias que permitam uma maior facilidade de aprendizagem, onde serão elaboradas aulas que tornem o aprendizado mais apropriado a esse grupo.O local da ação será o laboratório de informática da UAG/UFRPE.    
Coordenador(a): Assuero Fonseca Ximenes

Título: Os Quadrinhos em Sala de Aula
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva 

Título: A Sala de Aula e o Gibi
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva 

Título: Imersão Tecnológica em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Descrição: 
Coordenador(a): Sérgio Francisco Tavares de Oliveira Mendonça

Título: Palestra sobre possibilidade profissionais em Ciências da Computação
Descrição: 
Coordenador(a): Tiago Buarque Assunção de Carvalho 

Título: Os Quadrinhos em Sala de Aula - II
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva

Título: Os Quadrinhos em Sala de Aula - III
Descrição: 
Coordenador(a): Dennys Dikson Marcelino da Silva

Título: II Jornada de Especialidades em Medicina Veterinária (JEMEV)
Descrição: 
Coordenador(a): Grazielle Anahy de Sousa Aleixo

Título: Implantação de infraestrutura para serviços remotos para o curso de BCC
Descrição: 
Coordenador(a): Diogo de Lima Lages 

Título: III Encontro de Agroecologia do Agreste Meridional de Pernambuco - “O papel da Agricultura Familiar e Camponesa no Desenvolvimento Sustentável”
Descrição: 
Coordenador(a): Horasa Maria Lima da Silva Andrade

Título: Semana Global do Empreendedorismo na UFRPE/UAG: construindo uma cultura empreendedora no campus
Descrição: 
Coordenador(a): Daniela Moreira de Carvalho

Título: I Encontro Prático das Agrárias
Descrição: 
Coordenador(a): Flávia Ferreira de Menezes

Título: Sábados Zootécnicos - UAG  
Descrição: 
Coordenador(a): Jorge Eduardo Cavalcante Lucena